Área de churrasco no terraço: saiba o que é preciso para ter uma

Área de churrasco no terraço: saiba o que é preciso para ter uma

A churrasqueira é o centro das atenções, mas uma área de churrasco no terraço vai muito além dela. Se você gosta de reunir a família e os amigos para assar uma boa carne, fique atento ao que não pode faltar e deixe o seu espaço completo. Móveis bem dispostos, armários, pia e bancada para apoio e também para refeições são itens indispensáveis para uma área do churrasco.

+ 10 itens na decoração com vidro

+ Plafons: o que são e como podem ser usados na iluminação de casa

“É interessante uma pia, com uma bancada para apoiar o churrasco, além de geladeira, frigobar e até mesmo uma cervejeira para colocar as bebidas a serem servidas. Se possível, também uma grelha ou uma boca de fogão, que pode ser elétrico, para algo que vai acompanhar o churrasco, como molho, farofa, arroz”, explica a arquiteta Cátia Ferreira. 

imagem12-09-2021-03-09-30Churrasqueira de tijolos é o tipo ideal para espaços maiores – Foto: Karina Korn

É fundamental verificar o tamanho do espaço disponível antes de fazer qualquer escolha, pois é uma área que demanda uma circulação maior de pessoas, diz a arquiteta Karina Korn. “A churrasqueira deve sempre ficar em um local próximo à pia e com bancada de fácil acesso para manusear ingredientes e fazer a limpeza dos utensílios. Além disso, a churrasqueira precisa estar em um lugar que não chova e não tenha alteração do vento”, pontua a profissional. 

Na área de churrasco no terraço, Cátia Ferreira orienta a colocar a geladeira no lado oposto à churrasqueira, para que o calor não afete o desempenho da refrigeração. “A distância entre a churrasqueira e as pessoas deve ser, no mínimo, de 1 metro a 1,20 metro, para que o churrasqueiro possa trabalhar à vontade”. 

Churrasqueiras para área de churrasco no terraço

Karina ressalta que a churrasqueira de tijolos é ideal para espaços mais amplos, pois é maior e demanda uma área especial para a chaminé. “As industrializadas (elétricas ou a gás) podem ser usadas, mas precisam de exaustor ou coifa, já que não possuem chaminés como as de tijolos. O modelo embutido é o ideal para espaços pequenos e pode ser feito sob medida, de acordo com o local que será instalado”. 

imagem12-09-2021-03-09-31Churrasqueiras embutidas são ideais para espaços pequenos – Foto: Eduardo Pozella

Cátia alerta para a questão da fumaça. “Para ter uma área completa de churrasco no terraço, é importante que a churrasqueira tenha o duto de exaustão feito pelo próprio prédio. Muitas vezes, porém, não é suficiente. Recomendo a instalação de um pequeno exaustor dentro da churrasqueira, que possa ser dimerizado, controlando a velocidade para ajudar na exaustão do duto do prédio”. 

Leia mais

+ Dicas para decorar sua cozinha americana

+ Decoração de sala: 8 modelos para se inspirar

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR