AO MINUTO: Russos tomam 2 aldeias; Estónia acusa invasão de espaço aéreo

Estamos já no 118.º dia de guerra e, neste momento, a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse numa atualização que as tropas russas levaram, via deportação forçada, cerca de 1,2 milhões de pessoas para território russo.

Em outros desenvolvimentos, sabe-se, esta terça-feira, que o Kremlin ordenou aos militares russos que conquistassem toda a região de Lugansk, no leste da Ucrânia, até domingo.

DESTAQUES

EM DIRETO

Fim de cobertura

Hélio Carvalho | há 1 hora

Boa noite. Terminamos por agora a nossa cobertura AO MINUTO sobre os principais acontecimentos na guerra na Ucrânia. Voltaremos amanhã de manhã com todas as notícias sobre o conflito. Obrigado por ter estado connosco.

Russos terão tomado mais duas aldeias perto de Severodonetsk

Hélio Carvalho | há 1 hora

Segundo as forças armadas russas, citadas pelo Kyiv Independent, a Rússia conseguiu conquistar duas aldeias nas imediações de Severodonetsk, no Donbass, e continuam a progredir na sua tentativa de conquistar a cidade e de tomar toda a região. Ao início do dia, o The Guardian já tinha confirmado que os russos tinham conquistado a aldeia de Toshkivka, na linha da frente entre Severodonetsk e Lysychansk.

As forças armadas ucranianas também admitiram progressos russos no povoamento de Hirske, perto da cidade de Lugansk,

Aeronave russa cai em alegado voo treino devido a "problema técnico"

Hélio Carvalho | há 2 horas

O jornal alemão Bild avançou esta noite que um jato de guerra russo Sukhoi Su-25 caiu perto da fronteira ucraniana, durante o que fontes disseram ser um voo de treino na região de Rostov, dentro de território russo. À semelhança de Belgorod, outra localidade russa perto da fronteira com a Ucrânia, alguns alvos russos já foram atacados pelas forças ucranianas em Rostov – apesar da Ucrânia não desmentir nem confirmar as acusações do Kremlin -, mas as agências locais apontaram para um “problema técnico”.

O piloto a bordo do jato terá morrido na queda.

Mina russa explode em praia em Odessa

Hélio Carvalho | há 2 horas

Uma mina russa explodiu numa praia na cidade portuária de Odessa, onde se situa um dos principais portos ainda sob controlo ucraniano. As autoridades ucranianas proibiram o acesso às praias da região por agora.

Governador confirma 15 mortos em Kharkiv. Uma criança entre as vítimas

Hélio Carvalho | há 3 horas

Quinze pessoas, entre as quais uma criança de oito anos, foram mortas na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, anunciou hoje o governador. “Quinze pessoas foram mortas e 16 ficaram feridas. Estas são as terríveis consequências dos bombardeamentos russos em pleno dia na região de Kharkiv”, declarou o governador Oleg Synegoubov na rede Telegram, precisando que estas pessoas foram mortas e feridas durante quatro bombardeamentos distintos.

As forças russas bombardearam Tchougouïv, uma cidade situada a cerca de 30 quilómetros de Kharkiv, causando seis mortes e ferindo quatro pessoas.

Reduções nas entregas de gás russo são "ataque" à Europa

Hélio Carvalho | há 3 horas

O ministro alemão da Economia e Clima, Robert Habeck, disse hoje que as reduções nas entregas de gás russo para a Europa através do Nord Stream são um “ataque” que visa “semear o caos no mercado energético europeu”.

“O que vimos na semana passada tem outra dimensão. A redução nas entregas de gás através do Nord Stream é um ataque” que nos é dirigido, disse num discurso a responsáveis da indústria em Berlim.

Reduções nas entregas de gás russo através do Nord Stream são “ataque” à Europa

O ministro alemão da Economia e Clima, Robert Habeck, disse hoje que as reduções nas entregas de gás russo para a Europa através do Nord Stream são um “ataque” que visa “semear o caos no mercado energético europeu”.

Lusa | 20:27 – 21/06/2022

Casa Branca considera sugestão de pena de morte para soldados "horrível"

Hélio Carvalho | há 3 horas

A Casa Branca considerou esta terça-feira que uma possível sentença de pena de morte para os dois norte-americanos detidos na guerra na Ucrânia seria “horrível”. Os dois soldados eram voluntários no exército ucraniano, quando foram capturados por tropas russas, e o porta-voz do Kremlin sugeriu que estes não estavam abrangidos pela Convenção de Genebra.

Numa conferência de imprensa, citado pela Reuters, o coordenador do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, afirmou ser “terrível que um governante público na Rússia sequer sugira a pena de morte para cidadãos norte-americanos, na Ucrânia”.

Portugal é um dos responsáveis por arrastar guerra, diz embaixador russo

Hélio Carvalho | há 5 horas

O embaixador da Rússia junto da ONU incluiu hoje Portugal numa lista de países fornecedores de equipamento militar a Kyiv, acusando-os de serem “diretamente responsáveis pelo arrastar” da guerra.

Nma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação na Ucrânia, Vasily Nebenzya criticou o Ocidente por fornecer armamento e artilharia de longo alcance a Kiev, visando atingir “a população civil de língua russa” na região do Donbass (leste ucraniano).

Vencedores do Eurovisão vão a Glastonbury

Hélio Carvalho | há 6 horas

A banda ucraniana Kalush Orchestra, que venceu o festival Eurovisão em maio, foi confirmada para atuar em Glastonbury, um dos mais importantes e maiores festivais de música do mundo. O evento, que se realiza no Reino Unido, salientou que esta será a primeira atuação dos ucranianos em solo britânico.

Patriarca ortodoxo russo visita soldados feridos em combate

Hélio Carvalho | há 6 horas

O patriarca da Igreja ortodoxa russa, Cirilo, visitou hoje num hospital de Moscovo soldados feridos durante a invasão militar na Ucrânia. O líder religioso, alvo de sanções pelo Reino Unido e muito criticado no Ocidente pelo seu apoio ao Kremlin na ofensiva militar na Ucrânia, agradeceu aos militares pela “defesa da mãe-pátria”.

Ucrânia alega ter causado "baixas significativas" na Ilha das Serpentes

Hélio Carvalho | há 6 horas

O exército ucraniano alega ter conseguido atingir alvos militares russos na agora famosa ilha Zmiinyi, ou Ilha das Serpentes, tendo causado “baixas significativas” às forças invasoras. Numa publicação no Facebook, o Comando Operacional do Sul confirmou o ataque, mas recusou providenciar mais detalhes sobre a operação “em curso”.

A ilha tornou-se famosa logo no início da guerra, quando um soldado ucraniano na ilha no Mar Negro insultou um navio de guerra russo que lhe disse para se render, um grito que se tornou imediatamente num símbolo da resistência no país.

Zelensky apresenta selos postais dedicados aos defensores da ilha Zmiinyi

Inicialmente dados como mortos, veio a saber-se que os 13 soldados que defendiam o local estavam, afinal, em cativeiro, depois de terem desafiado um navio de guerra russo com a famosa frase: “Navio de guerra russo, vai-te lixar”.

Daniela Filipe | 15:32 – 13/04/2022

Helicóptero da guarda fronteiriça russa viola espaço aéreo da Estónia

Hélio Carvalho | há 7 horas

A Estónia, país membro da NATO, afirmou hoje que um helicóptero da guarda fronteiriça russa violou o espaço aéreo da nação báltica durante o fim de semana. Os militares estónios confirmaram hoje, em declarações citadas pelas agências internacionais, que o helicóptero russo MI-8 transpôs, no sábado à noite e sem autorização, o espaço aéreo do país, na zona de Koidula, perto da cidade russa de Pskov, no sudeste da Estónia.

Helicóptero da guarda fronteiriça russa viola espaço aéreo da Estónia

A Estónia, país membro da NATO, afirmou hoje que um helicóptero da guarda fronteiriça russa violou o espaço aéreo da nação báltica durante o fim de semana.

Lusa | 17:36 – 21/06/2022

Governante ucraniano detido por suspeitas de espionagem

Hélio Carvalho | há 8 horas

A Sky News avança esta terça-feira que um membro do governo ucraniano foi detido por suspeitas de ter passado informações secretas à Rússia. Segundo a televisão britânica, tanto o governante como um empresário terão sido pagos entre 1.800 a 14 mil euros pelas informações, disse o serviço de segurança ucraniano, o SBU.

O mesmo serviço confirmou que a detenção surgiu depois de uma “operação especial em várias fases”, na tentativa de capturar uma rede de espionagem russa na Ucrânia.

Kyiv promete "aquecer campo de batalha" com armas enviadas por Berlim

Hélio Carvalho | há 8 horas

A Ucrânia recebeu e integrou no seu arsenal lança obuses autopropulsionados Panzerhaubitze (PzH) 2000, enviados pela Alemanha, anunciou hoje o ministro da Defesa ucraniano, que prometeu “aquecer o campo de batalha” com as novas armas.

Geração Putin enfrenta difíceis desafios para arranjar emprego

Hélio Carvalho | há 8 horas

Os jovens russos que entram no mercado de trabalho e os que prosseguem o ensino superior têm um percurso difícil pela frente, analisa a Insider, que cita especialistas.

Desde a invasão russa da Ucrânia, as multinacionais têm deixado a Rússia em massa, enquanto as sanções das principais economias mundiais se intensificam. Entretanto, estão a ocorrer mudanças nas universidades russas que dificultam aos estudantes do país a prossecução do ensino superior noutros locais.

Geração Putin enfrenta difíceis desafios para arranjar emprego

Desde a invasão russa da Ucrânia, as multinacionais têm deixado a Rússia em massa, deixando os jovens com poucas opções.

Marta Amorim | 16:16 – 21/06/2022

"Consenso total" sobre estatuto de candidato da Ucrânia à União Europeia

Hélio Carvalho | há 8 horas

O debate de hoje no Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia revelou um “consenso total” entre os Estados-membros sobre a atribuição do estatuto de país candidato à adesão à Ucrânia, revelou a presidência francesa.

“Tivemos hoje uma discussão que permitiu constatar um amplo consenso, diria mesmo um consenso total, sobre fazer avançar este dossiê e nomeadamente, no que respeita à Ucrânia, a possibilidade de reconhecer o estatuto de candidato” à adesão, declarou o ministro para os Assuntos Europeus francês, Clément Beaune, que hoje presidiu pela última vez, no Luxemburgo, a um Conselho de Assuntos Gerais, dado a presidência semestral francesa terminar na próxima semana, dando lugar à checa.

Zelensky falou com a primeira-ministra dinamarquesa sobre a adesão à UE

Beatriz Cavaca | há 9 horas

Recorrendo à rede social Twitter o presidente ucraniano confirma que teve “uma conversa telefónica com Mette Frederiksen (primeira-ministra dinamarquesa)”.

Agradeceu também o “apoio de Copenhaga para conceder à Ucrânia o estatuto de candidato à UE”, bem como, “a assistência prática com armas às nossas Forças Armadas”.

Nesta chamada o presidente ainda discutiu a “próxima Cimeira da NATO”.

Orbán promete apoiar candidatura da Ucrânia à União Europeia

Beatriz Cavaca | há 8 horas

O primeiro-ministro húngaro, o ultranacionalista Viktor Orbán, prometeu hoje ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o apoio da Hungria à aspiração da Ucrânia em se tornar um país candidato à União Europeia (UE).

Procurador-geral dos EUA faz visita surpresa à Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 8 horas

O procurador-geral dos Estados Unidos fez hoje uma visita surpresa à Ucrânia, onde discutiu com a procuradora-geral ucraniana formas de processar os autores de crimes de guerra, revelou um responsável da Justiça norte-americano.

António Costa confirma que falou com Zelensky sobre a UE

Beatriz Cavaca | há 8 horas

Recorrendo à rede social Twitter o primeiro-ministro português António Costa diz: “Falei hoje com Zelensky. Confirmei que, na sequência do parecer da Comissão Europeia, Portugal apoiará a concessão do estatuto de candidato à Ucrânia no Conselho Europeu. Manifestei a nossa disponibilidade para aprofundar o apoio político e técnico ao processo de adesão ucraniano”.

 

Putin doente? "Esteve a jogar hóquei no fim de semana", diz Kremlin

Beatriz Cavaca | há 9 horas

Desde que o conflito teve início, que várias têm sido as notícias que alegam que Vladimir Putin está doente, a maioria delas referindo que o líder russo padece de um cancro em estado grave.

O Kremlin foi recentemente confrontado com estas alegações, as quais são negadas categoricamente.

“Uma coisa posso vos dizer é que ontem à tarde ele estava a jogar hóquei. Ontem ele estava a jogar hóquei por isso pensem vocês como está a saúde dele”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ontem à NBC.

Rússia acusa UE de encorajar escalada de tensão com sanções a enclave

Beatriz Cavaca | há 9 horas

A Rússia acusou hoje a União Europeia (UE) de encorajar uma escalada de tensões com as restrições à passagem de bens através da Lituânia para o enclave de Kaliningrado e ameaçou com represálias.

“Exigimos uma restauração imediata do trânsito para Kaliningrado. Caso contrário, seguir-se-ão represálias”, disse a diplomacia russa numa declaração, após ter convocado o embaixador da UE em Moscovo para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, segundo a agência francesa AFP.

EUA confirmam morte de segundo voluntário do país na Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 9 horas

O Departamento de Estado dos EUA confirmou a morte do cidadão americano, voluntário na Ucrânia, Stephen Zabielski, de 52 anos, na aldeia de Dorozhnianka.

“Podemos confirmar a morte do cidadão norte-americano Stephen Zabielski na Ucrânia. Temos estado em contacto com a família e prestamos toda a assistência consular possível. Por respeito à família durante este tempo difícil, não temos mais nada a dizer”, disse o porta-voz da instituição, citado pela CNN Internacional.

Zabielski é o segundo americano conhecido a ser morto em combate na Ucrânia. O veterano do Corpo de Fuzileiros Navais Willy Cancel foi morto em abril.

87% dos ucranianos a favor da adesão à UE

Beatriz Cavaca | há 10 horas

Cerca de 87% dos ucranianos votaria a favor da adesão do seu país à União Europeia (UE) se a questão fosse referendada, indica uma sondagem realizada pelo Grupo Sociológico Rating no passado fim de semana e hoje divulgada.

Ucrânia: 87% dos ucranianos a favor da adesão à UE

Cerca de 87% dos ucranianos votaria a favor da adesão do seu país à União Europeia (UE) se a questão fosse referendada, indica uma sondagem realizada pelo Grupo Sociológico Rating no passado fim de semana e hoje divulgada.

Lusa | 14:27 – 21/06/2022

Zelensky falou com Costa sobre o apoio dado ao país na candidatura à UE

Beatriz Cavaca | há 10 horas

Volodymyr Zelensky e o primeiro-ministro português falaram, esta terça-feira. Na conversa, o presidente ucraniano agradeceu o apoio dado ao país no processo de aquisição do estatuto de candidato a membro da União Europeia.

Recorrendo à rede social Twitter, Zelensky escreveu: “Conversei com o primeiro-ministro António Costa. Agradeci o apoio de Portugal ao conceder à Ucrânia o estatuto de candidato a membro da União Europeia. Concordámos em usar a experiência de Portugal na adesão à União Europeia.”

Áustria pede fim de "mito de que as armas nucleares dão segurança"

Beatriz Cavaca | há 10 horas

“É tempo de pôr fim ao mito de que as armas nucleares proporcionam segurança”, afirmou o chefe da diplomacia austríaca em Viena, na abertura da primeira conferência do Tratado sobre a Proibição das Armas Nucleares (TPNW, na sigla em inglês).

Presidente da Indonésia vai reunir com Vladimir Putin na próxima semana

Beatriz Cavaca | há 10 horas

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, cujo país acolhe este ano a cimeira do G20, vai reunir com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante uma viagem oficial à Rússia, na próxima semana, anunciaram autoridades indonésias.

Rússia pede mais cooperação à União Económica Euroasiática

Beatriz Cavaca | há 10 horas

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, pediu hoje aos cinco parceiros da União Económica Euroasiática (UEE) uma resposta comum à “pressão” do Ocidente motivada pela campanha militar da Rússia na Ucrânia. 

Berlim enviará armas para a Ucrânia "o tempo que for necessário"

Beatriz Cavaca | há 11 horas

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disse esta terça-feira, durante um discurso na reunião anual da Federação das Indústrias Alemãs, que Berlim enviará armas para a Ucrânia “o tempo que for necessário”, reafirmando o seu compromisso de permanecer com a Lituânia e outros aliados do leste.

O ocidente não “aceita o ataque violento à Ucrânia”, afirmou ainda, portanto, o país está a ser fornecido “amplamente com armas” e “sanções sem precedentes duras” foram impostas à Rússia.

Governador de Lugansk acusa Rússia de causar "destruição catastrófica"

Beatriz Cavaca | há 11 horas

O governador ucraniano da região de Lugansk acusou hoje o exército russo de estar a causar uma “destruição catastrófica” em Lyssychansk, uma cidade vizinha de Severodonetsk na região do Donbass, no leste da Ucrânia.

Autoridades russas bloquearam site do jornal britânico The Telegraph

Beatriz Cavaca | há 12 horas

O regulador do país Roskomnadzor, confirmou que o acesso ao site foi restringido depois de se descobrir o jornal britânico tinha divulgado “informações imprecisas sobre a ‘operação militar especial’ conduzida pelas Forças Armadas da Rússia no território da Ucrânia”, segundo a agência de notícias estatal russa Tass.

De acordo com a mesma fonte, a medida foi desencadeada pelo procurador-geral da Rússia que proibiu um artigo que o Telegraph publicou em fevereiro sobre crematórios móveis prestes a serem implantados na guerra.

Kremlin não sabe onde estão norte-americanos capturados, diz Peskov

Beatriz Cavaca | há 11 horas

A Rússia não sabe onde estão detidos os dois voluntários americanos capturados pela Ucrânia ou quem julgará o seu caso, segundo disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à CNN Internacional, esta terça-feira.

“Não sei onde eles estão detidos e quem os vai julgar. A única coisa que é óbvia é que vão ser acusados e irão a tribunal”, disse Peskov numa mensagem de voz enviada ao canal.

De acordo com os meios estatais russos, os dois voluntários americanos, que lutavam pela Ucrânia, foram levados por separatistas pró-russos em Donetsk, depois de terem sido capturados na semana passada. Trata-se de Alexander John-Robert Drueke, de 39 anos de idade, e Andy Tai Ngoc Huynh, de 27 anos, ambos naturais do Alabama.

Norte-americanos capturados pela Rússia podem estar detidos em Donetsk

Beatriz Cavaca | há 3 horas

Os dois norte-americanos capturados na Ucrânia pela Rússia estão atualmente na região separatista de Donetsk, apoiada pela Rússia, no leste do país, segundo uma informação avançada pela agência de notícias Interfax, que cita uma fonte não identificada.

Jovem espanhol que se juntou às forças ucranianas morre na Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 3 horas

Um jovem espanhol de 22 anos, natural de Maancor (Maiorca), que se alistou para combater na guerra na Ucrânia, foi morto, avança a imprensa espanhola.

A informação foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, que fez saber que a morte deste jovem aconteceu no sábado.

O jovem tinha viajado para a Ucrânia para participar na guerra, mas não se sabe se foi morto em combate.

Crimeia lança projetos de integração com as áreas ocupadas

Beatriz Cavaca | há 3 horas

A agência de notícias russa RIA Novosti informou que a Crimeia, que foi anexada pela Rússia em 2014, lançou projetos de integração com as áreas ocupadas na Ucrânia de Kherson e Zaporizhzhia.

Georgy Muradov, vice-presidente do conselho de ministros da Crimeia, é citado pela agência como tendo dito que os laços comerciais e económicos estreitos foram estabelecidos e que eles estão a procurar melhorar as ligações de transporte.

Citado pela agência o responsável adianta que “a criação de rotas de transporte garantirá o fornecimento ininterrupto de alimentos, remédios e ajuda humanitária aos territórios libertados. Também fortalecerá os laços inter-regionais em vários campos”.

Três pessoas morreram e sete ficaram feridas em Kharkiv

Beatriz Cavaca | há 9 horas

Três pessoas morreram e sete ficaram feridas na sequência de ataques aéreos russos na região de Kharkiv, disse o governador local, Oleh Synyehubov na rede social Telegram.

Segundo declarações citadas pelo jornal The Guardian, o responsável conta que estes acontecimentos tiveram lugar no decorrer de um incêndio numa fábrica de processamento de gás em Izium, que está neste momento a ser combatido.

O responsável adianta que os combates continuam na área de Izium, mas que as forças ucranianas “repelem os ataques inimigos e mantêm suas posições com segurança”.

Dinamarca lança alerta sobre fornecimento de gás

Beatriz Cavaca | há 15 horas

A agência de energia da Dinamarca declarou um “alerta precoce” sobre o fornecimento de gás, devido à incerteza sobre as importações de energia da Rússia devido à guerra na Ucrânia.

A União Europeia estabeleceu um sistema para permitir que os estados membros sinalizem dificuldades iminentes no fornecimento de energia usando três níveis crescentes de alertas – o “alerta antecipado”, o “alerta” e por fim “emergência”. O sistema permite a assistência mútua de outros países da UE, mas também pode significar o início do racionamento de fornecimentos.

Na segunda-feira, o vice-diretor da Agência Dinamarquesa de Energia, Martin Hansen, emitiu o alerta de primeiro nível.

“Esta é uma situação séria que estamos a enfrentar e foi agravada pela redução na oferta”, disse Hansen em comunicado, citado pela agência Reuters.

Mais de 1.500 civis ucranianos detidos em prisões na Rússia

Beatriz Cavaca | há 9 horas

A Rússia tem mais de 1.500 civis ucranianos em prisões, segundo declarações da vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, citadas pelo jornal The Guardian.

“Mais de 1.500 civis estão detidos em prisões russas – eles estão em Rostov, Kursk, estão na prisão, estão a ser mantidos como prisioneiros de guerra, embora não devam ser prisioneiros de guerra … Eles devem ser libertados ”, disse Vereshchuk uma intervenção televisiva.

Rússia ameaça retaliação devido ao bloqueio a Kaliningrado

Beatriz Cavaca | há 15 horas

A Rússia ameaçou retaliar a Lituânia pela proibição de trânsito de algumas mercadorias no seu território destinadas ao enclave russo de Kaliningrado no Mar Báltico.

Ben Stiller visitou Kyiv e elogiou Zelensky. "É o meu herói"

Beatriz Cavaca | há 10 horas

Esta segunda-feira, 20 de junho, Ben Stiller encontrou-se com Volodymyr Zelensky em Kyiv, momento que ficou registado num vídeo que pode ver nesta nossa galeria.

“Muito gosto em conhecê-lo. É uma grande honra para mim, é o meu herói. Desistiu de uma grande carreira na comédia por isto”, disse Stiller. 

Ben Stiller visitou Kyiv e elogiou Zelensky. “É o meu herói”

O ator de Hollywood encontrou-se com o presidente ucraniano esta segunda-feira, 20 de junho, em Kyiv .

Mariline Direito Rodrigues | 08:27 – 21/06/2022

Ucranianos já usaram com sucesso armamento doado pelo Ocidente

Beatriz Cavaca | há 15 horas

Na última atualização do ministério da defesa do Reino Unido, é dado conta de que as forças ucranianas “reivindicaram a sua primeira utilização bem-sucedida de mísseis antinavio Harpoon doados pelo Ocidente contra as forças marítimas russas”.

De acordo com a tutela britânica o objetivo deste ataque foi “o rebocador naval russo Spasatel Vasily Bekh, que estava a entregar armas e transportar pessoal na Ilha da Serpente, no noroeste do Mar Negro”.

Canais russos de televisão chegam a Kherson, diz exército russo

Beatriz Cavaca | há 16 horas

O exército russo anunciou hoje que toda a região de Kherson, atualmente controlada pela Rússia no sul da Ucrânia, tem já acesso “gratuito” a canais de televisão russos.
  

Zelensky vai falar na próxima cimeira da NATO

Beatriz Cavaca | há 12 horas

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai participar por videoconferência na cimeira da NATO, que vai decorrer em Madrid, a 29 e 30 de junho, disse o diretor adjunto do gabinete presidencial.

Norte-americanos capturados cometeram "crimes" contra russos, diz Kremlin

Beatriz Cavaca | há 17 horas

Dois norte-americanos capturados na Ucrânia enquanto lutavam ao lado das forças ucranianas “colocaram em perigo” soldados russos e devem ser “responsáveis por esses crimes”, referiu esta segunda-feira o porta-voz do Kremlin, em entrevista à estação NBC News.

Justiça mantém interdição do Facebook e Instagram na Rússia

Beatriz Cavaca | há 17 horas

Um tribunal de Moscovo rejeitou segunda-feira o recurso da gigante tecnológica Meta contra a decisão de declarar a empresa como “organização extremista” e de proibir na Rússia as redes sociais Facebook e Instagram.

Medalha do Nobel da Paz vendida por 98 milhões para crianças deslocadas

Beatriz Cavaca | há 14 horas

O chefe de redação do jornal Novaya Gazeta, Dmitri Mouratov, vendeu a medalha do Prémio Nobel da Paz 2021 por 98,3 milhões de euros, para as crianças deslocadas pela guerra na Ucrânia.

Rússia quer controlar toda a região de Lugansk até domingo, diz Kyiv

Beatriz Cavaca | há 14 horas

A vice-ministra da Defesa ucraniana afirmou que o Kremlin ordenou aos militares russos que conquistassem toda a região de Lugansk, no leste da Ucrânia, até domingo.

Rússia quer controlar toda a região de Lugansk até domingo, diz Kyiv

A vice-ministra da Defesa ucraniana afirmou que o Kremlin ordenou aos militares russos que conquistassem toda a região de Lugansk, no leste da Ucrânia, até domingo.

Lusa | 06:04 – 21/06/2022

Para recordar…

Beatriz Cavaca | há 17 horas

Bom dia!

Beatriz Cavaca | há 17 horas

Damos aqui início a um novo acompanhamento AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu esta segunda-feira no artigo abaixo:

AO MINUTO: Deportados 1,2 milhões; Rússia usou 210 armas proibidas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:36 – 20/06/2022

Cancún desde 449€ ida e volta!

Lifestyle Viagens 19/01/21

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM