"O pior que pode suceder é sairmos de uma crise e entrarmos noutra"

O ministro da Economia, António Costa Silva, alertou, esta quarta-feira, que a Covid-19 ainda não desapareceu, recomendando que as pessoas continuem a adotar medidas preventivas, de modo a conter a ameaça de uma nova vaga e evitar uma nova crise económica. 

“O vírus também pode pregar-nos mais partidas, como pregou antes, e é por isso que é muito importante acentuar que o vírus não desapareceu, devemos continuar a tomar todas as medidas, a fazer tudo para conter essa ameaça. O pior que pode suceder é sairmos de uma crise e entrarmos noutra ou, pior que isso, numa cascata de crises que se combinam“, disse Costa Silva, em declarações aos jornalistas transmitidas pela SIC Notícias. 

Contudo, Costa Silva confia que “se conseguirmos minimizar o risco do vírus e  realizar este ano, em termos do turismo, dos serviços e da reativação de alguns setores económicos, resultados consolidados, pode ser que isso não se passe“.

As declarações de Costa Silva surgem depois de ter sido divulgado que a linhagem BA.5 da variante Ómicron tem apresentado uma frequência relativa “marcadamente crescente”, estimando-se que já seja dominante em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

No último relatório do INSA foi projetada a tendência de crescimento a 15 dias da linhagem BA.5 em Portugal, e os dados obtidos desde então têm tido uma grande sobreposição com a projeção, consolidando que a linhagem BA.5 poderá atingir uma frequência relativa de 80% a 22 de maio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já admitiu que essa linhagem, que apresenta várias características genéticas consideradas de interesse pelos especialistas, caso de mutações com impacto na entrada do coronavírus nas células, pode ser mais transmissível do que a BA.2, mas ressalvou que ainda não existem dados que comprovem que provoca Covid-19 mais grave.

Os atendimentos nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, atingiram na segunda-feira o valor mais alto desde o início da pandemia, com 800 doentes, mas quase dois terços eram não covid, disse à Lusa fonte hospitalar.

[Notícia atualizada às 14h52]

Leia Também: Portugal deve ser vendido como “país mais sustentável do mundo”

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Há séculos a aguardar a sua visita.

Lifestyle Campanha 03/05/22

Marque já a sua próxima viagem a partir de 59€ (ida e volta)!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM