Cães e gatos no inverno: como proteger os bichinhos do frio em casa

Cães e gatos no inverno: como proteger os bichinhos do frio em casa

Durante o inverno, a temperatura cai não apenas na rua. O frio também costuma tomar conta de dentro das casas. É hora de se agasalhar e é preciso atenção também aos animais de estimação. Seja em cidades que a temperatura se torna amena ou nas que o frio é mais intenso, não se deve esquecer de proteger os cães e gatos no inverno. Algumas medidas simples podem garantir a saúde e bem-estar dos bichinhos nesta época do ano. 

Com a queda na temperatura, o clima frio deixa mais propício o surgimento de doenças nos animais. “O inverno pode levar a infecções respiratórias e aumentar a incidência de dermatopatias e doenças articulares”, explica Rogério de Holanda, diretor da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), pós-graduado em Dermatologia Veterinária e pós-graduando em Comportamento/Psicologia Animal.

+ Está com frio? Então aprenda a deixar a casa aconchegante durante o inverno

+ Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

+ Plantas no inverno: quais cuidados devemos ter com elas no frio

Além disso, com o clima frio, é comum sair menos de casa, o que pode trazer problemas. “Uma das consequências do inverno é que geralmente diminuem os passeios e isso pode ocasionar o estresse, que é o estresse crônico, aumentando os riscos de manifestações de doenças”, acrescenta. 

Cães e gatos no inverno: como proteger os bichinhos do frio em casaAs roupinhas ajudam a manter a temperatura ideal do corpo do pet

Nesta época do ano, as roupas para os animais vão além das questões estéticas para deixá-los bonitos. “As roupinhas ajudam a manter a temperatura ideal do corpo do pet, principalmente aqueles de pelos curtos”, ressalta. Outros recursos também podem ajudar a esquentar os cães e gatos no inverno. São medidas até corriqueiras para donos de animais em qualquer época do ano, mas que merecem ser reforçadas nesta estação. “É bom deixar os cobertores e caminhas em mais de um lugar da casa”, pontua Rogério de Holanda. 

Assim como nos humanos, a alimentação dos pets é uma aliada da saúde. Mas os hábitos não devem ser alterados por conta do frio. “A alimentação deve ser mantida pois, se aumentar a quantidade, a obesidade é uma grande probabilidade”, diz o diretor da ABHV.

Cães e gatos no inverno: como proteger os bichinhos do frio em casaO ideal é a água aquecida, pois os pets realmente sentem muito frio durante o banho

Os cuidados também devem se estender aos banhos nesta época do ano. “O ideal é o banho aquecido, pois os pets realmente sentem muito frio, até mesmo no verão, durante os banhos”, afirma. Em relação à frequência do banho, alguns fatores devem ser levados em consideração. “Se existem dermatopatias, podem ser feitos em média dois banhos semanais, a depender da intensidade e lesões cutâneas. Alguns cães de raças primitivas, estando sadios, podem tomar em média um banho mensal ou até menos, dependendo do espaço de convivência com os tutores”.

Leia mais

+ Conheça a diferença entre móveis planejados, sob medida, modulados e seriados

+ Molduras para quadros: quais escolher?

+ Qual a TV ideal para a sua sala

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR