Receitas diferentes com abóbora para uma refeição saborosa

undefined Gabriela Giacomini Receitas diferentes com abóbora para uma refeição saborosa

Quer inovar no jantar? Dá só uma olhada nessas receitas diferentes com abóbora!

Que a abóbora é nutritiva, isso a gente já sabe. Rica em vitaminas A, C, do complexo B, fibras, potássio e diversos outros nutrientes, esse alimento faz parte da dieta de muitos brasileiros e não é de hoje! Ela é sinônimo de versatilidade, podendo compor pratos doces e salgados, que ficam deliciosos e irresistíveis! Se você se acostumou a consumir esse alimento de um único jeito, prepare-se para descobrir receitas diferentes com abóbora!

O Guia da Cozinha trouxe 9 inspirações que vão transformar as suas refeições. Do quibe ao suflê, há diversas possibilidades de preparar e criar receitas diferentes com abóbora. Então, separe o bloco de notas e aprenda já a fazer essas delícias!

Arroz com abóbora, carne-seca e queijo

imagem20-11-2020-16-11-27

Tempo:  1h (+10min de descanso)
Rendimento:  4
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e refogue a cebola por 2 minutos.

Adicione o arroz, a carne e frite por 3 minutos.

Despeje a água fervente, sal, pimenta e misture.

Cozinhe com a panela semitampada por 15 minutos.

Abaixe o fogo, espalhe a abóbora, tampe e cozinhe por 10 minutos ou até a água secar e o arroz amaciar.

Deixe descansar por 10 minutos, solte com um garfo e transfira para um refratário.

Polvilhe com o queijo e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos para gratinar.

Polvilhe com salsa e sirva.

Nhoque de abóbora e cenoura

imagem20-11-2020-16-11-29

Tempo:  1h10
Rendimento:  8 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo médio com a abóbora, a batata, a cenoura, a gema, a manteiga, a farinha, a maisena e sal, mexendo até desgrudar do fundo da panela. Deixe amornar.

Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos com a massa e corte em pedaços de 2cm.

Cozinhe, aos poucos, em água quente, até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve em um refratário.

Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a linguiça por 3 minutos.

Adicione a cebola, o alho e frite por 2 minutos. Adicione o tomate, o vinho, a água, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Tempere com sal, manjericão e cozinhe por 5 minutos ou até encorpar.

Cubra o nhoque, decore com parmesão, pimenta biquinho e sirva.

Suflê de abóbora e carne-seca

imagem20-11-2020-16-11-31

Tempo:  1h
Rendimento:  4 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, derreta a manteiga, em fogo médio, e polvilhe a farinha. Frite por 2 minutos, mexendo. Acrescente o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Acrescente a carne-seca, a abóbora, as gemas e misture.

Bata as claras em ponto de neve com uma batedeira ou batedor manual e misture delicadamente ao creme. Despeje em uma fôrmas individuais de porcelana, untadas e polvilhadas com o parmesão. Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até crescer e dourar. Sirva em seguida.

Quibe de abóbora

imagem20-11-2020-16-11-32

Tempo:  2h
Rendimento:  10 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Para o quibe, corte a abóbora em pedaços pequenos. Em uma panela, refogue o azeite com a cebola. Em seguida adicione a abóbora e o sal, e deixe em fogo baixo até ela cozinhar. Coloque a abóbora em um recipiente e leve à geladeira até esfriar.

Tire da geladeira, adicione o trigo e amasse até formar uma massa. Unte forminhas de sua preferência com manteiga e coloque a massa, deixando um espaço para o recheio e reservando um pouco para cobri-las.

Para o recheio, em um recipiente, misture todos os ingredientes. Para a montagem, coloque o recheio sobre as forminhas, e com o restante da massa, tampe-as. Leve ao forno a 140ºC por cerca de 20 minutos. Sirva com amêndoas laminadas. O espaguete de pupunha também é uma ótima sugestão de acompanhamento.

Bolinho de abóbora com frango

imagem20-11-2020-16-11-34

Tempo:  1h
Rendimento:  15 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio e refogue a cebola por 3 minutos. Acrescente o frango, sal, pimenta e refogue por 2 minutos. Tire do fogo, misture salsa e deixe esfriar.

Em uma tigela, misture o purê de abóbora, o ovo, a manteiga derretida e o sal. Acrescente a farinha, aos poucos, sovando até obter ponto de enrolar. Se necessário acrescente mais farinha.

Unte as mãos com óleo, abra uma porção da massa na palma da mão, coloque o recheio e modele um bolinho. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva.

Torta de abóbora com carne-seca e Catupiry®

receitas diferentes com abóbora

Tempo:  1h30
Rendimento:  6 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Para o recheio, leve uma panela ao fogo médio com a manteiga e frite a cebola e o alho por 4 minutos. Junte o tomate e refogue por 3 minutos. Junte a carne, sal, pimenta, cheiro-verde e refogue por 3 minutos. Deixe esfriar. Para a massa, no liquidificador, bata o leite, a abóbora, o caldo de legumes, o óleo, os ovos e o sal até homogeneizar. Transfira para uma tigela e misture a farinha e o fermento com uma colher. Despeje metade da massa em uma fôrma de 26cm de diâmetro de aro removível untada e enfarinhada, espalhe o recheio, cubra com o Catupiry®, às colheradas, e cubra com a massa restante. Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Deixe amornar, desenforme, polvilhe com parmesão e sirva.

Rocambole de abóbora com frango

receitas diferentes com abóbora

Tempo:  1h (+2h de descanso)
Rendimento:  10 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Na batedeira, bata as gemas com o sal por 10 minutos ou até dobrar de volume. Acrescente a abóbora, a manteiga, a farinha e misture com uma colher. Bata as claras em ponto de neve na batedeira com o fermento e misture delicadamente com o creme anterior. Despeje em uma fôrma de bolo inglês grande untada e forrada com papel-manteiga untado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até assar e dourar. Retire do forno e reserve.

Para o recheio, derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio, e refogue o frango e a cebola por 5 minutos ou até murchar. Adicione o tomate, sal, pimenta e refogue por 2 minutos. Retire do fogo, coloque o cheiro-verde e deixe esfriar. Desenforme o rocambole sobre um pano de prato limpo umedecido e retire o papel-manteiga. Espalhe o Catupiry® e o recheio com uma espátula. Enrole o rocambole com cuidado, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 2 horas na geladeira. Retire da geladeira e transfira para um prato. Regue com Catupiry® e sirva.

Creme de abóbora com gorgonzola

receitas diferentes com abóbora

Tempo:  1h
Rendimento:  8 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça o azeite, em fogo médio, e refogue a cebola, o alho e o gengibre por 3 minutos.

Adicione a abóbora, o caldo de legumes e a água. Cozinhe até a abóbora estar macia. Retire 1/3 da abóbora e reserve.

Bata o restante da abóbora com a água do cozimento no liquidificador e volte para a panela.

Junte a abóbora reservada ao creme da panela e leve ao fogo baixo. Assim que levantar fervura, coloque o queijo, o requeijão e misture.

Tempere com sal e pimenta. Regue com azeite, polvilhe com cheiro-verde e sirva, se desejar, decorada com pedacinhos de queijo gorgonzola.

Caldinho de abóbora com queijo

receitas diferentes com abóbora

Tempo:  40min
Rendimento:  8 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a abóbora em uma panela com a água e cozinhe até amaciar, em fogo médio. Desligue, deixe amornar, e bata no liquidificador com o creme de leite até ficar homogêneo. Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho por 2 minutos. Adicione a abóbora batida, a cebolinha, tempere com sal e noz-moscada e cozinhe até ferver. Divida metade do queijo entre cumbucas individuais e despeje o caldo entre elas. Polvilhe com a muçarela restante e sirva em seguida.

Se você gostou das nossas receitas diferentes com abóbora, não deixe de curtir e compartilhar nas redes!

The post Receitas diferentes com abóbora para uma refeição saborosa appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: receitas.ig.com.br/guiadacozinha/2020-11-19/receitas-diferentes-com-abobora-para-uma-refeicao-saborosa.html