Governo anuncia fim de protocolo com Coleção Berardo e novo museu no CCB

Governo anuncia fim de protocolo com Coleção Berardo e novo museu no CCB

O  ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, revelou esta quinta-feira, em declarações aos jornalistas no Centro Cultural de Belém (CCB), que o protocolo entre o Governo e a Coleção Berardo chega ao fim e anunciou que tem como intenção “construir aquilo que será um museu de arte contemporânea aqui em Belém”.

“Decidimos denunciar, naturalmente, o protocolo que, desde 2006, vigorava entre o Estado, a fundação CCB, Joe Berardo e a associação Coleção Berardo”, admitiu o ministro ao explicar que “foi criado um grupo de trabalho para atualizar as avaliações existentes da coleção Elippse”.

Estes profissionais irão fazer uma avaliação até ao final do próximo mês, esclareceu o ministro, acrescentando que esta coleção, que o Estado irá adquirir, ficará no CCB.

Assim, na sequência dessa atualização das avaliações existentes, o ministro esclareceu que “o Estado negociará a troca de créditos junto da Comissão Liquidatária do BPP, créditos do tesouro, pela coleção”.

Segundo  Pedro Adão e Silva, a prioridade “é assegurar a conservação, preservação, integridade da coleção e os seguros respetivos”. 

De recordar que com este protocolo, assinado em 2006, seria criada a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo.

Foi tornado público na quarta-feira, que Berardo avançou com processo contra o Ministério da Cultura, decisão que surge depois de o empresário madeirense avançar com uma ação em tribunal contra quatro bancos portugueses – Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos, BES e Novo Banco – na qual pede uma indemnização no valor de 900 milhões de euros. 

[Notícia atualizada às 18h42]

Leia Também: PSP fiscaliza dois lares ilegais na região de Lisboa. Idosos estavam bem

Funchal desde 25€ ida

Cultura Viagens 23/05/22

Inclui o transporte gratuito de um item pessoal e bagagem de cabine.

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM