Faça uma área de lazer na sua casa sem precisar de grande reforma

Faça uma área de lazer na sua casa sem precisar de grande reforma

Cobrir um espaço, ter uma área gourmet com churrasqueira e até sonhar com uma piscina. É possível criar uma área de lazer na sua casa sem fazer uma ampla reforma. O importante é verificar exatamente o que cabe no ambiente disponível e buscar o melhor custo-benefício para reformatar o local. 

“Com diversas tecnologias construtivas disponíveis, ambientes podem ser revertidos em espaços gourmet. Os mais comuns são as varandas, garagens e até as cozinhas, que normalmente possuem áreas mais generosas, capazes de acomodar os equipamentos necessários, como freezer, churrasqueira, cuba, bancada e cooktop”, diz o arquiteto João Daniel.

+ Veja 7 dicas para otimizar o espaço em casa

+ Casa do futuro: 7 itens que otimizam atividades diárias

Segundo o profissional, quanto mais itens foram agregados, maior o valor gasto. Uma área de lazer costuma ter equipamentos de refrigeração (geladeira, freezer, adegas, cervejeira), de cocção (cooktop, forno, churrasqueira, grelha), de higienização (cuba, torneira, bancada) e de exaustão (coifa, depurador).

imagem26-10-2021-21-10-27Área de lazer costuma ter diversos equipamentos

 Se for um local aberto, será necessário cobrir, ao menos em parte. Existem vários tipos e preços de vedações. “Se o desejado é somente um sombreamento, pode-se investir em pérgolas metálicas, toldos e persianas longitudinais, com resultado mais leve e de custo baixo. Caso o resultado pretendido seja também ser estanque (não deixar água entrar), o ideal é investir em lajes e coberturas com vedações fixas”, explica João Daniel.

Churrasqueira é indispensável para área de lazer

Para os hábitos da maioria dos brasileiros, a churrasqueira é um item fundamental. “Ela deve ficar próxima dos equipamentos de cocção, facilitando a setorização do espaço, proporcionando segurança contra choques térmicos e otimizando o desempenho dos exaustores”. 

Se seu objetivo de vida é uma piscina, o especialista alerta: de improviso, somente as desmontáveis e infláveis. Piscinas são obras de grande impacto estrutural por causa do processo de revestimento e impermeabilização.

imagem26-10-2021-21-10-29Churrasqueira é indispensável para a área de lazer

“Porém, uma possibilidade é o uso da piscina de fibra pastilhada. Ela vem pronta dentro da modulação do fabricante, podendo ser customizada, tanto nos formatos, quanto nos revestimentos. Fica com aspecto de uma piscina de alvenaria convencional e tem menor custo, por não precisar investir em estruturação e impermeabilização”

Por fim, o arquiteto afirma que não é possível saber os custos, antes que seja desenvolvido um projeto específico para aquele ambiente. “São diversos itens e elementos condicionantes para que esse orçamento seja feito, que vão dos equipamentos aos materiais utilizados no espaço”. 

Leia mais

+ Morar em um cômodo: como decorar um espaço pequeno

+ Deixe a área da piscina charmosa e segura

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR