AO MINUTO: 18 mortos em Odessa; Kyiv exporta eletricidade para a UE

AO MINUTO: 18 mortos em Odessa; Kyiv exporta eletricidade para a UE

Ao 128.º dia da invasão russa da Ucrânia, o centro das atenções está voltado para a retirada das tropas russas da ilha Zmiinyi, naquilo que o Ministério da Defesa da Rússia descreveu como um “gesto de boa vontade”.

Na quinta-feira, terminou a cimeira da NATO, em Madrid, na qual os líderes da aliança transatlântica asseguraram o apoio à Ucrânia para que o conflito não se alastre além fronteiras. “Porque se isto se torna numa guerra em grande escala entre a Rússia e a NATO, então veremos sofrimento, danos, morte e destruição a uma escala que é muito, muito pior do que a que vemos hoje na Ucrânia”, frisou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg. 

DESTAQUES

EM DIRETO

Duas crianças entre as vítimas mortais em ataque em Odessa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 36 minutos

Pelo menos 18 pessoas, entre as quais duas crianças, morreram num ataque russo com mísseis na região de Odessa, revelou o governador Maskym Marchenko. Há ainda 31 feridos.

Segundo o responsável, até às 9h locais, [7h em Lisboa], foram identificadas “18 vítimas, incluindo duas crianças”. Entre os 31 feridos, estão quatro crianças e uma mulher grávida.

Sobe para 17 número de mortos em ataque com mísseis na região de Odessa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 44 minutos

Pelo menos 17 pessoas morreram e 30 ficaram feridas num ataque com mísseis a 80 quilómetros de Odessa, anunciaram hoje os serviços de emergência ucranianos. “Um avião estratégico realizou um ataque com mísseis na região de Odessa, a partir do mar Negro”, às 06h00 (04h00 em Lisboa), de acordo com um comunicado, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Resiliência do sistema financeiro mundial deve ser reforçada

Márcia Guímaro Rodrigues | há 45 minutos

O plenário do Conselho de Estabilidade Financeira realçou na quinta-feira “a necessidade de reforçar a resiliência do sistema financeiro mundial”, no contexto da invasão russa da Ucrânia.

Departamento do Tesouro dos EUA bloqueia fundo de oligarca russo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 46 minutos

O Departamento do Tesouro anunciou quinta-feira que bloqueou um fundo de mil milhões de dólares, baseado no Estado do Delaware, ligado ao oligarca russo Suleiman Abusaidovich Kerimov, já objeto de sanções.

Zelensky diz que Ucrânia começou a exportar eletricidade para a UE

Márcia Guímaro Rodrigues | há 42 minutos

A Ucrânia começou a exportar eletricidade “de maneira significativa” para a UE, através da Roménia, anunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. “Foi dado um passo importante na nossa aproximação à União Europeia” na quinta-feira, disse, na quinta-feira à noite, o líder da Ucrânia, país que recebeu na semana passada o estatuto de candidato à adesão à UE, aprovado pelos 27 Estados-membros.

Dez mortos em ataque com mísseis na região de Odessa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 47 minutos

Dez pessoas morreram e sete ficaram feridas num ataque com mísseis a 80 quilómetros de Odessa, anunciou hoje o porta-voz da administração da região do sul da Ucrânia, Serguei Bratchuk. “Um avião estratégico realizou um ataque com mísseis na região de Odessa, a partir do mar Negro”, na noite de quinta-feira, disse Bratchuk. 

Para recordar…

Márcia Guímaro Rodrigues | há 50 minutos

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 57 minutos

Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu na quinta-feira no link abaixo:

AO MINUTO: 50% dos mísseis são soviéticos; Situação difícil em Lysychansk

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:46 – 30/06/2022

Cancún desde 449€ ida e volta!

Lifestyle Viagens 19/01/21

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM