Mesa posta: confira o passo a passo para montar uma

Mesa posta: confira o passo a passo para montar uma

A pandemia criou ou aflorou a paixão pela mesa posta. Com a obrigatoriedade de ficar mais tempo em casa, montar uma mesa bonita se tornou rotina prazerosa, que desperta a sensação de cuidado e carinho. A ocasião e o perfil vão determinar o tipo de decoração, já que existe uma infinidade de opções que vão desde as mais simples e rústicas até as mais sofisticadas.

 

+ Roupas de cama: como fazer a lavagem certa de lençóis, cobertores e edredons

+ Cães e gatos no inverno: como proteger os bichinhos do frio em casa

+ Está com frio? Então aprenda a deixar a casa aconchegante durante o inverno

Se a mesa posta já ganhava espaço, a pandemia intensificou esse hábito. “Se a paixão não existia, surgiu na pandemia. Se já existia, foi intensificada. Com a necessidade de ficar mais em casa, foi preciso desenvolver cenários mais prazerosos, então arrumar a mesa é um ato para deixar as pessoas mais alegres e curtindo mais a casa”, contextualiza Andressa Brito, proprietária da For Home Decoração. 

Louças lisas e em tons neutros podem ser usadas em qualquer ocasião mudando os acessórios   Crédito da foto: Acessorit/DivulgaçãoLouças lisas e em tons neutros podem ser usadas em qualquer ocasião mudando os acessórios – Crédito da foto: Acessorit/Divulgação

Ela explica que a montagem da mesa vai depender do estilo. “Precisa saber se o cliente gosta de algo mais rústico, sofisticado com bordado, sousplat com capa lisa ou estampada, guardanapo de pano para montar o perfil. Importante é que dê amor e acolhimento”.

Preparar uma mesa bonita não é difícil. “Pode usar o que você já tem ou gastar pouco para demonstrar carinho”, garante Izabella Queiroz, empreendedora da Acessorit. Primeiro deve escolher o estilo da ocasião. “Defina se é café da manhã, almoço em família, reunião descontraída com amigos, jantar romântico ou sofisticado e o cardápio. Isso vai guiar a escolha dos elementos, como modelo de talheres e louças e quantidade de lugares à mesa”, diz.

É preciso definir o estilo da ocasião para guiar a escolha dos elementos na mesa   Crédito da foto: Acessorit/DivulgaçãoÉ preciso definir o estilo da ocasião para guiar a escolha dos elementos na mesa – Crédito da foto: Acessorit/Divulgação

O segundo passo é escolher a paleta de cores. É fundamental para fazer uma composição harmônica e elegante. A paleta estará nos jogos americanos, guardanapos, toalhas, talheres, pratos, itens decorativos e outros elementos”, detalha Izabella. Porém, é preciso cuidado na mistura de estampas. “O excesso pode causar sensação de poluição visual e criar impressão de desorganização. Se optou por toalha ou jogo americano estampado, prefira louças e sousplat lisos, em tons neutros ou com tom que faça parte da paleta. O contrário também vale: pratos estampados ficam melhores em toalhas lisas”.

Apostar nos detalhes também faz a diferença. “Louças lisas e em tons neutros poderão ser utilizadas em todas as ocasiões. Basta mudar acessórios, como toalha, jogo americano, sousplat, copos, guardanapos e porta-guardanapos. Alguns elementos enriquecem a decoração, como flores ou velas. Arranjos devem ser menores porque os altos bloqueiam a visão e velas sem perfume para não interferir no aroma da comida”.

Leia mais

+ Deixe sua casa mais bonita escolhendo a cerâmica ideal para cada ambiente

+ Siga o passo a passo para a limpeza correta do guarda-roupa

+ Plantas no inverno: quais cuidados devemos ter com elas no frio

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR