AO MINUTO: Número de mortos pode ser "muito maior"; 8 milhões deslocados

AO MINUTO: Número de mortos pode ser "muito maior"; 8 milhões deslocados

A guerra na Ucrânia chega hoje ao 76.º dia, depois de Odessa ter sido bombardeada duas vezes na segunda-feira. A Assembleia-Geral da ONU vai eleger hoje o sucessor da Rússia no Conselho de Direitos Humanos, sendo espectável que o assento seja ocupado pela República Checa.

O assento foi abandonado a 7 de abril pela Rússia, após a sua suspensão do Conselho de Direitos Humanos pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por iniciativa dos Estados Unidos e devido à invasão russa da Ucrânia.

DESTAQUES

EM DIRETO

República Checa sucede a Rússia no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Ema Gil Pires | há 56 segundos

A República Checa foi hoje eleita pela Assembleia-Geral da ONU, com uma maioria de 157 votos, como sucessora da Rússia no Conselho de Direitos Humanos, com um mandato válido até dezembro de 2023.

O país, único candidato ao lugar, precisava de uma maioria de 97 votos para ser eleita, mas superou esse número em 60 votos, num total de 180 possíveis. Foram ainda registadas 23 abstenções.

Lituânia critica "falta de vontade" europeia de integrar Kyiv rapidamente

Ema Gil Pires | há 2 minutos

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, criticou hoje a ideia do seu homólogo francês de criar uma comunidade política europeia, considerando que isso mostra “falta de vontade política” de integrar rapidamente a Ucrânia na União Europeia.

Mais um oligarca russo encontrado morto em "circunstâncias misteriosas"

Ema Gil Pires | há 12 minutos

O oligarca russo Alexander Subbotin terá morrido, durante o fim-de-semana, na casa de um xamã e em “circunstâncias misteriosas”, de acordo com a informação avançada por meios de comunicação russos, aqui citados pela Newsweek.

Subbotin, o antigo gestor de topo da petrolífera russa Lukoil, é o mais recente caso desta natureza – depois de terem sido já reportados vários óbitos suspeitos de oligarcas russos no contexto da invasão russa sobre a Ucrânia.

O indivíduo terá sido encontrado morto, no domingo, na cave da casa de um xamã em Mytishchi, uma cidade a nordeste de Moscovo, após ter sofrido, aparentemente, um ataque cardíaco, noticiou a agência estatal russa TASS.

Boris Johnson vai visitar a Suécia e a Finlândia na quarta-feira

Ema Gil Pires | há 35 minutos

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, irá visitar a Suécia e a Finlândia na quarta-feira, numa altura em que os dois países nórdicos consideram a possibilidade de se candidatarem a uma adesão à NATO, na sequência da invasão russa sobre a Ucrânia.

De acordo com as informações avançadas por Downing Street, Boris Johnson pretende abordar, no contexto destas duas deslocações, “questões de segurança mais amplas”, noticia o The Guardian.

Entre oito e 10 generais russos terão sido mortos na Ucrânia, dizem EUA

Ema Gil Pires | há 45 minutos

Os Estados Unidos confirmaram, esta terça-feira, que entre oito e dez generais russos terão morrido em combate, na sequência da invasão de Moscovo sobre a Ucrânia. Isto depois de, como reporta a ABC News, os ucranianos terem já reclamado a morte de 12 generais russos – embora a Rússia não tenha confirmado este número. 

Inteligência americana avisa que a guerra vai ficar "mais imprevisível"

Ema Gil Pires | há 3 minutos

A comunidade de inteligência dos EUA acredita que a guerra na Ucrânia vai tornar-se cada vez “mais imprevisível e crescente” nos próximos meses, segundo informou ao Congresso, esta terça-feira, a diretora de inteligência nacional. 

Segundo a responsável, Avril Haines, a próxima fase da invasão de Putin será difícil de prever – em parte porque “Putin enfrenta uma incompatibilidade entre as suas ambições e as atuais capacidades militares convencionais da Rússia”. 

Setúbal. Primeiro alerta sobre infiltrados pró-russos foi em 2011

Ema Gil Pires | há 53 minutos

Pavlo Sadokha, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, foi ouvido, esta terça-feira, no Parlamento, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias, a propósito do caso dos refugiados ucranianos que foram recebidos por russos na Câmara de Setúbal.

Pavlo diz que o primeiro alerta feito ao Alto Comissariado das Migrações sobre a existência de “um problema de representação da comunidade ucraniana junto do Alto Comissariado” remonta a 2011.

UE apoia cientistas deslocados e retira Rússia do Horizonte Europa

Tomásia Sousa | há 59 minutos

A Comissão Europeia aprovou hoje uma emenda ao Horizonte Europa da União Europeia (UE) para 2021-2022 que inclui uma verba de 25 milhões de euros para investigadores ucranianos deslocados e exclui a Rússia da participação no programa.

Macron e Xi Jinping em conversações sobre guerra na Ucrânia

Tomásia Sousa | há 1 hora

O presidente francês, Emmanuel Macron, esteve, esta terça-feira, em conversações telefónicas com o homólogo chinês, Xi Jinping, tendo sido discutida a temática da guerra na Ucrânia e de uma eventual crise alimentar global associada.

Comissão de Defesa do Parlamento finlandês apoia adesão à NATO

Tomásia Sousa | há 1 hora

A comissão de Defesa do Eduskunta (Parlamento finlandês) defendeu hoje a adesão da Finlândia à NATO, ao considerá-la “a melhor solução para a segurança” do país nórdico face a potenciais ameaças da vizinha Rússia.

Ucrânia diz ter abatido barco usado por Putin em paradas militares

Tomásia Sousa | há 1 hora

A Ucrânia destruiu o barco que o presidente russo usava durante as paradas militares. O navio patrulha da classe Raptor, de cor branca, foi alegadamente atingido por um míssil guiado por laser e lançado de um drone operado pelas forças ucranianos.

Refugiados estão mais "vulneráveis" a tráfico e deve ser criado registo

Tomásia Sousa | há 1 hora

Os refugiados ucranianos estão cada vez mais vulneráveis aos traficantes de seres humanos, avançou hoje a organização holandesa La Strada, num relatório encomendado pelo britânico Freedom Fund, apelando a um registo de vítimas, nomeadamente de menores não acompanhados.
  

Papa diz que "não é por acaso" a guerra voltar à Europa

Tomásia Sousa | há 1 hora

O Papa declarou que “não é por acaso” a guerra voltar à Europa quando a geração que a viveu está a desaparecer, numa mensagem hoje divulgada para a celebração em julho do dia dedicado aos avós pela Igreja Católica.

Zelensky fala em "reunião significativa" com MNE alemã e neerlandês

Tomásia Sousa | há 1 hora

O presidente da Ucrânia, Volodomir Zelensky, informou que teve hoje uma “reunião significativa” com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, e dos Países Baixos, Wopke Hoekstra, que visitaram hoje os arredores de Kyiv. 

“O apoio destes países é importante e valioso para nós”, escreveu no Telegram.

Parlamento lituano classifica ações da Rússia como genocídio

Tomásia Sousa | há 1 hora

O Parlamento lituano (Seimas) aprovou hoje, por unanimidade, uma resolução que reconhece as ações cometidas pelas tropas russas na Ucrânia como genocídio e a Rússia como Estado terrorista.

Setúbal. PJ investiga "uso de dados de forma incompatível com recolha"

Tomásia Sousa | há 1 hora

A Polícia Judiciária (PJ) confirma que levou a efeito uma operação policial “envolvendo a realização de buscas nas instalações da Linha Municipal de Apoio a Refugiados da Câmara Municipal de Setúbal, na Câmara Municipal de Setúbal e nas instalações da Associação dos Emigrantes de Leste (Edinstvo)”, pode ler-se num comunicado. 

A PJ revela ainda que se investigam a prática de “crimes de utilização de dados de forma incompatível com a finalidade da recolha, acesso indevido e desvio de dados, previstos na Lei de Proteção de Dados Pessoais”. 

Apoio "inabalável" do Conselho da Europa a Kyiv face às "violações"

Tomásia Sousa | há 1 hora

O Conselho da Europa garantiu dar o seu “apoio” e “solidariedade” inabaláveis a Kyiv nas investigações sobre as “graves violações de direitos humanos” cometidas pelo exército russo na Ucrânia, anunciou hoje a secretária-geral da organização, Marija Pejcinovic Buric.

Alemanha reabre embaixada em Kyiv em breve

Tomásia Sousa | há 58 minutos

A Alemanha vai reabrir “em breve” a embaixada em Kyiv, a capital ucraniana, mais de dois meses depois de ter fechado devido à invasão russa, anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros do país.

Alina Kabaeva grávida? Putin poderá ser pai pela oitava vez

Tomásia Sousa | há 2 horas

à antiga ginasta russa, que se diz ser a namorada de longa data de Vladimir Putin, estará de novo grávida. Acredita-se que Alina Kabaeva, de 38 anos, ginasta rítmica medalhada – que mantém uma relação com Putin desde, pelo menos, 2008 – esteja grávida do quinto filho em comum com o presidente russo, avança o canal de Telegram General SVR.

Macron e Orbán discutem reservas a embargo da UE a energia russa

Tomásia Sousa | há 2 horas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou hoje com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, sobre as reservas de Budapeste ao embargo da União Europeia (UE) ao petróleo russo, por causa da invasão da Ucrânia.

Dois terços dos residentes de Kyiv regressaram à capital

Tomásia Sousa | há 2 horas

Dois terços dos 3,5 milhões de habitantes de Kyiv que tinham abandonado a cidade devido à guerra regressaram à capital ucraniana, revelou hoje o presidente da câmara, Vitali Klitschko.

Polémica com refugiados chega lá fora: "Tempestade política em Portugal"

Catarina Correia Rocha | há 2 horas

Diário espanhol El País noticia a polémica relacionada com o acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal e recorda o caso com a Câmara de Lisboa, quando Medina era autarca. O PCP e a sua posição face ao conflito também mereceu destaque. Fique a par.

Agência de Energia Atómica pede inspeção a central de Zaporizhzhia

Catarina Correia Rocha | há 2 horas

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), exortou hoje as autoridades ucranianas e russas a permitirem que os seus peritos inspecionem o material da central nuclear de Zaporizhzhia, ocupadas pelas forças da Rússia, revelando preocupação.

Guerra já fez oito milhões de deslocados

Tomásia Sousa | há 2 horas

A agência para as Migrações das Nações Unidas disse que o número de pessoas deslocadas internamente pela invasão da Ucrânia pela Rússia já superou as oito milhões de pessoas. A estimativa da organização, feita com base numa pesquisa realizada entre 17 de abril e 3 de maio, adianta que a maior necessidade referida pelos deslocados é apoio financeiro.

"UE condena a atividade cibernética maliciosa conduzida pela Rússia"

Tomásia Sousa | há 4 horas

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, disse hoje condenar “veemente” os ciberataques russos que ocorreram uma hora antes da invasão da Ucrânia para “facilitar a agressão militar”, ao causarem interrupções e problemas de comunicação.

Número de mortes civis na Ucrânia pode ser "muito maior", diz a ONU

Tomásia Sousa | há 5 horas

Mais vários milhares de civis foram mortos na Ucrânia desde o início da guerra do que se estima atualmente, segundo a chefe da missão de monitoramento de direitos humanos da ONU no país. Numa conferência de imprensa, na manhã esta terça-feira, Matilda Bogner informou que o número de pessoas mortas é muito maior que o número dado até agora – de 3.381 mortos.

Rússia recusa participar na sessão do Conselho de Direitos Humanos

Tomásia Sousa | há 5 horas

A Rússia não vai participar na sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre “a deterioração da situação dos direitos humanos na Ucrânia”, anunciou hoje a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

Lavrov discute exportação de gás para Europa com Argélia

Tomásia Sousa | há 5 horas

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, vai visitar hoje a Argélia, importante aliada de Moscovo, exportadora de gás e cada vez mais procurada por uma Europa que quer reduzir a sua dependência do gás russo.

Annalena Baerbock acendeu uma vela em igreja de Bucha

Tomásia Sousa | há 2 horas

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, que chegou hoje de surpresa à Ucrânia, acendeu uma vela numa igreja de Bucha, revelou no Twitter uma jornalista que acompanha esta visita.

Receção de refugiados: PJ está a fazer buscas na Câmara de Setúbal

Tomásia Sousa | há 5 horas

A Polícia Judiciária está a fazer buscas nas instalações da Linha Municipal de Apoio a Refugiados (LIMAR) da Câmara Municipal de Setúbal, no Mercado do Livramento, revelou hoje fonte da autarquia sadina.

Uso de armas nucleares definido na "doutrina militar" russa, diz ministro

Tomásia Sousa | há 5 horas

Questionado se a Rússia descartaria um ataque nuclear tático preventivo contra a Ucrânia, o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo, Alexander Grushko, disse, esta terça-feira, que uma decisão sobre o possível uso de armas nucleares foi claramente definida na doutrina militar russa, informou a agência estatal  RIA.

Guerra separou mãe e polícia ucraniano por 74 dias. Eis o reencontro

Tomásia Sousa | há 5 horas

Uma mãe ucraniana reuniu-se com o filho polícia depois de passarem 74 dias separados devido à guerra na Ucrânia. O vídeo emocionante foi divulgado pela Polícia de Patrulha da Região de Kharkiv. 

Setúbal? Governo garante apuramento "até às últimas consequências"

Tomásia Sousa | há 6 horas

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares garantiu hoje que será investigado “até às últimas consequências” o processo de acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal, se houver confirmação de tratamento “negligente e intolerável” por parte do município.

Mais de 4.100 crianças ucranianas matriculadas em escolas portuguesas

Tomásia Sousa | há 6 horas

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares anunciou hoje que há mais de 4.100 crianças ucranianas matriculadas em escolas portuguesas e que 9.000 cidadãos ucranianos já estão inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Governo cria programa para refugiados aprenderem língua portuguesa

Tomásia Sousa | há 6 horas

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares anunciou hoje a criação de um programa de aprendizagem da língua portuguesa específico para refugiados, particularmente os provenientes da Ucrânia, com o propósito de apoiar a integração na comunidade.

Forças russas e separatistas chegam à fronteira administrativa de Lugansk

Tomásia Sousa | há 6 horas

As forças russas e os separatistas da região ucraniana de Lugansk chegaram à fronteira administrativa desta autoproclamada república no leste da Ucrânia, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

Socorristas ucranianos reanimam um gato de apartamento em chamas

Tomásia Sousa | há 6 horas

As forças de segurança ucranianas partilharam, esta terça-feira, um vídeo que mostra dois socorristas a reanimar um gato que estava num apartamento em chamas, devido a bombardeamentos.

Aos 11 anos lutou com os russos na II Guerra. Aos 92, teve de fugir deles

Tomásia Sousa | há 6 horas

Quando tinha 11 anos, Arkady Perchenko lutou do lado da União Soviética contra os nazis durante a II Guerra Mundial. Volvidos mais de 80 anos, o homem viu-se obrigado a fugir da sua casa, na Ucrânia, para fugir às forças russas.

Forças ucranianas já usam artilharia enviada pelos Estados Unidos

Tomásia Sousa | há 6 horas

Segundo o investigador especialista em Defesa Rob Lee, num post no Twitter, este é o primeiro vídeo onde se pode ver as forças armadas ucranianas a utilizar canhões Howitzer, enviados pelos Estados Unidos. 

Pelo menos 100 civis permanecem na Azovstal

Tomásia Sousa | há 7 horas

Pelo menos 100 civis continuam no complexo siderúrgico de Azovstal, em Mariupol, anunciou um assessor do autarca esta terça-feira.

Ministra dos Negócios Estrangeiros alemã visita a Ucrânia de surpresa

Tomásia Sousa | há 6 horas

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, está de visita à Ucrânia. De acordo com a agência AFP, Baerbock chegou esta manhã a Bucha, onde esteve à conversa com moradores.

A ministra alemã é a mais recente líder a visitar a cidade, nos arredores de Kyiv, onde as tropas russas terão cometido crimes de guerra.

PIB da Ucrânia pode cair até 30% (isto, se a guerra acabar este ano)

Tomásia Sousa | há 7 horas

O Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) prevê quedas de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da Ucrânia em 2022 e de 10% no caso da Rússia, num cenário que prevê o fim da guerra durante o corrente ano.

Encontrados 44 corpos de civis num prédio destruído em março pela Rússia

Tomásia Sousa | há 7 horas

Foram encontrados 44 corpos de civis nos escombros de um prédio destruído em março pelo exército russo, na Ucrânia, revelou esta terça-feira um oficial ucraniano.

Zelensky alerta Charles Michel para "escassez de alimentos" global

Tomásia Sousa | há 7 horas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu à comunidade internacional que tome medidas imediatas para acabar com o bloqueio russo aos portos do seu país, nomeadamente ao porto de Odessa, recentemente bombardeado pelas forças russas. O objetivo deste pedido feito ao Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em visita à Ucrânia, esta segunda-feira, foi segundo o presidente, evitar uma crise alimentar global.

Putin subestimou resistência ucraniana, diz Reino Unido

Tomásia Sousa | há 7 horas

O Presidente russo, Vladimir Putin, subestimou a resistência ucraniana e, por isso, não pode anunciar um sucesso militar durante o desfile do Dia da Vitória na segunda-feira, segundo o último relatório do Ministério da Defesa britânico.

Relatos de tortura: Intercetada conversa telefónica entre russo e mãe

Tomásia Sousa | há 8 horas

Uma chamada telefónica entre um militar russo e a sua mãe foi intercetada pelos serviços de inteligência ucranianos e a conversa prova a barbaridade dos atos cometidos no terreno de guerra.

A conversa é protagonizada pelo militar Konstantin Solovyov e a sua mãe Tatiana Solovyova. Depois de inicialmente se rirem sobre o facto de os soldados estarem a roubar comida aos ucranianos na cidade de Kharkiv, o militar acaba por detalhar os atos de tortura que estão a ser cometidos pelas Forças de Segurança Russas.

Desesperado, Putin pode agora usar armas nucleares, diz ex-membro da NATO

Tomásia Sousa | há 8 horas

James Everard, um antigo comandante da NATO na Europa, acredita que poderemos assistir, em breve, a um “escalar significativo” do conflito na Ucrânia, com Putin a ponderar recorrer ao uso de armas nucleares.

Segundo o especialista, o discurso, desta segunda-feira, de Vladimir Putin prova que este está ciente de que a invasão russa não está a correr como esperado, motivo pelo qual, ao contrário do que queria, não declarou a vitória no conflito.

Pelo menos um morto e cinco feridos em ataque com mísseis em Odessa

Tomásia Sousa | há 2 horas

Um ataque com mísseis a um centro comercial e um armazém de produtos causou pelo menos um morto e cinco feridos na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, avançou hoje o exército ucraniano.

Biden diz que Putin não "encontra uma saída" para invasão

Tomásia Sousa | há 2 horas

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse na segunda-feira que o líder russo Vladimir Putin “não encontra uma saída” para a guerra na Ucrânia, depois de não ter conseguido ocupar o país. A Casa Branca está a estudar o que fazer para romper o impasse.

Democratas querem aumentar verbas de ajuda militar e humanitária

Tomásia Sousa | há 9 horas

Congressistas democratas estão a preparar a subida do financiamento solicitado pelo presidente Joe Biden para ajudar a Ucrânia, de 33 mil milhões de dólares para 40 mil milhões, o que pode ser votado já esta terça-feira.

EUA suspendem tarifas sobre aço ucraniano por um ano

Tomásia Sousa | há 9 horas

Os Estados Unidos vão suspender as tarifas sobre o aço da Ucrânia por um ano para tentar ajudar essa indústria face aos duros ataques das forças russas, informou hoje o Departamento do Comércio norte-americano.

Japão alarga sanções a 71 empresas e 141 pessoas ligadas à Rússia

Tomásia Sousa | há 9 horas

O governo japonês anunciou uma nova ronda de sanções contra Moscovo, que inclui o congelamento dos bens de 141 pessoas, entre os quais o primeiro-ministro russo, e a proibição das exportações para 71 empresas russas.

Para recordar

Tomásia Sousa | há 9 horas

Início de cobertura

Tomásia Sousa | há 9 horas

Damos agora início a mais um acompanhamento AO MINUTO dos acontecimentos que marcam o 76.º dia de guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Pode recordar os acontecimentos do dia anterior em baixo:

AO MINUTO: CE fala em “progresso” na Hungria; Novo ataque em Odessa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:48 – 09/05/2022

Há séculos a aguardar a sua visita.

Lifestyle Campanha 03/05/22

Marque já a sua próxima viagem a partir de 59€ (ida e volta)!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM