AO MINUTO: "Ódio acabará por desaparecer"; Guerra em "fase prolongada"

AO MINUTO:

Ao 83.º dia de invasão das tropas russas na Ucrânia, os soldados ucranianos que estavam no complexo siderúrgico de Azovstal estão a a ser retirados do local.

O presidente da Ucrânia já reagiu a esta retirada, tendo dito que esperava que as vidas destes militares fossem salvas. “Quero sublinhar: A Ucrânia precisa dos seus heróis vivos”, disse, num vídeo, durante a madrugada.

Os 53 soldados militares que estavam gravemente feridos já chegaram ao hospital de Novoazovsk, uma cidade controlada pelos russos. Outros 211 militares foram levados para uma outra cidade que também fica na região de Donbass.

DESTAQUES

EM DIRETO

FIM DE COBERTURA

Marta Amorim | há 1 hora

Boa noite. Damos como terminada esta cobertura AO MINUTO sobre os acontecimentos mais relevantes da guerra da Ucrânia. O acompanhamento será retomado num novo registo, na manhã desta quarta-feira.
 

Mariupol enfrenta possível surto de cólera, alerta OMS

Marta Amorim | há 1 hora

Mariupol está sob ameaça de um surto de cólera, avança esta terça-feira a Organização Mundial de Saúde. Na cidade do sul da Ucrânia, os ocupantes restauraram parcialmente o abastecimento de água mas devido a danos significativos e frequentes nas tubulações, a água potável mistura-se com vazamentos do esgoto.

“Recebemos informações de organizações não governamentais que em Mariupol o esgoto está misturado com a água potável. Isso ameaça a propagação de muitas doenças, principalmente a cólera. Estamos a preparar-nos para isso, a prepara vacinas e a trabalhar com ONGs que pode ir lá e apoiar as pessoas”, garantiu Dorit Nitsan, diretor regional de emergência da OMS, citado pelo New York Times. 

Guerra em "fase prolongada" com Rússia à procura do controlo do Donbass

Marta Amorim | há 1 hora

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia está a entrar numa “fase prolongada”, com Moscovo à procura do controlo total da região do Donbass e da ocupação do sul, realçou esta terça-feira o ministro da Defesa ucraniano.
  

Economia russa vai contrair 7,8% em 2022, segundo o Kremlin

Marta Amorim | há 1 hora

As previsões ministeriais são melhores do que as avançadas pelo banco central russo, que apontou um intervalo entre oito e dez por cento para a contração económica no ano em curso. Segundo as previsões económicas do Ministério para os próximos quatro anos, a economia deve contrair outros 0,7% em 2023, enquanto o banco espera uma descida mais forte, de 0,7%.

Estas previsões coincidem com a maior contração da economia russa — 7,8% em 2009 -, desde que Vladimir Putin chegou ao poder, em 2000.

França intensifica entrega de armas à Ucrânia nos "próximos dias"

Marta Amorim | há 2 horas

O Presidente francês Emmanuel Macron disse hoje ao seu homólogo ucraniano que o seu país iria intensificar as entregas de armas à Ucrânia nos próximos dias, segundo uma declaração do gabinete presidencial francês.

Durante uma chamada telefónica com o Presidente Volodymyr Zelenskyy, Emmanuel Macron disse que a França estava pronta a responder a pedidos adicionais de ajuda da Ucrânia. Disse também que a candidatura da Ucrânia à União Europeia seria analisada pelos membros da UE numa cimeira em junho e repetiu uma ideia sobre a criação de uma nova “comunidade política” fora da UE para facilitar a integração da Ucrânia. 

A França forneceu na semana passada 13 veículos para serviços de emergência e forneceu 800 toneladas de ajuda humanitária desde que a Rússia lançou a sua invasão da Ucrânia no final de fevereiro. 

Hoje, Zelenskyy disse ter tido uma conversa telefónica “longa e significativa” com o presidente francês, acrescentando que  também tinham discutido a questão do fornecimento de combustível à Ucrânia.

 

Cão deixado para trás pelos russos vai ingressar nas forças ucranianas

Marta Amorim | há 3 horas

Um cão, que trabalhava com as forças russas e que acabou por ser deixado para trás durante os combates, na Ucrânia, vai agora auxiliar a Guarda Nacional ucraniana. 

Segundo revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, através do Twitter, Bucks, um pastor-belga, acabou por ser abandonado pelas forças russas após a derrota na região de Mykolayiv, no sul do país. “Em menos de um mês”, o animal aprendeu os “comandos em ucraniano” e em breve irá começar a servir na Guarda Nacional da Ucrânia.

Ucrânia soma 226 ataques a instalações de saúde desde o início da guerra

Marta Amorim | há 3 horas

A Organização Mundial da Saúde registou 226 ataques contra instalações de saúde na Ucrânia desde o início da guerra, que causaram pelo menos 75 mortos e 59 feridos, anunciou hoje o diretor regional da OMS para a Europa.
  

Vídeo mostra militares ucranianos a torturarem soldados russos

Marta Amorim | há 3 horas

Uma investigação do jornal francês Le Monde – auxiliado pelo analista independente Erich Auerbach- comprova que prisioneiros de guerra russos foram vítimas de tortura por militares ucranianos.

No dia 27 de março, começaram a circular nas redes sociais vídeos através dos quais alegadamente se podiam ver torturas feitas por soldados ucranianos a prisioneiros de guerra russos. O jornal francês garante agora que são verídicos e refere que é possível ver três prisioneiros de guerra russos de mãos amarradas e ajoelhados num local identificado como sendo a aldeia de Mala Rohan. Um outro vídeo mostra os mesmos três soldados russos a serem alvejados na perna por um militar ucraniano.

Líder de partido turco teme que expansão da NATO provoque Rússia

Marta Amorim | há 4 horas

Devlet Bahceli, líder de um partido nacionalista turco aliado do Presidente Recep Tayyip Erdogan, manifestou hoje preocupação com o alargamento da NATO, alertando que a adesão da Suécia e Finlândia pode provocar a Rússia e expandir a guerra.
  

Zelensky discursa na abertura do Festival de Cinema de Cannes

Marta Amorim | há 3 horas

Volodymyr Zelensky, discursou hoje – sem aviso prévio – na cerimónia de abertura do Festival de Cinema de Cannes.

O chefe de Estado ucraniano lembrou os “ditadores mais terríveis do século XX” e recordou o filme ‘The Great Dictator’ de Charlie Chaplin. “Seria de pensar que o horror da guerra não deveria ocorrer mais nenhuma vez”, mas agora também há “um ditador” — Vladimir Putin — que começou a guerra. O presidente ucraniano, que também é ator, lembrou ainda o ataque ao teatro de Mariupol: “Esse teatro parece com aquele em que vocês estão reunidos hoje. As pessoas que estavam lá dentro eram civis”.

“Digo a todos os que me ouvem, não desesperem, o ódio acabará por desaparecer e os ditadores vão morrer”, disse ainda Volodymyr Zelensky.

Amnistia com "sérias preocupações" sobre soldados retirados de Azovstal

Marta Amorim | há 6 horas

A organização Amnistia Internacional (AI) manifestou hoje “sérias preocupações” sobre o destino dos militares ucranianos que foram retirados do complexo siderúrgico Azovstal, na cidade ucraniana de Mariupol, após um cerco prolongado.

“Os soldados do batalhão Azov foram desumanizados pelos meios de comunicação russos e retratados na propaganda do [Presidente russo, Vladimir] Putin como ‘neo-nazis’ durante a guerra agressiva da Rússia contra a Ucrânia. Esta caracterização levanta sérias preocupações sobre o seu destino como prisioneiros de guerra”, disse a Amnistia, numa declaração hoje divulgada.

 

Autocarros com soldados da Azovstal chegam a Olenivka. Serão interrogados

Marta Amorim | há 3 horas

Sete autocarros que transportavam soldados ucranianos que resistiram durante semanas contra as forças russas na siderurgia Azovstal, na cidade portuária de Mariupol,  chegaram na terça-feira a uma antiga colónia penal na cidade de Olenivka, controlada pela Rússia, perto de Donetsk, de acordo com uma testemunha da Reuters. 

O Comité de Investigação Russo planeia interrogar os soldados, muitos deles membros do Batalhão Azov, como parte de uma investigação sobre o que Moscovo chama “crimes do regime ucraniano”, noticia a TASS. 

Zelensky e Macron tiveram conversa telefónica "longa e significativa"

Marta Amorim | há 7 horas

Opresidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse ter tido uma “longa e significativa” conversa telefónica com o presidente francês Emmanuel Macron sobre a guerra na Ucrânia. 

Zelensky acrescentou que ele e Macron também tinham discutido a questão do abastecimento de combustível à Ucrânia e o apoio à defesa. “Falei sobre o curso das hostilidades, a operação de resgate dos militares de Azovstal e a visão das perspetivas do processo de negociação. Levantou a questão do fornecimento de combustível à Ucrânia”, disse.

Reino Unido. Ucranianos vivem na rua após desentendimento com anfitriões

Marta Amorim | há 7 horas

Um número cada vez maior de refugiados ucranianos está a ver-se obrigado a viver na rua, como sem-abrigo, após uma rutura de relações com os proprietários dos seus lares de acolhimento no Reino Unido, avança o The Guardian.

Segundo está a ser reportado, há receio de que o sistema de acolhimento de refugiados no país – o Homes for Ukraine – possa sofrer um fim, depois de se saber que alguns dos anfitriões estão a expulsar os refugiados da sua casa com apenas um dia de aviso de antecedência, deixando-os sem alternativa se não a de dormirem na rua, caso não tenham dinheiro para pagar um novo alojamento.

UE com plano de 210 mil milhões até 2027 para ser independente da Rússia

Marta Amorim | há 7 horas

A Comissão Europeia vai propor um pacote energético que implica um investimento adicional de 210 mil milhões de euros até 2027 para a União Europeia (UE) se tornar independente da energia russa e cumprir metas ambientais.

No rascunho da comunicação que deverá ser divulgada na quarta-feira, ao qual a agência Lusa teve hoje acesso, lê-se que “a análise da Comissão indica que o [novo pacote energético] REPowerEU implica um investimento adicional de 210 mil milhões de euros até 2027, para além do que é necessário para atingir os objetivos do pacote Objetivo 55”, que prevê uma transição ecológica com redução de 55% das emissões poluentes até 2030.

Bruxelas alerta para risco de "grave rutura" de gás na UE no inverno

Marta Amorim | há 7 horas

A Comissão Europeia alerta para o risco de uma “grave rutura de abastecimento” de gás no próximo inverno na União Europeia, devido aos problemas no fornecimento russo, propondo mais armazenamento e admitindo o recurso ao mecanismo de compras conjuntas.

“A Europa deve estar pronta e preparada para uma grave rutura de abastecimento. Embora o risco de procura de gás não atendida para este verão seja limitado, poderá haver o risco de, sem novas ações nos próximos meses, o armazenamento não estar suficientemente cheio para o próximo inverno”, avisa o executivo comunitário.

UE reconhece défice de 160 mil milhões de euros em investimento militar

Marta Amorim | há 7 horas

Os países da União Europeia (UE) acumularam em nove anos, desde 2009, um défice de 160 mil milhões de euros em investimento militar, informou hoje o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell.
 
“Tem sido um processo silencioso de desarmamento que tem atravessado todos os países”, afirmou Borrell numa conferência de imprensa, no fim do Conselho de Ministros da Defesa da União Europeia, durante o qual se abordou um relatório sobre as carências militares da UE e se alertou para a necessidade a curto prazo de repor o stock antes da “chamada de atenção” da guerra da Ucrânia.

Tribunal Russo decide se Batalhão Azov é organização terrorista

Marta Amorim | há 7 horas

O Ministério da Justiça russo adiantou que a audiência será realizada no dia 26 às 07:00 GMT (uma hora mais em Lisboa), de acordo com a agência russa Interfax.

A declaração de uma organização terrorista implica a proibição das suas atividades. O batalhão Azov, criado em 2014 no porto de Mariupol (Mar de Azov), é formado por ultranacionalistas e está totalmente integrado no Exército ucraniano desde o final desse ano.

Putin diz que UE comete "suicídio económico" ao vetar energia russa

Marta Amorim | há 8 horas

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, descreveu hoje como “suicídio económico” a política da União Europeia (UE) em matéria energética, referindo-se ao possível embargo ao gás e petróleo russos como sanção pelo ataque militar à Ucrânia.

“Este auto de fé económico, este suicídio, é uma questão interna dos países europeus. Nós devemos agir de forma pragmática e olhando aos nossos interesses económicos”, disse durante uma reunião dedicada à indústria petrolífera.

"Não sei quanto tempo mais a Rússia pode resistir à Ucrânia", diz Borrell

Marta Amorim | há 8 horas

O alto representante da União Europeia para as Relações Externas, Josep Borrell, disse hoje que se os números e os relatórios forem verdadeiros, o exército russo sofreu “perdas impressionantes” enquanto invadia a Ucrânia. 

“Não me atreveria a fazer uma hipótese sobre quanto tempo a Rússia pode resistir”, disse aos repórteres em Bruxelas após uma reunião dos ministros da defesa do bloco. “Se é verdade que a Rússia perdeu 15% das suas tropas desde o início da guerra, este é um recorde mundial das perdas de um exército que invade um país”.

Um morto e uma criança gravemente ferida num ataque em Donetsk

Marta Amorim | há 8 horas

Um ataque à cidade de Bakhmut, em Donetsk, atingiu um prédio residencial e matou de pelo menos uma pessoa. 

Segundo o Kyiv Independent, citando o governador da região, Pavlo Kyrylenko, uma criança ficou gravemente ferida e as equipas de resgate ainda estão a limpar os escombros.

"Houve um apoio generalizado à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO"

Marta Amorim | há 8 horas

Ao falar aos jornalistas depois da reunião dos ministros da defesa da União Europeia, Helena Carreiras diz que, em relação à NATO, “conseguiremos ultrapassar divergências”. “Os países estão a conversar”, acrescentou.
 

“Para além dessa determinação, discutimos também as questões relacionadas com a implementação da Bússola Estratégica que a União Europeia aprovou em março passado”, com o objetivo de tentar “perceber em que ponto estamos do ponto de implementação dessa Bússola, focando em particular nas missões da União Europeia no exterior”.

Soldados que se renderam vistos a abandonar Azovstal

Marta Amorim | há 9 horas

Uma testemunha citada pela Reuters diz ter visto pelo menos sete autocarros com soldados ucranianos que se renderam a sair da siderurgia em Mariupol. O comboio foi escoltado por forças armadas pró-rusas, disseram, e alguns dos soldados ucranianos não pareciam estar feridos. Já esta tarde, a Rússia divulgou um vídeo que alegadamente mostrar os combatentes ucranianos a renderem-se no complexo.

As tropas eram a última resistência ucraniana em Mariupol, que esteve sob cerco durante meses. 

Pena de morte para batalhão Azov? Rússia pode avançar na próxima semana

Marta Amorim | há 9 horas

 Um dos membros da delegação para as negociações de paz disse, esta terça-feira, que a Rússia devia considerar a aplicação de pena de morte para os combatentes do batalhão Azov. 

“Não merecem viver depois dos crimes monstruosos que cometeram contra a humanidade e que estão a cometer, continuamente, contra os nossos prisioneiros”, defendeu o deputado.

TPI envia "maior equipa de sempre" para investigar crimes na Ucrânia

Marta Amorim | há 9 horas

Karim Khan, procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), informou que a agência enviou, esta terça-feira, a “maior equipa de sempre” da sua história para investigar alegados crimes de guerra na Ucrânia, na sequência da invasão russa, noticia a AFP.

De acordo com a mesma fonte, a equipa em causa é composta por 42 investigadores, peritos forenses e pessoal de apoio, os quais trabalharão em conjunto com as autoridades ucranianas.

Parlamento russo aborda denúncia dos tratados com OMC e OMS

Marta Amorim | há 9 horas

A Duma (Parlamento) russo vai analisar hoje, após proposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a possível denúncia dos tratados com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
  

“A Rússia saiu do Conselho da Europa. Agora é a vez da saída da OMC e da OMS, que ignoraram todas as obrigações em relação ao nosso país”, disse Piotr Tolstoi, vice-presidente da Duma, durante uma intervenção parlamentar.

 

Alemanha vai intensificar cooperação militar com Suécia e Finlândia

Marta Amorim | há 10 horas

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou hoje que a Alemanha vai “intensificar” a cooperação militar com a Suécia e a Finlândia, que procuram garantias de segurança durante o período de transição até à integração na NATO, que solicitaram.
  

A despedida de Leonid Kravchuk, o 1.º presidente da Ucrânia independente

Marta Amorim | há 10 horas

Decorreu, esta terça-feira, o funeral de  Leonid Kravchuk, conhecido por ter sido o primeiro presidente da Ucrânia independente. O momento de homenagem decorreu na capital ucraniana de Kyiv.

Nas cerimónias fúnebres esteve presente a antiga primeira dama, Antonina Kravchuk, que se despediu assim do marido. Mas também o autarca de Kyiv, Vitali Klitschko, bem como vários militares decidiram prestar uma última homenagem àquele que foi o primeiro presidente do país, depois de conquistada a independência face à antiga União Soviética.

Kuleba visita Tribunal de Haia

Teresa Banha | há 10 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros visitou o Tribunal Penal Internacional (TPI), nos Países Baixos. No Twitter, Dmytro Kuleba partilhou as fotografias da visita, durante a qual se encontrou com o seu homólogo Wopke Hoekstra. “Felicitei-o e ao governo holandês pelos seus esforços na defesa da paz na Ucrânia e na Europa. Falámos do fornecimento de armas, novas sanções à Rússia e do estado da candidatura da Ucrânia à NATO”, escreveu o governante polaco na rede social.

Duda lembra dificuldades da Hungria em obter independência energética

Teresa Banha | há 10 horas

Apesar de, na segunda-feira, João Gomes Cravinho ter dito que os chefes de diplomacia europeus estavam à procura de uma solução para os países mais dependentes do petróleo russo, os presidentes polaco e húngaro não parecem estar convencidos. De acordo com a Reuters, Andrzej Duda e  Katalin Novak disseram diversificar as fontes de abastecimento não iria ser fácil. “Por favor, lembrem-se de que vai ser difícil para os húngaros diversificar as suas fontes de abastecimento se os seus fundos de recuperação continuarem bloqueados”, disse o líder polaco, acrescentando que esperava que houvesse um acordo para o sexto pacote de sanções.

Viver sem petróleo russo? Não durante muito tempo, defende Putin

Teresa Banha | há 10 horas

O presidente da Rússia disse, esta terça-feira, que seria impossível para alguns países europeus ficarem sem o petróleo russo. “Obviamente, para alguns Estados-membros da União Europeia, nos quais o saldo de hidrocarbonetos russos é especialmente alto, não vão conseguir fazer isto durante muito tempo [dispensarem o nosso combustível]”, reiterou Vladimir Putin, durante um discurso emitido na televisivo, e citado pela Reuters.

Pena de morte para batalhão Azov? A ponderar, defende deputado russo

Teresa Banha | há 11 horas

Um membro da delegação russa para as negociações de paz disse, esta terça-feira, que Moscovo devia considerar a pena de morte para os combatentes do batalhão Azov.

“Eles não merecem viver depois dos crimes monstruosos que cometeram contra a humanidade e que estão a cometer, continuamente, contra os nossos prisioneiros”, defendeu o deputado russo, citado pela Reuters.

Rússia diz que negociações sobre a Transnístria estão em "ponto morto"

Teresa Banha | há 11 horas

As negociações para a resolução do conflito entre a Moldova e a sua região separatista, a Transnístria, encontram-se em “ponto morto”. “Tanto quanto sabemos, é pouco provável que seja concretizada a reunião de maio”, disse, esta terça-feira, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

Rússia culpa ucranianos por paragem nas exportações de cereais

Teresa Banha | há 11 horas

Moscovo culpou Kyiv, esta terça-feira, pela paragem de exportações de cereais da Ucrânia. “Os portos ucranianos foram fortemente minados e a navegação é perigosa”, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

Igor percorreu 225 km com a cadela. Agora, teme pela saúde da companheira

Teresa Banha | há 11 horas

A história de Igor e de Zhu-Zhu gerou uma onda de solidariedade, levando à criação de uma angariação de fundos para que o homem consiga tratar a sua fiel companheira. Igor Pedin, de 61 anos, diz que está agradecido por estar vivo. Teme, contudo, pela saúde da sua ‘fiel companheira’ Zhu-Zhu, uma rafeira de nove anos, que está agora a sofrer as consequências da jornada a pé, entre Mariupol e Zaporizhzhia.

Mykhailo Podolyak confirma: Negociações com Moscovo estão suspensas

Teresa Banha | há 10 horas

O conselheiro do presidente da Ucrânia confirmou, esta terça-feira, que as negociações com a Rússia estão suspensas. O anúncio já tinha sido feito pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, que acusou a Ucrânia de ter “abandonado de vez o diálogo”.

Por sua vez, Mykhailo Podolyak explicou que a Rússia não entender que o conflito “não vai mais ao encontro das suas regras, dos seus planos e dos seus horários” era uma das razões pelas quais as reuniões estavam interrompidas.

A última reunião das delegações ocorreu em março, em Istambul.

EUA reúnem-se com líderes da Finlândia e Suécia na quinta-feira

Teresa Banha | há 11 horas

Na sequência dos anúncios das candidaturas da Finlândia e Suécia à NATO, o presidente dos Estados Unidos vai reunir-se com o seu homólogo finlandês e com a primeira-ministra sueca. O encontros vai decorrer na quinta-feira, de acordo com um comunicado partilhado pela Casa Branca.

 

Ataque russo causa 8 mortos e deixa 12 pessoas feridas

Teresa Banha | há 11 horas

A Rússia uma cidade na região de Chernihiv durante a madrugada desta terça-feira. De acordo com as autoridades ucranianas, citadas pela Reuters, oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas.

De acordo com o governador da região, Viacheslav Chaus, o ataque aéreo decorreu por volta das 5h, 3h em Lisboa. Pelo menos dois mísseis atingiram edifícios, diz a mesma fonte, numa publicação no Facebook.

Parlamento finlandês votou a favor da adesão à NATO

Anabela Sousa Dantas | há 11 horas

O parlamento finlandês votou a favor da adesão à NATO, com “maioria esmagadora”, de acordo com a agência AFP.

"A Ucrânia é material descartável na guerra" contra Rússia, diz Lavrov

Anabela Sousa Dantas | há 12 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou hoje o Ocidente de considerar a Ucrânia como “material descartável na guerra híbrida” que está a travar contra a Rússia. “Ninguém precisa da Ucrânia. A Ucrânia é material descartável na guerra híbrida total contra a Federação Russa”, disse o chefe da diplomacia russa numa conferência educacional com o tema ‘Novos Horizontes’, citado pela agência espanhola EFE.

Moscovo diz que 265 militares retidos no complexo Azovstal se renderam

Anabela Sousa Dantas | há 12 horas

Os 265 militares ucranianos retidos no complexo siderúrgico de Azovstal, em Mariupol, renderam-se às forças separatistas pró-Rússia e foram feitos prisioneiros na segunda-feira, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo, citado pela agência Lusa. “Nas últimas 24 horas, 265 militares renderam-se, incluindo 51 gravemente feridos”, disse o Ministério da Defesa russo num comunicado sobre a ofensiva russa contra a Ucrânia.

Rússia sairá mais segura da "tempestade perfeita", diz Peskov

Teresa Banha | há 12 horas

O porta-voz do Kremlin considerou, esta terça-feira, que a Rússia está a atravessar uma “tempestade perfeita”, durante a qual enfrenta “Estados hostis”. Dmitry Peskov disse, no entanto, que a Rússia ia sair deste conflito “mais estável e mais segura”.

Rússia expulsa diplomatas finlandeses

Teresa Banha | há 13 horas

A Rússia expulsou, esta terça-feira, dois diplomatas finlandeses. A medida surge na sequência de uma ação semelhante por parte do governo da Finlândia, que expulsou dois funcionários russos da embaixada de Helsínquia.  

Mykhailo Podolyak diz que defesa em Azovstal vai "ficar para a História"

Teresa Banha | há 13 horas

O conselheiro da presidência da Ucrânia considerou, esta terça-feira, que a defesa do complexo siderúrgico de Azovstal “vai ficar para a História”.  “Os defensores de Azovstal arruinaram os planos da Rússia de controlar o leste da Ucrânia, recuperaram-na para eles e provaram aquilo que significa ‘capacidade de combate’. Isto mudou completamente o rumo da guerra”, escreveu numa publicação partilhada no Twitter.

Vice-MNE da Rússia diz que negociação entre Kyiv e Moscovo já não existe

Teresa Banha | há 13 horas

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse, esta terça-feira, que “não há quaisquer negociações” do país com a Rússia. “As negociações pararam. A Ucrânia abandonou de vez o processo de diálogo”, disse Andrey Rudenko, citado pela Interfax

Bens russos vendidos revertem para a Ucrânia? "Ilegal" e "insolente"

Teresa Banha | há 11 horas

O porta-voz do Kremlin disse, esta terça-feira que os países que pertencem ao G7, assim como os Estados-membros da União Europeia,  iriam estar “usurpar” se utilizassem os bens apreendidos nas sanções à Rússia para reconstruir a Ucrânia.

A iniciativa, que poderá integrar um eventual novo pacote de sanções,  seria “ilegal, insolente e, claro, exigiria uma resposta apropriada”, avisou Dmitry Peskov, segundo a Reuters.

Na sua conferência diária, o porta-voz do Kremlin disse ainda que os militares que foram retirados de Azovstal vão ser tratados “de acordo com as normas internacionais”.

Coronel russo elogia tropas ucranianas em televisão estatal

Teresa Banha | há 11 horas

Um coronel russo na reserva disse, durante uma emissão na televisão estatal russa, que os militares ucranianos estavam prontos para morrer pelo seu país. Mikhail Khodaryonok começa por dizer que ninguém devia tomar ‘tranquilizantes de informação’, rejeitando as informação de que as sobre as tropas ucranianas estão desmoralizadas desmoralizadas. “Claro que há certos casos em que isso acontece, prisioneiros de guerra ou certas unidades”, afirmou.

Mikhail Khodaryonok refere ainda que a motivação do exército ucraniano é “um dos mais importantes componentes” de uma guerra. O antigo responsável defendeu ainda que as tropas russas estavam “politicamente isoladas” devido, em parte,  à “ineficácia das posições político-militares”, mas também porque “o mundo inteiro está contra nós”.

 

Borrell acredita que Turquia vai dar aval à adesão da Finlândia e Suécia

Teresa Banha | há 13 horas

 O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, referiu, esta terça-feira, estar confiante de que a Turquia dar aval à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO. Em declarações aos jornalistas, Josep Borrell reiterou ainda que o bloco europeu apoia estas candidaturas “com firmeza”.
  

Ucrânia trabalha nos "próximos passos da operação humanitária"

Teresa Banha | há 13 horas

Referindo-se à retirada de centenas de militares ucranianos do complexo de Azovstal, avice-primeira ministra da Ucrânia disse, esta terça-feira, que “os próximos passos da operação humanitária” estão a ser trabalhos. “A operação humanitária continua. Com o objetivo de salvar pessoas, 52 dos nossos militares gravemente feridos foram ontem retirados. Depois de as suas situações estabilizarem,  vamos fazer trazê-los de volta a partir de uma troca de prisioneiros”, reiterou.

MNE da Suécia assina candidatura de adesão à NATO

Teresa Banha | há 1 hora

A chefe da diplomacia da Suécia assinou, esta terça-feira, a candidatura de adesão à NATO.  “É algo grande, sério, e alcançamos o que pensamos ser o melhor para a Suécia”, disse Ann Linde aos jornalistas, enquanto assinava o documento no seu gabinete, em Estocolmo, segundo a imprensa local e a agência espanhola EFE.

Entrada de Finlândia e de Suécia na NATO? "Não faz uma grande diferença"

Teresa Banha | há 1 hora

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse, esta terça-feira, que, provavelmente, a eventual adesão da Finlândia e da Suécia à NATO “não vai fazer grande diferença”. Sergei Lavrov justificou esta opinião tendo em conta as participações que os dois países já têm em exercícios militares da Aliança. “A NATO tem o seu território em conta quando planeia avanços militares a Este. Por isso, neste sentido, não faz uma grande diferença”, disse o governante.

 
 
 

Missão de combate em Azovstal foi cumprida, diz Estado Maior da Ucrânia

Teresa Banha | há 15 horas

O Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia destacou, esta segunda-feira, a retirada de 53 combatentes gravemente feridos da fábrica Azovstal, afirmando que “os soldados resistiram” às forças militares russas – tendo por isso cumprido a missão de combate.

Índia bloqueia milhares de toneladas para garantir "segurança alimentar

Teresa Banha | há 1 hora

Centenas de milhares de toneladas de trigo estão bloqueadas num porto do estado indiano de Gujarat devido à interdição sobre a exportação de cereais decretada por Nova Deli. A medida tinha sido anunciada pelo governo da Índia a semana passada, e os responsáveis justificam este bloqueio com os valores elevados da inflação e uma eventual situação de insegurança alimentar.

Ataque russo em Sumy deixa ucranianos presos em armazém. Há cinco feridos

Teresa Banha | há 15 horas

O governador da região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, informou que a cidade de Okhtyrka foi atacada durante a madrugada. “Cinco mísseis russos aterraram  em alvos civis e provocaram estragos.  Armazéns ficaram incendiados. O impacto [dos mísseis] deixaram as portas de dois armazéns estragados, e as pessoas ficaram presas”, explicou Dmytro Zhyvytskyi, numa mensagem partilhada no Telegram. De acordo com o governante, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas no ataque, que também deixou danificadas casas e um jardim de infância.

Rússia está pronta para atacar zonas inabitadas em massa, diz Reino Unido

Teresa Banha | há 14 horas

Os serviços de inteligência informaram, esta terça-feira, que o Kremlin tem a intenção de levar a cabo ataques em zonas que não estejam habitadas. De acordo com a informação recolhida, cerca de 3,500 edifícios foram destruídos, na região de Chernihiv, durante o avanço das tropas russas em direção à capital ucraniana. 80% dos edifícios destruídos durante esse avanço das tropas, que agora já não estão no local, foi registado em prédios residenciais.

Tensão na Rússia? Putin poderá "ser substituído por um pior ainda"

Teresa Banha | há 16 horas

José Milhazes considerou que, tendo em conta o anúncio de que a Finlândia e a Suécia pretendem apresentar candidaturas de adesão à NATO – e as consequentes ameaças de retaliação por parte de Vladimir Putin – a Rússia mostra estar “cada vez mais isolada”. O historiador defendeu, no seu espaço de comentário na SIC Notícias, que esse isolamento poderá dar lugar a movimentos separatistas dentro da Federação Russa, levando, consequentemente, a uma eventual substituição do líder russo – talvez por “um pior ainda”.

Azovstal. "A Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos"; diz Zelensky

Teresa Banha | há 11 horas

O presidente da Ucrânia saudou, durante o seu discurso diário, a retirada dos, pelo menos, 264 militares que estavam no complexo siderúrgico de Azovstal. Os militares foram retirados do local ontem e levados para duas cidades. 53 soldados que estavam gravemente feridos estão agora num hospital em Novoazovsk, cidade controlada pelos russos. Os restantes 211 foram levados para a outra cidade, também na região de Donbass.

Volodymyr Zelensky salientou que “a Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos”. “Este é o nosso principal objetivo”, acrescentou, explicando que o trabalho prosseguia “para os fazer regressar a casa, um trabalho que requer delicadeza e tempo”.

Rússia pressionou UE para tratar gás e nuclear como energias verdes

Teresa Banha | há 16 horas

A organização ambientalista Greenpeace acusou empresas energéticas russas próximas do Kremlin – como a Gazprom, Lukoil e Rosatom – de terem pressionado Bruxelas para que a Comissão Europeia classificasse a energia nuclear e o gás como investimentos sustentáveis.

"Recorde absoluto". Trigo fecha em nível inédito após decisão da Índia

Teresa Banha | há 16 horas

A cotação do trigo fechou, na segunda-feira, em níveis inéditos no mercado europeu, depois de a Índia anunciar um embargo sobre as suas exportações deste cereal..
  

Para recordar

Teresa Banha | há 11 horas

Já foram retirados 264 soldados ucranianos de Azovstal. A vice-ministra da Defesa da Ucrânia disse, na segunda-feira, que 53 soldados feridos foram levados para um hospital em Novoazovsk, cidade controlada pela Rússia. Hanna Malyar informou ainda que os restantes 211 foram transportados por um corredor humanitário para Olenivka, também na região de Donbass.

Erdogan vetará adesão de Finlândia e Suécia devido a política pró-curda. A Turquia vetará a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, se estes países mantiverem a sua política de “acolhimento de guerrilheiros curdos”. O aviso foi feito na segunda-feira pelo presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

Foram identificados 45 soldados russos envolvidos em crimes de guerra. De acordo com uma investigação levada a cabo pela procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, citada pelo Kyiv Independent, foram identificados 45 soldados russos envolvidos em crimes de guerra.

Bom dia!

Teresa Banha | há 16 horas

Damos início ao acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia. Poderá recordar os acontecimentos mais recentes na entrada cima.

Há séculos a aguardar a sua visita.

Lifestyle Campanha 03/05/22

Marque já a sua próxima viagem a partir de 59€ (ida e volta)!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM