Reprodução/X @flamengoArrascaeta comemora o primeiro gol da vitória sobre o Palmeiras
A vitória do Flamengo por 3 a 2 sobre o Palmeirasneste domingo (19), no Maracanã, igualou a pontuação dos dois times na tabela, com 61 pontos. Apesar do clube paulista seguir na liderança graças ao maior número de vitórias (19 x 18), primeiro critério de desempate, foi o rubro-negro que viu suas chances de título explodirem nas projeções matemáticas.
Se ao final da 28ª rodada, a chance de titulo do Flamengo era de 28,4%, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após a grande partida de Pedro e Arrascaeta os números subiram quase 20%, chegando a 48,3%.
Já time de Abel Ferreira viu o fim da “gordura” que tinha sobre o vice-líder. Em uma rodada, o número desceu de 68,5%, ainda de acordo com os cálculos da UFMG, para 48,6%. Após vencer o Fortaleza por 1 a 0, no Mineirão, no sábado (18), o Cruzeiro se agarra às esperanças de título com probabilidade de 2,8%.
No Infobola, de Tristão Garcia, os números não são muito diferentes, mas há uma inversão do favoritismo. Com a vitória e considerado que existe uma tabela mais fácil adiante, o Flamengo tem 49% de chances de levantar a taça contra 47% do Palmeiras. O Cruzeiro tem 4%.
Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR