Aromatizadores para casa: conheça 5 tipos e como usá-los

Aromatizadores para casa: conheça 5 tipos e como usá los

O odor agradável de aromatizadores para casa dá sensação de bem-estar, limpeza e relaxamento. O primeiro ponto a se analisar antes de comprar aromatizadores para casa é o que você precisa, explica a personal organizer Aline Cunha, de Campinas (SP). Existem vários tipos, como o de varetas, spray e o elétrico. Cada um é indicado para um ambiente e funciona de uma maneira.

+Veja 4 vantagens de morar perto de parques e áreas verdes

+Escolha o trocador para bebê ideal de acordo com o espaço do quarto

+Saiba escolher a cadeira de amamentação ideal

Os aromas também são os mais diversos. Para o banheiro ou lavabo, Aline orienta a apostar nos que dão a sensação de frescor e limpeza. A indicação são os mais cítricos e de ervas, como alecrim-do-campo, hortelã, eucalipto, citronela, bambu e capim-limão.

Para o quarto, a orientação da personal é optar pelos que trazem bem-estar. Os aromas mais utilizados são lavanda (analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo), patchuli ou sândalo (afrodisíacos), gerânio (calmante, sedativo e antidepressivo) e cedro (relaxante e sedativo). 

Para a cozinha, aromas como anis, canela, tomilho, manjericão e erva doce caem bem, pois eles neutralizam cheiros fortes, como frituras. Já a sala de estar é o cômodo perfeito para o morador expressar sua personalidade e identificação com a fragrância, que vai ser a sensação principal ao entrar em casa. 

Aline Cunha ensina como usar 5 tipos de aromatizadores para casa:

1 – Difusor de varetas

É prático, vai perfumando o cômodo sozinho, naturalmente. Além disso, decora qualquer ambiente. Para uma aromatização mais intensa, retire as varetas e inverta sempre a posição, colocando dentro do líquido as extremidades que ainda estão secas. 

2 – Velas aromáticas

Você pode colocá-las em castiçais ou compondo com a decoração de prateleiras ou nichos, por exemplo. Ou, ainda, dispostas em uma bandeja na mesa de centro ou aparador. As velas aromatizadas perfumam a casa e melhoram a saúde das pessoas. Cuidado com algumas composições com substâncias tóxicas, que fazem mal se usadas muito tempo em local fechado. 

3 – Aromatizador elétrico

Há muitos aromatizadores para a casa elétricos, disponíveis até em supermercados. Eles podem usar pastilhas ou líquido, e liberam o odor quando ligados na tomada. Difusores elétricos também são opções. Eles aquecem os óleos, o que os ajuda a evaporar e fluir mais rapidamente no ar. 

4 – Incensos

Os incensos têm uma infinidade de odores, costumam espalhar bem o aroma, mas tem efeito momentâneo e limitado, já que queimam relativamente rápido. É preciso cuidado com qualidade, verifique se o fabricante é de confiança para evitar riscos ao inalar a fumaça. 

5 – Borrifador

Vendido pronto ou feito em casa, o aromatizante por meio de um borrifador tem efeito imediato e duradouro. Deve ser borrifado respeitando-se a distância de um metro de móveis e superfícies. A personal Aline Cunha ensina a fazer uma mistura rápida e eficaz. Em um litro de água dilua uma xícara (chá) de amaciante e a mesma medida de álcool. Misture bem, coloque em um borrifador e use.

Leia mais

+Deixe o umidificador de ar combinando com o ambiente

+Energia cara? Veja 4 dicas para economizar na conta de casa

+6 dicas de Feng Shui para atrair boas energias para sua casa

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR