Sem centroavante, Tite estimula concorrência no ataque da seleção

Sem centroavante, Tite estimula concorrência no ataque da seleção

Lucas Figueiredo / CBF – 12/03/22 Tite não convocou centroavantes de origem para jogos da seleção

A dúvida que pairava sobre qual centroavante Tite escolheria para a volta da seleção brasileira ao Maracanã, na ausência de Matheus Cunha, foi respondida de uma forma simbólica. Sem Pedro nem Gabigol, do Flamengo, o técnico renovou os nomes do setor sem a presença de um camisa nove de ofício, e demonstrou que prioriza atacantes com capacidade de criar situações de gol, não só concluí-las.

“Se você tem um nove que vem articular, você tem que ter jogadores que tenham profundidade e agressividade. A gente está variando situações, atletas, tendo alternativas neste aspecto. Depois, quando chegar no momento final, da definição dos atletas para a Copa, teremos real dimensão das combinações”, justificou o treinador, estimulando a concorrência na reta final para o Mundial.

Nesse contexto, nem Firmino, machucado, nem Gabriel Jesus, que voltou recentemente de lesão, reapareceram. Apenas Richarlison e nomes mais jovens, como Martinelli, a grande novidade da lista para os jogos contra Chile, dia 23, e Bolívia, dia 27, além de Rodrygo, Antony e Vini Junior.

Aos 20 anos, Gabriel Martinelli foi eleito o melhor jogador do Arsenal pelo segundo mês consecutivo ao fim de janeiro. Mas o bom começo de ano não é a única justificativa para ganhar a primeira chance. Tite mantém o critério de aproveitar na equipe talentos que deram retorno na seleção olímpica nos Jogos de Tóquio em 2021, como o próprio Matheus Cunha.

“Ele cresceu muito no Arsenal. Nós o visitamos, conversamos com Arteta (treinador) e demos uma olhada nele. É um jogador que merece (estar aqui), queremos dar-lhe uma oportunidade”, declarou o auxiliar da seleção, Cleber Xavier.

Neymar e Richarlison, os experientes

Dos sete convocados para o ataque, apenas Neymar, que recentemente completou 30 anos, já rompeu tal barreira. Fora o camisa 10, o mais velho é Raphinha, de apenas 25 anos. Rodrygo e Vinicius Junior têm 21 anos cada. Richarlison tem 24 e Antony, 22. A média de idade do ataque é de 23,2 anos, contra 30,3 dos goleiros, 30,2 dos laterais, 28 dos zagueiros e 27 dos meias.

O mais próximo de um atacante de área, que faz a função de referência, é Richarlison. Os demais fazem as funções pelos lados ou pelo meio.

Mesmo sem balançar as redes em 2022, Martinelli tem cinco gols e duas assistências em 24 partidas nesta temporada. Revelado pelo Ituano, o jovem foi vendido em 2019 por R$ 30 milhões. Em sua primeira temporada no Arsenal, foram sete gols nos sete primeiros jogos.

Dupla do Flamengo e Gerson perdem espaço

O técnico Tite preferiu não comentar as ausências dos jogadores do Flamengo. Além de Pedro, que não era chamado desde o fim de 2020, Gabigol e Éverton Ribeiro também ficaram fora. A ausência não acontecia desde o fim de 2021, quando Tite não chamou ninguém que atua no Brasil.

“Prefiro não comentar sobre Gabriel Barbosa e Éverton. Quero enaltecer quem foi convocado”, afirmou o treinador na coletiva de imprensa.

Fato é que a dupla do Flamengo perde ainda mais espaço na seleção. Nas últimas convocações, contra Equador e Paraguai, ambos não foram testados como titulares. Gabi entrou no fim da primeira partida, mas não atuou na segunda. Já Ribeiro teve minutos no último jogo e não no anterior. Vale lembrar que o meio-campo tem atuado com Paulo Sousa no Flamengo fora de sua posição. Desde o ano passado, Gabi vestiu a amarelinha em 13 duelos. O último gol foi na goleada por 4 a 1 sobre o Uruguai pelas Eliminatórias, em outubro de 2021.

No meio-campo, Gerson foi outro nome preterido ao lado de Éverton Ribeiro. O meia do Olympique de Marselhe ficou de fora e viu Arthur, da Juventus, reaparecer. A comissão técnica explicou que o jogador do clube italiano vem em bom momento após lesão que o tirou dos gramados por alguns meses. Outro jogador criativo que retorna é Phillippe Coutinho, em grande fase no Aston Villa.

Dos atletas que atuam no futebol brasileiro, foram chamados: Guilherme Arana (Atlético-MG) e Weverton (Palmeiras). O Brasil já está classificado para a Copa do Mundo e aguarda os adversários no Catar em sorteio a ser realizado pela Fifa no dia 1º de abril. Vale lembrar que a Seleção ainda terá de realizar a partida contra a Argentina, válida pela 6ª rodada das Eliminatórias, que acabou suspensa após intervenção de agentes da Anvisa e da Polícia Federal. O clássico ainda não tem data para ocorrer. Para os próximos compromissos, os atletas se apresentam desde o dia 20.

Por conta disso, o goleiro Weverton vai desfalcar o Palmeiras nas quartas de final e em uma possível semifinal do Paulistão. O Flamengo não perderia jogadores nas finais pois a federação havia ajustado a tabela.

Goleiros:

Alisson (Liverpool)

Ederson (Manchester City)

Weverton (Palmeiras)

Laterais:

Danilo (Juventus)

Dani Alves (Barcelona)

Guilherme Arana (Atlético-MG)

Leia Também

Alex Telles (Manchester United)

Zagueiros:

Marquinhos (PSG)

Thiago Silva (Chelsea)

Eder Militão (Real Madrid)

Gabriel Magalhães (Arsenal)

Meias:

Arthur (Juventus)

Casemiro (Real Madrid)

Fabinho (Liverpool)

Fred (Manchester United)

Bruno Guimarães (Newcastle)

Lucas Paquetá (Lyon)

Philippe Coutinho (Aston Villa)

Atacantes:

Antony (Ajax)

Gabriel Martinelli (Arsenal)

Neymar (PSG)

Raphinha (Leeds)

Richarlison (Everton)

Rodrygo (Real Madrid)

Vinicius Junior (Real Madrid)

Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR