Rafael Ribeiro/CBFBrasil encara Japão em Tóquio
A seleção brasileira está em campo para duelo contra o Japão, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. A partida desta terça-feira (14) acontece no Estádio Ajinomoto, em Tóquio.
O Brasil de Carlo Ancelotti tem oito mudanças na escalação, em comparação com o time que goleou a Coreia do Sul, na última sexta (confira mais abaixo).
O jogo começou marcado pelo equilíbrio. Até os 15 minutos, a posse de bola era dividida em 50% entre as equipes.
Os espaços foram aparecendo para a Seleção. Líderada por Vini Jr. no ataque, o setor tentou movimentações rápidas para confundir a defesa asiática, sem sucesso no início, no entanto.
Enquanto isso, o Japão se manteve firme e bem postado em sua proposta de jogo para gerar a chance mais clara do amistoso, aos 22 minutos.
Ueda tentou completar o chute cruzado de Minamino após bonita jogada de Doan. Com gol aberto, o atacante viu a bola correr pela linha de fundo, desperdiçando a grande oportunidade.
Aos 26, enfim, o placar foi inaugurado para a alegria verde-amarela. Paulo Henrique, do Vasco, recebeu grande passe de Bruno Guimarães em linda jogada coletiva. 1 a 0 depois da finalização precisa do lateral-direito, que faz sua estreia como titular com a Amarelinha.
Praticamente no ataque seguinte, aos 32, em nova triangulação, Paquetá acionou Martinelli, e o ponta-esquerda do Arsenal finalizou cruzado. O Brasil ampliou a vantagem para 2 a 0.
Depois disso, a seleção japonesa tentou novas espetadas na defesa brasileira, mas sem sucesso. Intervalo de jogo com vitória parcial do time canarinho.
No retorno das equipes, o Japão voltou mais atento.
Logo no início da segunda etapa, os asiáticos assustaram com ataques perigosos e, aos 7 minutos, tiraram o zero do placar após falha do zagueiro Fabrício Bruno, que acabou dando uma “assistência” para Minamino estufar as redes.
Na marca dos 11 minutos, vieram as primeiras substituições de Ancelotti: saíram Bruno Henrique, Vini Jr. e Martinelli para as entradas de Joelinton, Rodrygo e Matheus Cunha.
Mesmo com sangue novo em campo, o Brasil viu os japoneses chegarem no empate. Nakamura completou o cruzamento de Ito e deixou tudo igual no amistoso. Fabrício Bruno ainda tentou evitar, mas sem sucesso.
Pouco tempo depois, aos 26, virada japonesa. Ueda, na pequena área, completou o escanteio para fazer o terceiro gol dos donos da casa.
Buscando a reação, Ancelotti mexeu novamente na equipe, a 15 minutos do fim. Entraram Estêvão, Caio Henrique e Richarlison nas vagas de Luis Henrique, Carlos Augusto e Lucas Paquetá.
*Reportagem em atualização.
Escalações
Seleção brasileira
Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Jr e Gabriel Martinelli. Técnico: Carlo Ancelotti.
Japão
Zion Suzuki; Taniguchi, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Sano, Minamino, Nakamura, Junnosuke Suzuk e Doan; Kubo, Ueda e Kamada. Técnico: Hajime Moriyasu.
Data-Fifa
Depois de vencer a Coreia do Sul e entrar em campo contra o Japão em amistosos pós-Eliminatórias da Copa, o time canarinho voltará às atividades na próxima pausa internacional, em novembro.
O Brasil fará dois amistosos na Europa. A CBF possui um acordo para enfrentar as seleções de Senegal, na Inglaterra, e de Tunísia, na França.
Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR