Dividir apartamento: 5 dicas para morar com amigos

Dividir apartamento com amigos é a maneira que muitos encontram para rachar as despesas e ter menos gastos com o imóvel. Mas dividir apartamento não é só festa, é preciso delimitar responsabilidades e respeitar os espaços de cada um. A divisão de tarefas e a organização são fundamentais.

Veja 5 regras de convivência para dividir apartamento com amigos:

1 – Combine tudo antes de dividir apartamento

“O primeiro passo é conversar sobre regras e hábitos. Afinal, para dividir um apartamento é preciso usar o bom senso, e a comunicação é fundamental. Definam juntos as regras de convivência. A organização é uma grande aliada nesse processo” diz Aline Cunha, personal organizer.

+ Veja 4 vantagens de morar perto de parques e áreas verdes

+ Escolha o trocador para bebê ideal de acordo com o espaço do quarto

A arquiteta Fernanda Hardt, da Mirá Arquitetura, diz que é importante cada pessoa ter a consciência dos seus limites e da forma que costuma habitar e cuidar da casa. Tendo isso em mente, é mais fácil passar para o outro onde estão os pontos que podem causar mais desgastes. 

“Normalmente, as regras que costumam funcionar e evitar desentendimentos são as ligadas à organização. Como aquela básica, do sujou, limpou”, diz.

imagem13-09-2021-10-09-28

2 – Respeite hábitos e horários

Se os moradores tiverem horários de trabalho ou estudo diferentes é importante respeitar os hábitos. “O ideal é compartilhar a rotina de cada pessoa, assim já é possível saber os horários que cada um usará determinado ambiente. A convivência é uma construção e é normal alinhamentos durante o processo”, diz Fernanda.

É importante que os amigos conversem sobre rotinaÉ importante que os amigos conversem sobre rotina

3 – Aprenda a dividir as contas

A organização financeira é um hábito saudável e fundamental, principalmente  para dividir apartamento. “A divisão das contas fixas, como aluguel e condomínio, por exemplo, deve ser feita em partes iguais. Isso é acordado no início, pois organização é adotar um hábito, um estilo de vida necessário ao dividir o mesmo espaço com alguém”, ressalta Aline Cunha.

4 – Cuidado com a decoração na hora de dividir apartamento

A arquiteta Juliana Rinaldi diz que nos ambientes comuns o ideal é deixar tudo mais neutro. Mas nos quartos, por exemplo, onde é o espaço exclusivo do morador, é possível ousar mais na decoração, com a marca de cada pessoa. “Dá para investir bastante em elementos soltos também, como quadros e livros que tenham a ver com os moradores”, diz.

A decoração do apartamento pode ser combinada entre os amigos com o quarto de cada um sendo uma área mais livreA decoração do apartamento pode ser combinada entre os amigos com o quarto de cada um sendo uma área mais livre

5 – Preste atenção nos móveis 

 Para Juliana, é importante tentar dividir igualmente os espaços de armazenamento, a não ser que um dos moradores realmente precise de muito menos espaço e esteja de acordo em fazer uma outra divisão. 

“Planejar a mudança e saber o que vai ser preciso guardar em cada ambiente facilita bastante a divisão e a escolha dos móveis. Se um dos moradores tiver bastante livro, pode ser legal pensar em uma estante ou prateleiras para a sala, por exemplo”.

Leia mais

+ Decoração de quarto de irmãos exige sintonia entre as personalidades

+ Decoração com vidro leva modernidade e ousadia aos ambientes

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR