Reprodução/CazéTVJogadores de Cabo Verde comemoram gol
A seleção de Cabo Verde garantiu a classificação inédita à Copa do Mundo após vencer Essuatíni por 3 a 0 na tarde desta segunda-feira (13), pelas Eliminatórias Africanas. A partida foi disputada no Estádio Nacional de Cabo Verde, localizado em Praia, capital do país. Os gols foram marcados por Dailon Livramento, Willy Semedo e Ianique Tavares no segundo tempo.
A Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá será a maior da história, com 48 seleções.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Federação Cabo-verdiana Futebol (@fcfcomunica)
Campanha histórica
Cabo Verde poderia ter garantido a classificação na partida anterior, mas ficou no empate em 2 a 2 com a Líbia. A seleção era perseguida por Camarões, que termina no segundo lugar do Grupo D. Os cabo-verdianos fazem uma campanha histórica: sete vitórias, dois empates e uma derrota.
Excitement is growing in Cabo Verde! 🇨🇻 @fcfcomunica players took a walk through a local market to meet fans ahead their FIFA World Cup qualifying fixture against Eswatini, where they have the chance to make history and qualify for their first-ever @FIFAWorldCup. 🏆 pic.twitter.com/RfeagiLVaX
— FIFA (@FIFAcom) October 13, 2025
Presidente da Fifa comemora
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, enviou mensagem para o povo de Cabo Verde após a conquista da vaga.
“No ano que vem, a vossa bandeira será içada e o vosso hino será ouvido no melhor Campeonato do Mundo de sempre. Aproveitem este momento”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Gianni Infantino – FIFA President (@gianni_infantino)
Segundo menor país em Copas
A classificação para a disputa da principal competição de futebol do planeta faz com que os Tubarões Azuis escrevam outro capítulo da história. Com 525 mil habitantes, Cabo Verde será o segundo menor país em tamanho populacional a participar da Copa. O primeiro foi a Islândia, em 2018, na edição da Rússia, com aproximadamente 400 mil pessoas.
O país é o segundo lusófono a garantir vaga no torneio de 2026, já que o Brasil está garantido. Portugal, de Cristiano Ronaldo, tem boas chances de marcar presença no torneio.
Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR