Vítima da Covid-19 é velada com caixão aberto no Paraná após erro de hospital

imagem21-08-2020-11-08-27

Publicidade

Uma confusão protagonizada em um hospital de Ponta Grossa, no Paraná, resultou num episódio de risco de contaminação da Covid-19. Um paciente que testou positivo para a Covid-19 acabou não resistindo à doença e foi velado com o caixão aberto. O equívoco se deu após a certidão de óbito do homem apresentar que ele havia morrido por pneumonia.

A decisão de velar o corpo da vítima da Covid-19 contraria as recomendações sanitárias para conter a disseminação do coronavírus, bem como o decreto municipal de Ponta Grossa, que não está permitindo velórios com vítimas da doença na cidade. Nas regras estabelecidas, os familiares têm apenas 20 minutos para se despedir do ente falecido em um local aberto. Em casos da Covid-19, o caixão fica lacrado.

De acordo com informações da família, eles não sabiam que ele tinha contraído a Covid-19 e, por isso, decidiram realizar o velório. O homem de 46 anos estava internado há 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após tomar conhecimento do diagnóstico positivo para a doença, os familiares do homem fecharam o caixão.

Publicidade

A palavra do hospital

Em nota, o Hospital Universitário de Ponta Grossa, afirmou que após a morte do paciente e liberação do corpo, foi que a equipe do hospital foi avisada pelo município que o resultado do exame que o homem realizou havia apontado positivo para a Covid-19. O exame, no entanto, foi realizado dia 10, e o resultado saiu três dias depois.

Publicidade Publicidade

A Secretária de Saúde de Ponte Grossa, por sua vez, informou que no ato da solicitação do leito para o paciente no HU, a equipe informou no sistema que o homem apresentava sintomas da doença, e quando o resultado do teste saiu, o laudo positivo também subiu para o sistema.

Não é a primeira vez que este tipo de caso ocorre em Ponta Grossa. Em julho, um homem de 40 anos, que morreu vítima da Covid-19, foi velado por 11 horas no município.

Continue Lendo Comunicar Erro imagem21-08-2020-11-08-29 Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece CLIQUE AQUI

Fonte: www.i7news.com.br/noticia/24034/cidades/vitima-da-covid-19-e-velada-com-caixao-aberto-no-parana-apos-erro-de-hospital-20082020