Rio critica aumento do IUC "só para os menos afortunados"

Rio critica aumento do IUC

Rui Rio, antigo líder do PSD, criticou, este sábado, a proposta do Governo para aumentar o Imposto Único de Circulação (IUC) dos carros com matrícula até 2007, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

Numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter), Rio questiona se a medida “faz algum sentido”, uma vez que vai afetar “os menos afortunados”.

“Parece que se pretende baixar portagens no Algarve, compensando com aumento de impostos; neste caso com o IUC. Para todos? Não, só para os menos afortunados. Apenas para quem não tem dinheiro para comprar um carro novo e tem de ter um com mais de 17 anos. Isto faz algum sentido?”, escreveu.

Recorde-se que o Governo vai avançar com uma reforma ambiental do IUC, que irá aumentar para os veículos mais antigos – e que não estão isentos do pagamento deste imposto.

Quem vai pagar mais IUC?

Segundo o relatório que acompanha a proposta de OE2024, serão abrangidos os veículos com matrícula até 2007 de “categoria A e E”. Ou seja, cerca de três milhões de veículos de categoria A de 500 mil da categoria E.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte da Autoridade Tributária (AT) esclareceu que, “de acordo com o Código do Imposto Único de Circulação, os veículos cuja data de primeira matrícula é anterior a 1981 não estão sujeitos a IUC”. 

Significa isto que o IUC será agravado para carros com matrícula entre 1981 e 2007, segundo a proposta do Governo. 

Leia Também: Já há uma petição contra o aumento do IUC para os carros mais antigos

PUB

Crédito habitação: Poupe tempo (e dinheiro) a escolher a melhor proposta

Cultura Viagens 10/10/23

Paris é sempre uma boa ideia. Reserve já desde 73€ ida.

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Recomendados para si

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM