Gilvan de Souza / FlamengoMatías Viña e Rony – Flamengo x Atlético-MG
Flamengo anunciou, nesta segunda-feira, o seu novo patrocinador máster, garantindo a volta do rubro-negro ao topo do ranking de patrocínios do futebol brasileiro.
O valor do contrato com a Betano, que sucedeu a Pixbet, gira em torno de R$ 250 milhões, superando o contrato do Corinthians, que receberia R$ 103 milhões fixos da Esportes da Sorte. O contrato também seria maior que os acordos de São Paulo e Palmeiras, mesmo se computados os bônus por performance em campo. E não vai ser fácil desbancar o Flamengo, pois os valores dos patrocínios podem ter chegado ao limite, segundo especialista. Confira o ranking completo da Série A.
Ranking dos Maiores Patrocínios do Brasil em 2025
ClubePatrocinadorValor*FlamengoBetanoR$ 250MCorinthiansEsportes da SorteR$ 103MPalmeirasSportingbetR$ 100MSão PauloSuperbetR$ 80MAtlético MineiroH2betR$ 60MBotafogoVbetR$ 55MRB BragantinoRed Bull**R$ 55MFluminenseSuperbetR$ 52MSantos7KR$ 51MGrêmioAlfaR$ 50MInternacionalAlfaR$ 50MVascoBetfairR$ 45MBahiaVivaSorte.betR$ 40MSportBetnacionalR$ 35MFortalezaCassinoR$ 30MCruzeiroBetfairR$ 25MCearáEsportes da SorteR$ 17MVitória7KR$ 16MJuventudeStakeR$ 15MMirassol7KR$ 4,5M
*valores fixos divulgados, dados não-oficiais / **investimento total
O céu é o limite?
Nos últimos anos, com o alto nível de investimento das casas de apostas e a consequente escalada nos valores, a lista dos principais patrocínios foi alterada muitas vezes. Mas o acordo do Flamengo com o novo parceiro pode sustentar essa posição por mais tempo, com os valores investidos chegando a um teto. Pelo menos essa é a opinião de Fábio Wolff, especialista em Marketing Esportivo e diretor da Wolff Sports.
“Eu não acredito que os valores vão subir. Claro que há exceções, como o caso do Flamengo, mas a tendência de maneira geral é que eles se estabilizem”, mencionou.
O especialista também acredita que, no curto e médio prazos, as casas de apostas vão continuar dominando o ranking dos patrocínios da Série A.
“Atualmente não vejo outra indústria com apetite financeiro que as bets têm demonstrado”, completou.
Dança das cadeiras
Desde a legalização das apostas de cotas fixas e com a regulação do mercado, em 2024, começou uma corrida entre os clubes para fechar acordos de patrocínio melhores. O caso do Flamengo, que trocou uma casa de apostas por outra, não é novidade. Outros exemplos recentes são o São Paulo, que trocou a Sportsbet.io pela Superbet e o Bahia que rescindiu com a Esportes da Sorte para fechar com a Viva Sorte. Para Wolff, esta prática pode ser arriscada:
“Clube que troca constantemente de casa de apostas não passa um bom recado ao mercado”.
Os patrocínios das casas de apostas, somente nos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, somam mais de R$ 1,1 bilhão em 2025 em investimentos. Apesar do aumento sucessivo das receitas, o especialista aproveitou para deixar um alerta para os clubes:
“[…] em vários casos, as despesas têm aumentado de forma desproporcional, o que tem ocasionado muitos déficits”, afirmou.
Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR