AO MINUTO: Finlândia vai pedir adesão; Itália impede ciberataques russos

É o 81.º dia da invasão russa da Ucrânia. Sergei Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, afirmou que o Ocidente declarou uma “guerra híbrida total” contra a Rússia e que as consequências da guerra serão sentidas em todo o mundo. “Os políticos ocidentais devem entender que os seus esforços para isolar o nosso país são em vão”, disse.

Este sábado, a Ucrânia sagrou-se vencedora do 66.º Festival Eurovisão da Canção, em Turim, Itália, com os  Kalush Orchestra e ‘Stefania’ a obterem um total de 631 pontos. Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, reagiu nas redes sociais: “A nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa”.

DESTAQUES

EM DIRETO

Papa Francisco pede a líderes políticos que sejam "protagonistas da paz"

Catarina Correia Rocha | há 25 minutos

O Papa Francisco voltou hoje a apelar ao diálogo e à paz e pediu aos líderes políticos que sejam “protagonistas da paz e não da guerra”. O líder da Igreja católica fez este apelo no início da oração ‘Regina Caeli’ (Rainha do Céu), que hoje coincidiu com a proclamação de dez novos santos, naquela que foi a primeira cerimónia de canonização realizada no Vaticano nos últimos três anos.

João Cravinho admite que guerra se arraste: "Isto pode durar"

Catarina Correia Rocha | há 42 minutos

O ministro dos Negócios Estrangeiros português admitiu hoje que a guerra da Ucrânia se alastre no tempo, embora acreditando numa vitória ucraniana face à “derrota estratégica” da Rússia, causada pelo “gravíssimo erro” do Presidente russo com a invasão. “Por um lado, tornou-se claro que a Rússia não tem capacidade para conquistar os seus objetivos a curto prazo e sem custos elevadíssimos e isso é positivo, mas por outro lado, sabemos também que a Rússia tem uma capacidade militar que torna extremamente difícil que as forças ucranianas consigam repelir, no curto prazo, forças invasoras da Rússia e, portanto, a nossa expectativa neste momento é que isto pode durar na medida em que nenhuma das partes tem capacidade militar para resolver a situação num prazo curto”, disse.

Portugal poderia "fechar amanhã a torneira do gás ou do petróleo russo"

Catarina Correia Rocha | há 44 minutos

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu hoje que Portugal poderia “fechar amanhã a torneira do gás ou do petróleo russo”, quando a União Europeia (UE) tenta negociar um embargo energético à Rússia, acreditando num acordo nas próximas semanas. “Aquilo que está a dificultar não é nada do campo político, mas sim do campo técnico e económico [porque] há uma assimetria de impacto das sanções. Portugal, por exemplo, não teria nenhuma dificuldade em fechar amanhã a torneira do gás ou do petróleo russo, [mas] outros países têm uma dependência, muito em particular a Hungria, mas também a Eslováquia e a Bulgária, têm dificuldades”, declarou João Gomes Cravinho.

Alemanha. Do "não" a Kyiv até ao envio da "mais moderna artilharia"

Catarina Correia Rocha | há 1 hora

A pressão que chega do exterior, e de dentro do próprio governo, fez o chanceler Olaf Scholz repensar a ajuda disponibilizada à Ucrânia, passando do “não”, dado fevereiro, ao envio de moderna artilharia e blindados. A análise.

É oficial. Finlândia vai pedir adesão à NATO

Catarina Correia Rocha | há 36 minutos

A Finlândia vai mesmo avançar com um pedido de adesão à NATO, confirmou, em conferência de imprensa, o presidente Sauli Niinisto. De acordo com o chefe de Estado, a entrada na aliança atlântica vai “maximizar” a segurança do país.

É oficial. Finlândia vai pedir adesão à NATO

Informação foi dada em conferência de imprensa do presidente finlandês, esta manhã. Rússia e Putin já se mostraram incomodados com a eventual entrada do ‘vizinho’ na aliança atlântica.

Notícias ao Minuto com Lusa | 11:10 – 15/05/2022

"Façam cerveja, não guerra". Avião 'escreve' mensagem nos céus da Polónia

Catarina Correia Rocha | há 1 hora

Foram quase quatro horas de árduo e minucioso trabalho, mas que ‘viraram’ notícia. Um pequeno avião ‘escreveu’, nos céus da Polónia, através do seu percurso, uma insólita mensagem: “Make beer, not war” [“Façam cerveja, não guerra”, em tradução livre]. No final, acrescentou ainda o desenho de um coração. 

Polícia impede ciberataques pró-russos durante votações da Eurovisão

Catarina Correia Rocha | há 2 horas

A polícia italiana conseguiu impedir vários ciberataques de um grupo pró-russo durante a votação e noutros momentos do Festival da Eurovisão da Canção, que foi ganho pela Ucrânia, foi hoje anunciado. Os ‘hackers’ do grupo pró-russo ‘Killnet’ e da sua filial ‘Legion’ tentaram infiltrar-se na noite de abertura e durante a final desta 66.ª edição do Festival da Eurovisão, nomeadamente no processo de votação, disse a Polícia Nacional Italiana, citada pela agência espanhola EFE, indicando que foi reforçada a colaboração com a Radiotelevisão Italiana (RAI) “para garantir a segurança durante eventos internacionais”.

Alunos ucranianos lamentam poucas aulas para aprender português

Catarina Correia Rocha | há 2 horas

Anastasia fugiu de Odessa, Ucrânia, em março e hoje é uma das mais de quatro mil alunas integradas nas escolas portuguesas, onde se sente acarinhada, mas lamenta ter apenas uma hora semanal da disciplina que ensina português a estrangeiros. Depois de uma viagem de quatro dias de autocarro, Anastasia chegou a Lisboa com a mãe e o irmão, de sete anos. Para trás, ficou o pai, mas também amigos e professores da escola que frequentava em Odessa.

Chegou a Portugal vindo da Ucrânia sem documentos? Eis o que deve fazer

Catarina Correia Rocha | há 3 horas

Com a invasão russa da Ucrânia, milhões de pessoas foram obrigadas a sair de suas casas e até do seu país Natal. Há as que tenham escolhido Portugal para fugir da guerra e, para as que o fizeram sem documentos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem uma recomendação. Nas redes sociais, a força de segurança começa por vincar que, se é um refugiado indocumentado não deve, por este motivo, ter receio de contactar as autoridades nacionais.

Crianças refugiadas ucranianas sem vagas em creches e jardins de infância

Catarina Correia Rocha | há 3 horas

Refugiadas ucranianas em Portugal lamentam a falta de vagas em creches e jardins de infância para os filhos, situação que dificulta a sua integração, porque não conseguem fazer cursos de formação, ir a entrevistas de emprego ou aceitar trabalhos. O alerta partiu da Associação Ukrainin Refugees (UAPT): “No caso das crianças e adolescentes do ensino básico e secundário está tudo a correr bem, mas com os mais pequenos está a ser bastante complicado, porque não há vagas para todos”, disse à Lusa Iryna Shkira.

Líderes europeus e da NATO felicitam Ucrânia pela vitória na Eurovisão

Catarina Correia Rocha | há 3 horas

Responsáveis europeus e da NATO felicitaram a Ucrânia pela vitória no Festival da Eurovisão da Canção, destacando que o resultado mostra o apoio público ao país invadido pela Rússia. “Gostaria de dar os parabéns à Ucrânia por vencer o Festival da Eurovisão da canção. E isto é algo que não digo de forma ligeira porque ontem [sábado] vimos o enorme apoio público de toda a Europa e Austrália pela sua coragem”, referiu o vice-secretário-geral da NATO, Mircea Geoana.

Através do Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, também deu os parabéns aos vencedores, sublinhando o apoio de toda a União Europeia. “Hoje [ontem] à noite a vossa música ganhou o nosso coração. Estamos a comemorar esta vitória em todo o mundo. A União Europeia está convosco”, escreveu Von der Leyen.

Entre 500 a 1.000 carros vindos de Mariupol chegaram a Zaporizhzhia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 horas

Entre 500 a 1.000 carros com pessoas vindas da cidade portuária de Mariupol, ocupada pelas tropas russas, chegaram no sábado a Zaporizhzhia. A informação foi avançada pelo autarca de Mariupol, Petro Andryushchenko. Na plataforma Telegram, o responsável acrescentou que as pessoas esperaram mais de três dias até serem autorizadas a entrar em Zaporizhzhia.

"Por favor, ajudem a Ucrânia". O apelo dos Kalush Orchestra na Eurovisão

Catarina Correia Rocha | há 4 horas

A Ucrânia sagrou-se a grande vencedora do 66.º Festival Eurovisão da Canção, em Turim, Itália, e, logo após ter terminado a atuação que, mais tarde, os ia consagrar, os Kalush Orchestra pediram ajuda para o seu país bem como para a cidade de Mariupol e para Azovstal, na sequência da invasão russa. “Por favor ajudem a Ucrânia, por favor ajudem Mariupol, por favor ajudem Azovstal”, disse o líder do sexteto, Olenh Psink.

Famílias ucranianas sentem-se integradas em Guimarães

Catarina Correia Rocha | há 4 horas

Nina, Daria e Juliia chegaram a Guimarães a 15 de março com filhos menores, a dor da guerra e a incerteza, mas, passados dois meses, sentem-se integradas, com trabalho e os filhos a frequentar a escola. Leia as suas histórias.

Ucrânia conquista público. As imagens dos festejos no palco da Eurovisão

Catarina Correia Rocha | há 5 horas

A Ucrânia, com ‘Stefania’, pela Kalush Orchestra, foi a vencedora do Festival Eurovisão da Canção que decorreu este sábado, em Turim, Itália. Foi a terceira vez que este país venceu o certame que junta músicos e culturas de toda a Europa. Veja as imagens da consagração aqui. 

Ucrânia conquista público. As imagens dos festejos no palco da Eurovisão© Getty Images

Zelensky saúda vitória da Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção

Catarina Correia Rocha | há 42 minutos

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a vitória do seu país no festival da Eurovisão, ligando-a à invasão russa com a frase “a nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa”. A frase foi escrita nas redes sociais, pouco tempos depois da vitória da Ucrânia no 66.º Festival Eurovisão da Canção, realizado em Turim, Itália.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Володимир Зеленський (@zelenskiy_official)

Recorde as principais notícias de sábado

Catarina Correia Rocha | há 1 hora

Bom dia!

Catarina Correia Rocha | há 5 horas

Damos início ao acompanhamento AO MINUTO, deste domingo, da invasão russa da Ucrânia. Pode recordar a cobertura de ontem no link abaixo:

AO MINUTO: Referendo em Mariupol?; Portugal é “beneficiário líquido”

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:35 – 14/05/2022

Há séculos a aguardar a sua visita.

Lifestyle Campanha 03/05/22

Marque já a sua próxima viagem a partir de 59€ (ida e volta)!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM