Reprodução/ XNa busca pelo tetra: Palmeiras e Flamengo fazem final histórica
Palmeiras e Flamengo decidem, agora, no estádio Monumental de Lima, no Peru, a finalíssima da Copa Libertadores da América. A grande decisão precisou ser adiada, em 15 minutos, pela Conmebol, devido ao atraso da delegação do clube paulista para chegar ao local da partida.
Com a bola rolando, o Flamengo começou a partida com controle das ações ofensivas, mas o Palmeiras conseguiu neutralizar o ímpeto inicial rubro-negro.
Aos poucos, o Fla foi encontrado oportunidades. Bruno Henrique recebeu passe de Varela e isolou a primeira grande chance da partida. Em seguida, foi a vez de Samuel Lino fazer jogada individual e bater forta. A bola passou ao lado do gol de Carlos Miguel.
O Palmeiras deu o troco aos 20 minutos. Após cruzamento da direita, Vitor Roque cabeceou, a bola quicou no gramado e encobriu o gol de Rossi.
A tensão da final se refletiu em um lance duro no meio de campo. Depois de falta de Bruno Fuchs em Arrascaeta, Pulgar foi tomar as dores do companheiro de equipe e acertou com a sola da chuteira a perna do rival. Fuchs precisou de atentimento e, após 4 minutos, o VAR não recomendou a revisão da jogada. Pulgar foi advertido com cartão amarelo.
Escalações
O Palmeiras colocou em campo Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez (capitão), Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Vitor Roque e López.
Já o Flamengo escalou Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho, Arrascaeta e Carrascal; Samuel Lino e Bruno Henrique (capitão).
Treta inédito
As equipes duelam por uma consagração inédita no futebol brasileiro. Quem vencer será o primeiro clube nacional a ser tetracampeão da Copa Libertadores da América.
O confronto também será uma reedição da disputa entre ambos na finalíssima da Libertadores de 2021, em Montevidéo, no Uruguai. Na ocasião, o Verdão levou a melhor sobre o Rubro-negro por 2 a 1 na prorrogação. O grande personagem daquela partida, Andreas Pereira, que perdeu a bola que gerou o gol decisivo de Deyverson, agora veste a camisa do Palmeiras.
O Flamengo busca a revanche e viajou à capital peruana mais aliviado do que o rival. Além da disputa sul-americana, as equipes também brigam cabeça a cabeça pelo título do Campeonato Brasileiro. Nas rodadas que antecederam a grande final, o time comandado por Filipe Luís abriu vantagem de 5 pontos faltando apenas 3 rodadas para o encerramento da competição.
A pressão pela conquista dos torneios recaiu sobre os ombros do técnico Abel Ferreira. O português viu a equipe somar apenas 2 pontos em 15 disputados nas últimas partidas do Brasileirão e insinuou ter jogado a toalha na competição nacional. Ele preservou titulares na véspera da viagem a Lima contra o Grêmio.
Pelo lado rubro-negro, o técnico Filipe Luís terá uma baixa importante para o jogo. O artilheiro Pedro sofreu uma lesão muscular e não se recuperou a tempo. Para o lugar dele, o ídolo flamenguista Bruno Henrique vai começar jogando.
Duelo pela hegemonia
O duelo encerra um capítulo de confrontos intensos entre os clubes, dentro e fora de campo, na temporada. O embate extracampo se intensificou após polêmicas de arbitragem no Campeonato Brasileiro. Além disso, disputas nos tribunais apimentaram ainda mais a disputa de Flamengo e Palmeiras pela hegemonia do futebol na América do Sul.
Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR

