Inmetro divulga ranking dos carros flex mais econômicos do país

Inmetro divulga ranking dos carros flex mais econômicos do país

Luiz Forelli Santana/iG Renault Kwid segue se destacando quando o assunto é baixo consumo de combustível

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ( Inmetro ) divulgou a lista com os carros flex mais econômicos do país . É importante constar que alguns modelos podem ter apresentados variações mecânicas para a linha 2025, já nas lojas, em muitos casos, e o consumo pode apresentar pequenas variações com os anteriores.

Vale ressaltar que o método utilizado pelo Inmetro não considera apenas o consumo de combustívele sim quanto de energia o veículo demanda para percorrer um km . A lista classifica os carros por eficiência em Mj/km, mas traz também os dados de consumo de combustível aferidos pelo instituto.

1 – Toyota Corolla Híbrido

Toyota Corolla Híbrido Luiz Forelli Santana/iG Toyota Corolla Híbrido Luiz Forelli Santana/iG Toyota Corolla Híbrido Luiz Forelli Santana/iG

O carro mais eficiente do país é o Toyota Corolla Híbridoque ostenta um motor elétrico para ajudar no consumo de combustível e mover o veículo por alguns km. Segundo o Inmetro, seu consumo é de 1,21 MJ/km, o que se traduz em médias urbanas de 12,8 km/l com etanol e 18,5 km/l na gasolina. Na estrada, o consumo sobe para 11,1 km/l com etanol e 15,7 km/l com gasolina. O modelo é equipado com transmissão automática do tipo CVT.

2 – Toyota Corolla Cross Híbrido

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid apresenta nova identidade visual Luiz Forelli/iG Toyota Corolla Cross Divulgação Toyota Corolla Cross Divulgação Toyota Corolla Cross XRX Hybrid Divulgação

Se o sedã é eficiente, o SUV também segue na mesma pegada, apesar de gastar um pouco mais de energia. Demandando 1,29 MJ/km, o consumo de etanol é de 12,5 km/l na cidade e 10,1km/l na estrada. Já com gasolina, as médias são de 17,7 km/l e 14,6 km/l nos respectivos circuitos. O motor é o mesmo 1.8 híbrido do sedã, bem como a transmissão.

3 – Renault Kwid

Renault Kwid Intense Luiz Forelli Santana/iG Renault Kwid Intense Luiz Forelli Santana/iG Renault Kwid Intense Luiz Forelli Santana/iG

O primeiro modelo movido somente a combustão da lista é o Renault Kwid. O compacto consome 1,36MJ/km, o que significa médias de 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l com gasolina. O compacto é equipado com motor 1.0 aspirado de transmissão de cinco marchas.

4 – Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus Divulgação Chevrolet Onix Plus Divulgação Chevrolet Onix Plus Divulgação

O primeiro sedã da lista é o Onix Plusque aparece antes mesmo do seu “irmão” hatch, que é mais leve. O consumo energético é de 1,42 MJ/km, o que se traduz em médias de 9,3 km/l na cidade e 12 km/l com etanol. O cenário é melhor na gasolina, com registros de 13,5km/l em circuito urbano e 17,4 km/l no cenário rodoviário.

5 – Volkswagen Polo

VW Polo 2023 Divulgação VW Polo 2023 Divulgação VW Polo 2023 Divulgação VW Polo 2023 Divulgação VW Polo 2023 Divulgação

De volta aos hatches, o Polo precisa de 1,45 Mj para rodar um km. Na medição em litros, o compacto da VW percorre 9,5 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Na gasolina, são 13,7 km/l e 16,1 km/l, nos respectivos ciclos. O modelo é equipado com motor 1.0 e câmbio de cinco marchas.

6 – Chevrolet Onix

Chevrolet Onix Divulgação Chevrolet Onix Divulgação/Chevrolet Chevrolet Onix Divulgação/Chevrolet

Agora sim a versão hatch do compacto da GM, que consome um pouco mais que o sedã. São 1,46 MJ/km. Na cidade, o Onix marca 9,3 km/l com etanol, enquanto na estrada, são 11,4 km/l. Já na gasolina as médias sobem para 13,3 km/l e 16,5 km/l, muito pouco em comparação com o sedã. Ambos são movidos por motores 1.0 e transmissão manual de seis marchas.

7 – Fiat Cronos

Fiat Cronos Divulgação Fiat Cronos Divulgação Fiat Cronos Divulgação

O primeiro Fiat da lista é o Cronos, que ostenta motor 1.0 de três cilindros, bem como os rivais. São 9,8 km/l em circuito urbano e 11 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Na gasolina, as médias passam a ser de 13,4 km/l e 15,6 km/l. O consumo energético do modelo é de 1,47 MJ/km.

Fonte: CARROS.IG.COM.BR