Com aprovação de projeto na Câmara, Abex fica perto de alcançar objetivo principal

Com aprovação de projeto na Câmara, Abex fica perto de alcançar objetivo principal

Com aprovação de projeto na Câmara, Abex fica perto de alcançar objetivo principal Lance! Com aprovação de projeto na Câmara, Abex fica perto de alcançar objetivo principal

Desde sua fundação, a Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abex) deixou claro que um dos seus principais objetivos seria a busca pela regulamentação da profissão. E esse passo chegou um pouco mais perto de ser alcançado na última semana.

Isso porque, em votação na Câmara dos Deputados, os membros aprovaram o Projeto de Lei 7396/17 que rege o regulamento a ser seguido por profissionais que desejam ingressar ou se manter na área. A proposta, agora, será encaminhada ao Senado para a fase final.

– É um orgulho muito grande. A Abex foi fundada em 2011 e passou a brigar pelo bem estar de todos os profissionais, associados ou não, pois entendemos que era importante que nossa prática fosse regida por regras. Só assim podemos melhorar, também, a qualidade do nosso futebol. Demos um grande passo, mas ainda falta um, e nossa esperança nunca foi tão grande como é agora – afirmou o atual presidente da Abex, Marcus Vinicius Beck.

E MAIS:

Entre outras coisas, o Projeto de Lei exige a conclusão de cursos para atuação na área, a serem ministrados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), bem como demanda um período mínimo de experiência e define direitos e deveres na relação de trabalho com os clubes.

Segundo um dos fundadores da Abex, Ocimar Bolicenho, o documento não foi criado para restringir a prática, mas para capacitar ainda mais os profissionais que atuam como regentes do futebol no país, tornando o ambiente esportivo ainda mais profissional.

– Com a aprovação do projeto de lei que regulamenta a profissão de executivo de futebol, a Abex sente-se orgulhosa de haver plantado esta semente e proporcionar a todos os profissionais da área este grande legado que irá impulsionar a profissionalização do futebol brasileiro. É o ponto de equilíbrio tão necessário entre a razão e a paixão que nasce com a nova lei – analisou Ocimar, seguido por seu colega e presidente da Associação durante a criação do Projeto, Cícero Souza:

– Os Executivos com formação qualificada podem contribuir na consolidação de processos e práticas administrativas tão necessárias dentro de nossos clubes brasileiros, contribuindo com participação técnica e organizacional.

A Abex já está em seu quarto presidente, tendo, além de Beck, Bolicenho e Souza, a presença de Rodrigo Caetano como um de seus primeiros mandatários. A associação, hoje, conta com cerca de 100 membros que se reúnem diversas vezes durante o ano para palestras, discussões sobre o futebol e busca por melhorias no esporte.

– A Abex foi muito importante em todo o andamento desse projeto, dando o pontapé inicial nesse que sempre foi o objetivo de todos nós executivos. E não apenas por isso, mas por todos os encontros e trocas de informações também. Agora, os clubes brasileiros reconhecem de uma vez por todas a importância da profissionalização na estrutura dos departamentos de futebol – finalizou Rodrigo Caetano.

Agora, o próximo passo do Projeto de Lei é ser encaminhado para votação no Senado, onde será aprovado ou não e, posteriormente, poderá ser inserido como Lei no Brasil. Após isso, os profissionais terão um tempo para se adequarem às novas regras da função.

E MAIS:

Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR