Raul Baretta/ Santos FCCom Gabigol e Neymar, Santos quer sair da fila no Paulistão
O Santos inicia a temporada de 2026 neste sábado (10), diante do Novorizontino, pelo Campeonato Paulista. A equipe entra em campo pelo estadual buscando se recuperar de 2025, quando brigou contra o rebaixamento no Brasileirão, e também querendo colocar fim a uma fila incômoda.
Dos times grandes de São Paulo, o Peixe é o que está há mais tempo na fila do Paulistão, tendo conquistado a competição pela última vez em 2016, chegando, assim, a dez anos sem ser campeão estadual.
Para voltar a se reencontrar com o título do Campeonato Paulista, o Santos aposta em uma dupla bem conhecida do torcedor: Neymar e Gabigol. Enquanto o primeiro renovou por mais uma temporada, o segundo chegou para reforçar o ataque santista após passagem pelo Cruzeiro.
Neymar segue em processo de recuperação de uma lesão no joelho. No dia 22 de dezembro, o atacante foi submetido a uma cirurgia para corrigir um problema no menisco do joelho esquerdo. A expectativa é que ele esteja liberado para atuar a partir de fevereiro e possa ajudar a equipe na reta final do torneio.
Já Gabigol foi anunciado no último sábado (3) e já vem se preparando para a estreia no Paulistão. O atacante chega à Vila Belmiro para a terceira passagem pelo clube. O contrato de empréstimo junto ao Cruzeiro termina no final da temporada de 2026.
Juntos, a dupla soma cinco títulos paulistas com a camisa do Santos. Ney foi campeão das edições de 2010, 2011 e 2012, enquanto Gabriel Barbosa levantou o troféu em 2015 e 2016, justamente os últimos do Peixe na competição.
Ricardo Saibun / Santos FCNeymar comemorando o gol contra o Corinthians na final de 2011
2016
O Paulista de 2016 ficou marcado pela final ter sido contra o Audax, equipe que surpreendeu por seu estilo de jogo e que colocou Fernando Diniz nos holofotes do futebol brasileiro, com seu primeiro grande trabalho.
Na primeira fase, o Santos passou com a segunda melhor campanha, somando 32 pontos em 15 jogos, com nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, liderando o Grupo A. No mata-mata, superou o São Bento por 2 a 0 e, na semifinal, superou o Palmeiras nas penalidades máximas.
IVAN STORTI/ SANTOS FCGabigol em campo na final contra o Audax
A decisão foi contra o Audax, que fez jogo duro, e a partida de ida terminou empatada em 1 a 1. Ronaldo Mendes marcou para os santistas, e Mike anotou o dos rivais.
O segundo jogo aconteceu na Vila Belmiro, e o Santos precisava de uma vitória simples para se sagrar campeão, e foi isso que aconteceu. Ricardo Oliveira aproveitou o contra-ataque, passou pela marcação e, cara a cara com o goleiro, não desperdiçou: marcou o gol que garantiu o título do Peixe no Paulistão de 2016.
Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR

