Trechos intransitáveis impedem transporte escolar e afetam rotina de famílias na região conhecida como “Alagado”
Moradores da área rural de Pimenta Bueno, especialmente da região conhecida como “Alagado”, na Linha 65 cerca de 8 km após o distrito de Guaporé, sentido cidade , denunciaram as condições precárias das estradas locais. Imagens enviadas ao site mostram um trecho completamente tomado por lama, dificultando o tráfego de veículos e impedindo o transporte escolar.
No vídeo, um morador mostra a situação e entrevista outro residente, que expressa frustração com o descaso do poder público. “Às vezes acham que a gente está falando por criticar a administração. Não, eu estou cobrando o que é nosso direito. Olha que vergonha”, diz o cidadão, enquanto mostra um caminhão parado, que transportava postes para instalação de energia elétrica, impossibilitado de seguir por causa do atoleiro.
Segundo o morador entrevistado, a situação se agravou a ponto de impedir que pais consigam buscar seus filhos na escola. “Meu filho está lá e não tem como buscar. A estrada está trancada. A esposa está dentro do carro, esperando pra ver se dá pra ir”, relata.
Os moradores afirmam que o problema é antigo e já foi comunicado à Secretaria Municipal de Obras. “O menino do transporte escolar já veio aqui, o secretário de obras está ciente, mas ninguém aparece”, afirma o entrevistado. Ele ainda destaca que desde janeiro a comunidade enfrenta esse problema, sem resposta ou solução efetiva da prefeitura.
A cobrança também é direcionada aos vereadores e deputados estaduais. “Todo imposto que a gente paga aqui é gasto em Pimenta Bueno. Ninguém vai para outra cidade. A gente só quer que olhem pra cá também”, diz outro morador no vídeo. Eles pedem que seja feita uma parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a manutenção das vias rurais, a exemplo do que acontece em municípios vizinhos como Vilhena.
A falta de acesso compromete diretamente a vida dos moradores, especialmente estudantes, produtores rurais e prestadores de serviço. O trecho mostrado no vídeo seria apenas o primeiro de vários pontos críticos ao longo da estrada.
Os moradores destacam que, sem estrada em condições de tráfego, é impossível manter a permanência de famílias no campo, o que pode resultar no abandono das propriedades e perda de produção agrícola.
As imagens foram feitas na quarta-feira, 17 de abril, e, segundo os relatos, os problemas se repetem todos os anos, sem que medidas preventivas sejam tomadas com antecedência.
O site Pimenta Virtual garante o direito de resposta para quem se sentir prejudicado por suas notícias, conforme estabelecido pela Lei 13.188/2015. Para exercer esse direito, basta enviar um pedido formal para o e-mail da equipe de redação, que será avaliado e respondido dentro dos prazos previstos em lei.
Veja o vídeo