Geraldo Bubniak/AENGolpe da CNH Social
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alertou para um golpe que usa o nome do programa CNH Social para enganar pessoas interessadas em obter a carteira de habilitação gratuita. Segundo o órgão, estão circulando mensagens em redes sociais e aplicativos de conversa com links falsos e cobranças indevidas.
O Detran-PR reforça que a CNH Social não tem taxa de inscrição e que não existe pagamento para “garantir vaga” ou “liberar cadastro”. O órgão afirma que qualquer mensagem com solicitação de Pix, boleto ou depósito em nome do programa deve ser tratada como fraude.
Como a fraude é aplicada
De acordo com o Detran-PR, os golpistas costumam atrair vítimas prometendo facilidade no acesso ao benefício e direcionam para páginas que imitam serviços oficiais. Nessas páginas, a vítima é induzida a informar dados pessoais e, na sequência, recebe uma cobrança para supostas etapas do processo.
Divulgação/Detran-PRGolpe da CNH Social
O órgão ressalta que não há intermediários autorizados e que a participação, quando aberta, depende de regras e critérios divulgados em canais institucionais, sem cobrança de valores para inscrição ou seleção.
Onde buscar informação e o que fazer se cair no golpe
O Detran-PR orienta que o cidadão consulte apenas os canais oficiais do órgão antes de preencher qualquer cadastro relacionado ao programa. A recomendação é não clicar em links recebidos por mensagens, não compartilhar documentos fora de páginas oficiais e não realizar pagamentos associados ao nome da CNH Social.
Em caso de tentativa de golpe, o órgão recomenda guardar provas da mensagem, como prints e links recebidos, e registrar boletim de ocorrência.
Fonte: CARROS.IG.COM.BR

