Comer batatas fritas e refrigerantes pode aumentar risco de Alzheimer

Comer batatas fritas e refrigerantes pode aumentar risco de Alzheimer

São muitos os fatores que podem influenciar um diagnóstico de Alzheimer, incluindo a alimentação de cada um. Recentemente, foi lançado um estudo que reforça esta ideia, afirmando que as pessoas que consomem, regularmente, alimentos altamente processados podem estar a aumentar o risco de virem a desenvolver Alzheimer. 

Foram analisados, durante cerca de 10 anos, os dados de mais de setenta mil pessoas, com mais de 55 anos. Com estas informações os investigadores chegaram à conclusão que a cada aumento diário de 10% no consumo de alimentos processados, como batatas fritas ou refrigerantes, o risco de demência aumenta em 25%.

Huiping Li da Universidade de Medicina de Tianjin, na China, e um dos autores do estudo, explicou ao jornal The Mirror que, além de terem encontrado esta ligação entre os alimentos processados e o Alzheimer, também descobriram que “substituí-los por opções saudáveis ​​pode diminuir o risco”. Isto significa que trocar cerca de 10% destes alimentos por frutas frescas, vegetais ou legumes como ervilhas ou lentilhas pode reduzir o risco de Alzheimer em 19%.

Segundo os investigadores é importante saber que a definição alimentos processados se refere a hambúrgueres, ‘nuggets’ de frango, salsichas, pizzas, mas também iogurtes, gelados, bolos, biscoitos e refrigerantes. Sem esquecer ketchup, maionese, refeições pré-feitas e cereais de pequeno-almoço. Todos estes produtos são caracterizados por serem ricos em açúcar adicionado, gordura e sal e muito pobres em proteínas e fibras. 

Leia Também: Alzheimer: Os sintomas a que deve estar atento

Ponte Aérea Lisboa-Funchal

Lifestyle Viagens 17/02/22

Marque já a sua próxima viagem para o Funchal desde 25€ (ida).

patrocinado por Wook

Manuais escolares? É mesmo disto que precisa: A WOOK cuida de tudo!

Lifestyle hôma 21/07/22

Fazer um bar em casa é mais fácil do que parece. Brindemos a esta ideia!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM