Decorar na pandemia: seguindo alguns cuidados, é possível

Decorar na pandemia: seguindo alguns cuidados, é possível

Neste momento de pandemia, que as pessoas estão passando mais tempo em casa, ter uma nova decoração pode renovar o ambiente e trazer maior bem-estar ao conceito do morar. Ainda que o cenário seja alarmante em relação ao contágio do coronavírus no Brasil, é possível fazer uma transformação na casa tomando os devidos cuidados em relação à questão sanitária. Saiba como decorar na pandemia de forma segura e assertiva.

Para tomar os cuidados na pandemia, existem formas simples de reorganizar a decoração do ambiente. “Como estamos sem poder receber pessoas, a decoração rápida e o DIY (faça você mesmo) vieram com tudo. Dá para renovar ambientes com uma simples aplicação de papel de parede ou pintura. A marcenaria planejada e definitiva deu lugar aos móveis soltos que podem ser comprados online”, afirma a arquiteta Vanessa Gomes, do escritório Mucam Arquitetura. 

+ Plantas no quarto: quais tipos ideais para ajudar no sono

+ Saiba fazer as adaptações para criar gatos em apartamento

+ Cachorro em apartamento: como escolher o companheiro ideal para morar com você

As compras online, inclusive, ganharam força neste período com restrições e é possível decorar na pandemia usando os meios digitais. “A maioria das empresas adequou o modelo de negócio para a plataforma online. As opções de lojas de móveis, objetos de decoração e peças artesanais são muitas. Valorizar o comércio local e comprar de empresas de menor porte também virou uma tendência”, explica a arquiteta. Um profissional pode ajudar nas escolhas. “Com a orientação de um profissional, a compra fica bem mais assertiva. Hoje já é possível contratar projetos e consultorias online a preços acessíveis”.

Decorar na pandemiaSala antes da reforma – Foto: Mucam Arquitetura
Decorar na pandemiaSala depois da reforma: consultoria online entrega o projeto e a forma de execução para transformar ambiente – Foto: Mucam Arquitetura

Na hora de comprar na loja física ou online, deve-se tomar cuidados para acertar na decoração. “É importante ter noção das dimensões do ambiente e a relação do novo item com os demais existentes. Também medir o espaço e observar as dimensões do produto, como largura, altura e profundidade, para não errar”, sugere. Além disso, outros detalhes podem ser importantes. “Os preços são os mais variados e devemos observar o custo-benefício, procurar a avaliação do produto ou da loja no site. Observar o prazo de entrega e o preço do frete também são importantes para avaliar se é melhor comprar numa loja distante ou local”.

Caso precise receber profissionais em casa, é necessário tomar alguns cuidados. “Seguir os protocolos sanitários recomendados pela OMS, como uso de máscara, álcool 70 na higienização das mãos e produtos e manter o maior distanciamento possível. Já na execução da obra, o ideal é trabalhar com equipes reduzidas e, se possível, fazer um ambiente por vez, dividindo em etapas”, conclui.

Leia mais

+ Aprenda como fazer a limpeza de chuveiros e duchas manuais

+ 8 ideias criativas para quarto pequeno de casal

+ Entenda os cuidados para derrubar paredes durante reformas

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR