AO MINUTO: Três mortos em Donetsk; Corredor humanitário hoje em Mariupol

Chegamos hoje ao 59.º dia da guerra e há a possibilidade de ser aberto um corredor humanitário em Mariupol este sábado, sendo que, na sexta-feira, a Rússia transferiu uma dúzia de unidades de elite do porto destruído de Mariupol para o leste da Ucrânia e atacou cidades em toda a região. 

O “ataque à Ucrânia é apenas o início”, avisou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, perante os comentários do major-general russo, Rustam Minnekaev, de que Moscovo quer controlar não só o Donbass, mas também o sul da Ucrânia, abrindo um corredor terrestre até a Transnístria.
  
Pelo menos três civis morreram e mais sete ficaram sexta-feira feridos em bombardeamentos na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, numa altura em que as forças russas intensificam os ataques no território,

Depois da Ucrânia, a República da Moldova entregou, esta sexta-feira, o formulário preenchido de adesão à União Europeia (UE).

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

10h11- Rússia acusa EUA de “preparar provocações”

O Ministério da Defesa russo afirmou que os EUA estão a preparar “provocações” para acusar Moscovo de utilizar armas de destruição maciça na Ucrânia. Em declarações citadas pela agência noticiosa russa RIA, Igor Kirillov, chefe das forças de defesa radiológica, química e biológica das Forças Armadas russas, afirmou: “O Ministério da Defesa russo tem informações sobre a preparação pelos Estados Unidos da América de provocações para acusar as Forças Armadas russas de utilizarem armas nucleares químicas, biológicas ou tácticas. Este plano já foi desenvolvido e é uma reação ao sucesso da Rússia na condução de uma operação militar especial”.

10h06- Rússia diz que destruiu mais de 20 armazéns com armas e equipamento

As forças russas destruíram nas últimas horas mais de 20 armazéns com armas e equipamento militar na Ucrânia, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.
  

10h00- PCP e guerra na Ucrânia. “Quer que eu diga que houve uma invasão? Houve”

Ainda na sombra das críticas do PCP ao discurso do presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, na Assembleia da República, o ex-deputado comunista António Filipe, em declarações no programa Expresso da Meia- Noite, utilizou a palavra “invasão” para descrever a guerra na Ucrânia. 

“Quer que eu diga houve uma invasão? Houve. E o partido sempre condenou a invasão”, disse António Filipe. 

08h41- Corredor humanitário em Mariupol ao meio-dia

Se tudo correr como planeado, mais evacuações serão feitas a partir de Mariupol pelo meio-dia, hora local.  As mulheres, as crianças e os idosos estão a ser priorizados para a evacuação da cidade sitiada que ocorrerá em autocarros. Os veículos particulares podem juntar-se à coluna.

A evacuação vai partir do centro comercial de Mariupol, acrescentou Petro Andriushchenko, porta-voz do governador da cidade. A rota será Mariupol-Manhush-Berdiansk-Tokmak-Orikhiv-Zaporizhzhia.

As autoridades ucranianas disseram que mais de 20.000 civis foram mortos naquela cidade desde o conflito. As evacuações de Mariupol têm sido uma luta, com a Ucrânia a acusar as forças russas de terem como alvo rotas utilizadas para a fuga de pessoas. 

07h30- Reino Unido diz que as forças russas não obtiveram grandes vitórias nas últimas 24 horas

Apesar da alegada conquista da cidade portuária de Mariupol pela Rússia, os combates intensos continuam a frustrar as tentativas de Moscovo para capturar a cidade, impedindo o seu progresso na região de Donbass, tweetou o Ministério da Defesa.

As forças aéreas e marítimas da Rússia não estabeleceram o controlo em nenhum dos domínios, devido à eficácia das defesas aéreas e marítimas da Ucrânia.

07h27- Imagens de satélite mostram novo cemitério perto de Mariupol

Novas imagens divulgadas pela Maxar Technologies retratam a emergência de um segundo cemitério perto de Vynohradne, perto da cidade sitiada de Mariupol. As fotografias retratam a expansão de várias trincheiras ao longo do último mês, que provavelmente se tornarão novos locais de sepultura

Maxar acredita que as sepulturas foram escavadas entre meados de março e meados de abril.


© Reuters  

07h26-Rússia lamenta suspensão como observador permanente da OEA

A Rússia lamentou hoje a decisão dos países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) de suspenderem a sua atuação como observador permanente, medida que atribui a um “jogo anti russo” promovido pelos EUA e Canadá.
  

07h25- Rússia intensifica ataques e faz pelo menos três mortos em Donetsk

Pelo menos três civis morreram e mais sete ficaram sexta-feira feridos em bombardeamentos na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, numa altura em que as forças russas intensificam os ataques no território, denunciaram as autoridades ucranianas. O governador Pavlo Kyrylenko disse que na tarde sexta-feira os russos abriram fogo em 20 territórios povoados na região administrativa de Donetsk e destruíram ou danificaram 34 instalações de infraestrutura civil.
  

07h17 – PM ucraniano apelou nos EUA a mais armamento e sanções contra a Rússia

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, pediu esta sexta-feira aos Estados Unidos, país onde esteve em visita, mais ajuda militar e mais sanções contra a Rússia, considerando estas o instrumento que “mais afeta o agressor”.
  

07h10 – Para recordar:

07h00 – Bom dia, retomamos o acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia. Pode recordar o registo anterior neste link.

Leia Também: AO MINUTO: UE admite sanções a petróleo russo; Ucrânia era “só o início”

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Cancún desde 594€ ida e volta!

Lifestyle Viagens 19/01/21

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

patrocinado por Continente

Papel reciclado não o convence? O do Continente Eco é uma aposta ganha

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM