Profundidade de churrasqueira é importante para fazer a melhor carne

O churrasco ideal depende de uma carne de qualidade, da mão de quem está fazendo e, claro, de uma boa churrasqueira, com profundidade e tamanho adequados. Para as mais populares, que ficam nas bancadas dos apartamentos, recomenda-se até 55 centímetros de profundidade na churrasqueira, explica o arquiteto Marcio Monteiro, diretor de projetos da M AO Quadrado Arquitetura.

+ Velas decorativas: 6 tipos de aromas e em quais ambientes da casa usar

+ Casa do futuro: 7 itens que otimizam atividades diárias

“Geralmente as bancadas ficam a 90 centímetros do piso, o que é bastante seguro em termos de manuseio para cortes de carne, limpeza e preparo do churrasco. Não existem medidas limites, mas o padrão da churrasqueira fica em torno de 75 por 55 centímetros de boca, para as tradicionais menores”, diz Monteiro. 

imagem20-10-2021-21-10-07A altura da bancada da churrasqueira em relação ao chão costuma ser de 90 centímetros – foto: Alessandro Guina

O mestre parrillero Chico Mancuso, do espaço Rincon Escondido, em São Paulo, afirma que não há profundidade de churrasqueira certa ou errada. O que irá influenciar no churrasco é a quantidade de fogo, a temperatura, que também irá determinar a altura da grelha. 

“Para não ter erro, o conselho é usar 30 centímetros de profundidade como medida padrão. Antigamente, as churrasqueiras eram bem mais fundas, mas agora as pessoas estão utilizando muito as parrillas, o que permite uma distância menor da proteína”, detalha. Sobre o tamanho, ele aposta em 90 centímetros por 1,20 metro para um churrasco ideal. 

Além da profundidade da churrasqueira, escolha o tipo certo

De tijolo, a carvão, elétrica ou a gás, o tipo de churrasqueira varia em função do ambiente. Dentro de um apartamento, quando não há muito espaço ou infraestrutura própria, a churrasqueira portátil a carvão é indicada, por ser fácil de lavar e guardar, opina o arquiteto Marcio Monteiro.

“Para apartamentos maiores ou com varanda gourmet, as tradicionais de carvão ou a gás, que estão se popularizando, como a da marca Noox, são perfeitas. Elas geram menos resíduo, cheiro e riscos”, diz ele. 

imagem20-10-2021-21-10-08O tipo de churrasqueira vai variar de acordo com o ambiente

Para Chico Mancuso, o que realmente faz a diferença no churrasco é a brasa. “A fonte de calor que será utilizada para a cocção dos alimentos. O ideal é uma mistura entre lenha de árvores frutíferas, que agregará sabor e defumação”. 

Sobre os acessórios, Mancuso prefere a grelha. E acha importante investir em uma boa pinça e um pegador sem muitos detalhes, para que seja mais fácil de limpar. “Além, obviamente, de uma boa faca para cortar as carnes. Sobre a tábua, é importantíssimo que seja de madeira ou de fibra plástica, nunca vidro, mármore ou louça, porque esfriam rapidamente a proteína. Aí a gordura endurece, fica sebosa e a carne fica mais dura”, ensina. 

Leia mais

+ Lavanderia compartilhada: como usar da melhor forma

+ Banheiro e lavabo: saiba as diferenças e como decorá-los

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR