Limpar móveis: saiba como fazer o procedimento da forma certa

Limpar móveis: saiba como fazer o procedimento da forma certa

A limpeza do ambiente é rotina em qualquer casa, mas é preciso atenção para fazer a higienização de forma correta, principalmente quando se trata dos móveis. Eles costumam ser fabricados com diversos materiais e cada um deles tem uma forma diferente para fazer a limpeza. A higienização de forma correta pode ser fator determinante para garantir uma maior durabilidade. Saiba como deve ser feita a limpeza em cada tipo de móvel e quais produtos podem ser utilizados para evitar danos. 

O primeiro passo para acertar na hora de limpar móveis é seguir as instruções dos fabricantes e estar atento às especificidades de cada material na hora de fazer a limpeza. “O ideal é sempre optar por produtos menos abrasivos, como sabão neutro diluído em água e produtos de conservação e limpeza indicado pelos fabricantes”, afirma Cristina Fachini, coordenadora de Marketing da Bontempo. 

+ Saiba como fazer corretamente a limpeza de tapetes

+ Limpeza de privada e pias: como higienizá-las de forma correta

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

Mas cada tipo de material pede uma forma diferente de limpar móveis e, por isso, todo cuidado é pouco na hora de fazer a higienização. Os de madeira, por exemplo, exigem atenção em relação ao uso da água. “No mobiliário em madeira, a água deve ser utilizada com muita parcimônia. De uma maneira geral, o uso de um pano levemente umedecido, seguido por um pano seco já basta para higienizar superfícies em madeira. É indicado esse processo também para superfícies em MDF e para móveis com os acabamentos Lacca, Legno Fosco, Laccato e Legno de Alto Brilho. Para os dois últimos indicamos ainda a aplicação de uma pequena camada à base de cera”, explica.

Já o laminato e o couro sintético exigem uma maior atenção. “Eles devem ser limpos com um pano umedecido em água morna com uma pequena quantidade de sabão neutro diluída. Para evitar o ressecamento, deve-se aplicar uma leve camada de vaselina líquida nos couros sintéticos e retirar o excesso com um pano seco”, explica Cristina Fachini. Os móveis em tecido são comuns nos ambientes. “Os acabamentos em tecido devem ser limpos com aspirador de pó, pano ou escova macia ou um pano umedecido em água morna com uma pequena quantidade de sabão neutro diluída”, detalha a coordenadora de Marketing da Bontempo.

Ela ainda explica que os produtos em lâmina natural de madeira devem “ser limpos com um pano umedecido em água com um pouco de sabão neutro diluído, seguido por uma flanela seca, limpa e macia, destinada só para isso”. 

Leia mais

+ Saiba fazer as adaptações para criar gatos em apartamento

+ Como usar os painéis ripados na decoração

+ Veja os tipos ideais de plantas para banheiro e dê vida ao ambiente

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR