AO MINUTO: UE "vive momento histório"; 27 decidem entrada da Ucrânia hoje

AO MINUTO: UE "vive momento histório"; 27 decidem entrada da Ucrânia hoje

Assinala-se, esta quinta-feira, o 120.º dia da invasão das tropas russas na Ucrânia. Também hoje é esperada a decisão sobre a atribuição do estatuto de país candidato à Ucrânia – e à Moldova e Geórgia.

A decisão será tomada pelos 27, e está prevista a atribuição deste estatuto ao país, que luta contra a Rússia desde 24 de fevereiro. O alargamento do bloco europeu é o tema central deste Conselho da Europa, que decorre entre hoje e sexta-feira, 23 e 24 de junho, em 

Recorde-se que, na semana passada, a presidente da Comissão Europeia deu um parecer positivo à entrada da Ucrânia na UE. “Os ucranianos estão prontos a morrer pela perspetiva europeia”, considerou Ursula Von der Leyen.

DESTAQUES

EM DIRETO

Medvedev sobre líderes internacionais: "Sem ofensa, mas…"

Teresa Banha | há 39 minutos

O antigo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, considerou, esta quinta-feira, que o nível dos líderes políticos “tem vindo a decrescecer”. Numa mensagem partilhada no Telegram, o aliado de Putin sublinha que esta ‘descida d enível’ tem vindo a acontecer nos últimos vinte anos.

“É óbvio que agora a Europa não tem um traço de figuras políticas como Helmut Kohl, Jacques Chirac ou Margaret Thatcher”, escreveu o aliado de Putin, exemplificando ainda com os líderes contemporênos: “Sem ofensa para ninguém, mas Mario Draghi não é Silvio Berlusconi, e Olaf Scholz não é Angela Merkel. São novas pessoas que, na minha opinião, estão longe daquilo que foi a melhor administração pública”, escreveu.

Medvedev defende ainda que a Europa se tornou “uma voz de coro fraca” para os “solistas americanos”.

Militares ucranianos fazem alguns baixas na Ilha da Cobra

Teresa Banha | há 50 minutos

O porta-voz da administração militar de Odessa disse, esta quinta-feira, que o exército ucraniano tinha destruído alguma artilharia russa na Ilha da Cobra, localizada no Mar Negro, onde os exércitos russo e ucraniano estão a combater.

“Estamos a falar de dois sistemas antiaéreos e conjuntos de canhões, estamos a falar de uma estação de radares alguns veículos e também [atingimos] alguns militares”, escreveu Serhii Bratchuk no Telegram Serhii.

 

Advogados de britânicos condenados à morte preparam recurso

Teresa Banha | há 1 hora

Os advogados dos britânicos e do marroquino condenados à pena de morte por um autoproclamado tribunal de Donetsk estão a preparar os recursos das sentenças.

“Se os recursos forem rejeitados e a condenação for imposta, será requerido perdão de pena”, garante a advogada de Shaun Pinner, Yulia Tserkovnikova.

"Lysychansk está a defender-se", diz governador de Lugansk

Teresa Banha | há 1 hora

O governador de Lugansk informou, esta quinta-feira, que Lysychansk está a ser fortemente atacada. “Os racistas [tropas russas] concentraram os seus ataques, com centenas de mísseis, nesta direção”, escreveu Sergei Haidai no Telegram, acrescentando que “há baixas entre os civis”.

“Apesar dos ataques, a cidade está na linha da frente da resistência ucraniana. Lysychansk está a defender-se, considera o responsável.

Tropas russas continuam a avançar no Donbass

Teresa Banha | há 1 hora

As tropas russas continuam a avançar na região separatista ucraniana. De acordo com os serviços secretos do Reino Unido, desde domingo que o exército da Rússia avançou 5 km em direção a Lysychansk, em Lugansk.

“Algumas unidades ucranianas retiraram-se, provavelmente, para evitarem serem cercadas. A melhoria da Rússia poderá ser, muito provavelmente, devido a um reforço das tropas e a um grande número de ataques”, escrevem os representantes do ministério da Defesa.

Russos querem fazer de Donbass uma nova Mariupol?

Teresa Banha | há 1 hora

O presidente da Ucrânia disse, na quinta-feira, que as tropas russas estavam a tentar destruir Donbass da mesma forma que destruíram Mariupol.

“O objetivo dos ocupantes continua o mesmo nesta direção – querem destruir Donbass passo a passo. Toda. Lysychansk, Slovyansk, Kramatorsk – o obejtivo é transformar qualquer cidade em Mariupol. Arruinar completamente”, afirmou Volodymyr Zelensky no seu discurso habitual diário, durante o qual também oediu mais armas.

Libertar a Ucrânia é “objetivo nacional”, aponta Zelensky

Zelensky revelou ter continuado “a maratona telefónica por uma decisão positiva do pedido da Ucrânia de adesão à União Europeia”, tendo, esta quarta-feira, contactado os líderes de 11 países.

Notícias ao Minuto | 23:27 – 22/06/2022

Aliados consideram EUA mais confiáveis desde a guerra na Ucrânia

Teresa Banha | há 1 hora

Os Estados Unidos são considerados mais confiáveis pelas populações dos países aliados desde o início da invasão russa da Ucrânia, enquanto a imagem de Moscovo – já negativa – acentuou-se, refere uma sondagem internacional divulgada esta quinta-feira.

Aliados consideram EUA mais confiáveis desde a guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos são considerados mais confiáveis pelas populações dos países aliados desde o início da invasão russa da Ucrânia, enquanto a imagem de Moscovo, já negativa, acentuou-se, refere uma sondagem internacional divulgada esta quarta-feira.

Lusa | 06:42 – 23/06/2022

G7 apresenta propostas para aumentar a pressão sobre Moscovo

Teresa Banha | há 1 hora

A cimeira do Grupo dos 7 vai concluir no final de semana, na Alemanha, com “um conjunto de propostas concretas para aumentar a pressão sobre a Federação Russa e mostrar um apoio coletivo à Ucrânia”.

Ucrânia. G7 apresenta propostas para aumentar a pressão sobre Moscovo

A cimeira do Grupo dos 7 (G-7), no final de semana, na Alemanha, vai concluir com “um conjunto de propostas concretas para aumentar a pressão sobre a Federação Russa e mostrar um apoio coletivo à Ucrânia”.

Lusa | 06:33 – 23/06/2022

27 decidem esta quinta-feira o estatuto de candidato da Ucrânia

Teresa Banha | há 1 hora

Os líderes dos 27 da União Europeia vão decidir, esta quinta-feira, sobre o processo de candidatura da Ucrânia ao bloco europeu, no arranque de uma cimeira em Bruxelas dominada pelo alargamento do bloco europeu.

Líderes dos 27 da UE decidem hoje estatuto de candidato para Ucrânia

Os líderes dos 27 da União Europeia (UE) vão decidir hoje sobre o processo de candidatura da Ucrânia ao bloco europeu, no arranque de uma cimeira em Bruxelas dominada pelo alargamento, com a guerra como pano de fundo.

Lusa | 06:26 – 23/06/2022

Para recordar

Teresa Banha | há 1 hora

Bom dia!

Teresa Banha | há 2 horas

Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu na quarta-feira no link abaixo. 

AO MINUTO: Moscovo acusa Berlim de “histeria russofóbica”; “O mal voltou”

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:59 – 22/06/2022

Cancún desde 449€ ida e volta!

Lifestyle Viagens 19/01/21

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM