Limpeza de chuveiros e duchas: aprenda como fazer corretamente

Limpeza de chuveiros e duchas: aprenda como fazer corretamente

Após um tempo de uso, é normal que os chuveiros e as duchas manuais acumulem certos resíduos. Se você não limpar corretamente, os equipamentos podem perder a eficácia. Para que isso não aconteça, alguns cuidados que não danificam as peças e prolongam o tempo de vida são essenciais. A limpeza de chuveiros e duchas é simples. 

+ Como fazer a limpeza correta dos móveis e quais produtos usar

+ Saiba como fazer corretamente a limpeza de tapetes

+ Limpeza de privada e pias: como higienizá-las de forma correta

“A limpeza de chuveiros e duchas pode ser feita mensalmente ou quando a pessoa notar que o chuveiro perdeu a eficiência. Nos metais, jamais utilize produtos químicos e materiais abrasivos, pois eles corroem as superfícies e danificam as peças”, orienta Luciano Almeida, gerente de produtos da Roca Brasil, empresa que fabrica louças e metais sanitários. 

Limpeza de chuveirosChuveiros e duchas acumulam sujeiras com o tempo, por isso é necessário fazer limpezas periódicas

Almeida diz que é comum que, com o uso diário, as saídas de água do chuveiro acabem entupindo. Isso acontece porque junto com a água vem também impurezas, como minerais, que acabam se depositando nesse local. Assim, os crivos do chuveiro (furinhos por onde a água sai), entopem com o passar do tempo. Veja abaixo o passo a passo de como fazer a limpeza. 

Parte interna

Faça uma solução caseira misturando vinagre e água em partes iguais. Coloque dentro de um saco plástico e amarre-o na saída de água do chuveiro. Atenção: o líquido precisa estar em contato direto com os furinhos. Deixe por 20 minutos, retire e ligue o chuveiro por dois minutos para que a água corrente limpe o que sobrou de resíduos. Finalize passando uma escova macia (pode ser de dentes) com sabão neutro.  

Parte externa 

Em caso de manchas mais simples, é possível usar somente um pano seco para esfregar a superfície do produto. Porém, se a limpeza de chuveiros ou duchas não é feita com frequência, pode haver um acúmulo de resíduos e exigir mais trabalho. Utilize uma esponja macia, água e sabão neutro. Cuidado com produtos multiuso e massas de polir, pois podem danificar os equipamentos.

Leia mais

+ Plantas no quarto: quais tipos ideais para ajudar no sono

+ 8 ideias criativas para quarto pequeno de casal

+ Entenda os cuidados para derrubar paredes durante reformas

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR