AO MINUTO: 4.ª dose para imunossuprimidos; Brasil aprova 1.º autoteste

AO MINUTO: 4.ª dose para imunossuprimidos; Brasil aprova 1.º autoteste

A Direção Geral da Saúde emitiu, na quinta-feira, um comunicado onde recomenda a vacinação contra a Covid-19 com a quarta dose de reforço “em pessoas com  imunossupressão  grave,  que  receberam  uma dose  adicional para completar  o  esquema  vacinal  primário”. Na mesma nota, apela ainda à vacinação de reforço em grávidas.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse ontem que as as medidas de alívio das restrições de controlo à covid-19 são  “bem-vindas”, numa altura em que o país está numa “fase especial” da pandemia e em condições de projetar o futuro.

Lá fora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil aprovou o primeiro autoteste de despiste ao novo coronavírus. “O produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno foi aprovado para uso com amostra de ‘swab’ nasal não profunda, com resultado após 15 minutos”, referiram em comunicado.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

07h52 – Subvariante BA.2 representa maior risco que Ómicron, diz estudo

Um estudo liderado por investigadores japoneses afirma que a subvariante BA.2 da Ómicron é mais grave e contagiosa, podendo, inclusive, chegar aos pulmões. Os cientistas das universidades de Tóquio, Kumamoto, Hokkaido e Quioto, no Japão, classificam ‘de preocupação’ esta linhagem. 

07h39 – Primeiro surto comunitário ameaça sistema de saúde nas Ilhas Salomão
 
O primeiro surto comunitário de covid-19 nas Ilhas Salomão está a espalhar-se rapidamente pela população, a maioria não vacinada, e ameaça o frágil sistema de saúde do país insular do Pacífico, avisou a Cruz Vermelha. A capital, Honiara, tem apenas um pequeno hospital e as autoridades já transformaram um edifício desportivo num hospital de campanha e um estádio de futebol num centro de vacinação, disse o secretário-geral da Cruz Vermelha das Ilhas Salomão, Clement Manuri.

07h25 – Vacinados deixam de usar máscara nos parques da Disney nos EUA
 
A máscara de proteção deixou de ser obrigatória para os visitantes da Disneyland, na Califórnia, e da Disney World, na Florida, desde que vacinados contra a covid-19, segundo as novas regras que entraram em vigor na quinta-feira. A máscara continua a ser obrigatória, quer para vacinados quer para não vacinados, em locais sensíveis como veículos de transporte, comboios ou teleféricos.

07h07 – Para recordar: 

07h00 – Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: 4.ª dose para imunossuprimidos; China repensa estratégia

Ponte Aérea Lisboa-Funchal

Lifestyle Viagens Há 22 Horas

Viajar entre a capital portuguesa e a Madeira é ainda mais rápido e simples

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM