Sol dentro de casa: como aproveitar melhor a luz natura do dia

Sol dentro de casa: como aproveitar melhor a luz natura do dia

As restrições de circulação impostas pela pandemia fizeram com que o tempo em casa se multiplicasse e exigiram a adaptação, de uma hora para outra, a uma nova rotina. Foi preciso ressignificar os espaços e também os hábitos. Se antes pegar sol em áreas abertas era comum, muitas pessoas passaram a fazer dentro de casa. Um imóvel bem iluminado, além de garantir a dose diária de vitamina D, também traz outros benefícios, como economia de energia. Saiba como aproveitar o sol dentro de casa.

+Cinema em casa: aprenda a deixar o ambiente no clima para ver filmes e séries.

+Conheça as melhores plantas para varandas

+Dedetização: saiba como preparar a casa para fazer o serviço

A exposição ao sol, se feita da forma correta, pode trazer uma lista grande de benefícios. Inclusive, muitos deles podem ser benéficos para passar por esse novo momento que a pandemia trouxe. “Entre eles estão ativar a produção de vitamina D, melhorar o humor e estimular a produção de endorfinas que causam sensação de bem-estar”, explica a dermatologista Lígia Guedes. 

Pegar sol dentro de casa melhora o humor e estimula a produção de endorfinas Pegar sol dentro de casa melhora o humor e estimula a produção de endorfinas

Portanto, é válido separar um momento para pegar sol dentro de casa. Porém, é preciso tomar alguns cuidados. “Pode deixar para expor os braços ou pernas por cerca de 15 minutos por dia. A hora para ativar mais a produção de vitamina D é perto de meio-dia quando temos o pico da radiação UVB. Não recomendo expor o rosto sem proteção, devido ao risco de surgimento de manchas como o melasma”.

Mas a exposição ao sol não é recomendada para todos. “Pacientes de pele muito clara, olhos claros e com história familiar ou pessoal de câncer de pele devem fazer a reposição oral da vitamina D ao invés de se expor diretamente ao sol sem proteção”, detalha a dermatologista.

Além dos benefícios para a saúde, um imóvel bem iluminado também traz outros aspectos positivos, inclusive para os projetos de arquitetura e decoração. “Ter um ambiente naturalmente bem iluminado é sempre a melhor condição para o espaço. Condições de iluminação e ventilação naturais são primárias para um bom projeto. Um ambiente que recebe a luz do sol tem mais energia, brilho, sensação de bem-estar e, em locais úmidos, estabilidade térmica”, conta a arquiteta e decoradora Sophia Reinaux. 

Como aproveitar o sol dentro de casaAmbiente com iluminação natural pode trazer a sensação de bem-estar

Um ambiente que recebe a luz do sol e é naturalmente iluminado também pode trazer retorno positivo para o bolso, já que geram economia de energia. “Ambientes bem iluminados podem poupar um período de horas de energia, a depender do posicionamento do espaço, região e função daquele espaço”, acrescenta a profissional.   

Leia mais

+ Cadeiras suspensas: modelos, formatos e cuidados na instalação

+ Qual a posição ideal do modem em casa para distribuir o sinal

+ Aprenda a decorar uma cozinha conectada à copa

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR