Zamioculca: planta que filtra energia negativa do lar

Zamioculca: planta que filtra energia negativa do lar

Ela é originária da Tanzânia, na África, e cheia de mistérios. Muito usada pelos adeptos de Feng Shui para atrair boas energias e absorver os maus sentimentos, a zamioculca também é conhecida como a planta da prosperidade. Tudo por causa das folhas verdes, com brilho intenso, e pela sua resistência. Mesmo para quem não acredita muito nisso, vale a pena ter uma zamioculca em casa pela beleza e praticidade.

+ 5 aromas de incensos e óleos essenciais, em que ambientes usar e benefícios

+ Casa do futuro: 7 itens que otimizam atividades diárias

“É uma espécie bastante resistente e pouco exigente em manutenção. Por ser encontrada na natureza no sub-bosque, ou seja, abaixo das copas das árvores. Não tolera sol, por isso é indicada para interiores. Pode ser usada em todos os ambientes, desde que protegida da luz solar direta, inclusive em locais com ar-condicionado”, explica o paisagista João Jadão. 

Segundo o paisagista, a rega deverá ser realizada uma vez por semana. Mas atenção para não regar demais: folhas amareladas ou opacas são uma indicação de água em excesso. “Utilize substrato bem arejado, com casca de pinus, por exemplo, para manter uma boa drenagem”, orienta Jadão. 

imagem30-10-2021-18-10-29

Ele diz que as zamioculcas possuem raízes mais grossas e produzem batatinhas onde armazenam água, daí a necessidade de pouca irrigação. “Procure utilizar um vaso que tenha dreno, justamente para a espécie ser bem drenada e não acumular água. E caso você esqueça de irrigar sua zamioculca, não se preocupe, ela se manterá viva por algumas semanas”.

O profissional ressalta, porém, que a zamioculca é uma espécie tóxica para crianças e pets.  Mantenha seus vasos mais para o alto. “Não é uma planta atraente para crianças. Por não ser vermelha ou amarela, não chama a atenção. Mas, por precaução, é interessante colocar num vaso alto”. 

Zamioculca vai bem em qualquer decoração

João Jadão afirma que não há preocupação em harmonizar a zamioculca com a decoração. Ela até pode ser um destaque no ambiente, dependendo de onde estiver. “Colocando num vaso bonito, que não seja brilhante, nem verde. Também é legal combinar com outras espécies, de diferentes formatos de folhas e de altura. Por ser uma espécie que vai atingir, no máximo, de 60 a 80 centímetros quando adulta, a zamioculca fica bem com plantas mais altas”, diz.

imagem30-10-2021-18-10-30

O paisagista acha interessante fazer um conjunto de vasos, com a zamioculca sendo a mais baixa em folhagens, mas, eventualmente, ficando num vaso mais alto. “Ela poderia ficar com plantas como a jabuticabeira, mais alta, para imitar a natureza, onde ela fica embaixo das copas”, completa Jadão. 

Leia mais

+ Aprenda dicas de como deixar o lavabo bem decorado

+ Sifão do banheiro: descubra soluções para esconder essa parte da pia

Fonte: REVISTA.ZAPIMOVEIS.COM.BR