Aprenda os truques para fazer uma torta doce perfeita no seu Natal

torta de limão

Receitas Nestlé/ Marcelo Resende A torta pode ficar ainda mais gostosa com essas dicas

De todas as sobremesas de Natal, uma que está ganhando destaque é a torta doce. Seja de maçã, limão ou morango, o sabor deste doce de encher os olhos é perfeito para mudar um pouco o cenário das sobremesas natalinas como pavê, manjar e pudim.

Para ajudar os cozinheiros menos experientes conversamos com o chef Melchior Neto para entender melhor os truques do preparo da torta doce, para não errar na sobremesa e fazer sucesso na ceia de Natal.

Como fazer a massa perfeita para a torta?

Hoje em dia os mercados vendem o tipo de massa ideal para o recheio que você irá utilizar, por isso, Melchior pede para prestar atenção nisso. “A principal dica aqui é escolher a massa correta para cada tipo de torta. A escolha da massa errada pode estragar o doce. Por exemplo, uma massa muito leve para um recheio pesado pode rachar ou até quebrar. Então escolha o tipo de torta e recheio e procure uma receita de massa adequada para esse preparo”, afirma.

E como não queimar a massa ou deixá-la muito dura?

Tudo na confeitaria é precisão. Por isso é importante entender os processos e ter cautela. “Siga as orientações na receita. Nesse caso para não correr risco de queimar a massa é preciso seguir a temperatura descrita na receita e ficar de olho o tempo todo”, diz.

Agora, como fazer o recheio de maçã para a torta?

Clássico da cozinha norte-americana, há várias maneiras de fazer, mas Melchior indica um método infalível.”Corte fatias finas de maçã e banhe com o suco de um limão. Isso vai ajudar a não oxidar e escurecer a fruta, depois disso misture com açúcar e uma pitada de canela. Aí é só distribuir sobre a massa e levar para o forno até caramelizar”, conta

E para fazer o recheio de morango?

Brilhosa, saborosa e parecida como as de padaria, a torta de morango é um clássico que todos amam. Para preparar este recheio, Melchior indica o ditado menos é mais . “A dica aqui começa nas escolhas do morango. Opte sempre pela escolha dos morangos menores, que concentram mais sabor e suculência. Os maiores acabam tendo mais água. Depois, é só preparar um creme patissière bem feito, cobrir com morangos e a geleia de brilho”, aponta.

E a torta de limão?

Também clássica, esta receita é adorada por muitos e tem um recheio simples. “A receita que eu mais gosto de torta de limão é aquela com a massa simples de biscoito triturado. Para o recheio misturo o suco de um limão siciliano em uma lata de leite condensado. Isso vira um creme equilibrado e saboroso, é só finalizar com chantilly e aproveitar”, diz.

Não quero pesar na comilança no Natal, como deixar a torta leve?

Para isso, Melchior indica procurar fazer uma receita mais light. “Escolha massas leves, recheios frescos com frutas e cremes delicados. As tortas com sorvete também são um sucesso no final de ano”, conta.

Receitas de torta doce

Anotou as dicas? Então confira algumas receitas para você se inspirar e partir para a cozinha fazer estas tortas deliciosas!

Série “Não Erre”

As dicas e receitas para o preparo da torta doce perfeita fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a “Não Erre”. A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR