Ceia de Natal: receitas incríveis para deixar toda a família satisfeita

Guia de Cozinha

undefined Flvia Gonalves Ceia de Natal: receitas incrveis para deixar toda a famlia satisfeita

Inspire-se nessas receitas para preparar o cardápio incrível para a sua o Natal!

A Ceia de Natal é uma tradição na maioria dos países. Além de reunir a família e os amigos, o cardápio recheado de receitas deliciosas é um dos grandes atrativos da comemoração . E para você não se preocupar nessa hora, separamos 12 sugestões de receitas para Ceia de Natal práticas e saborosas! Veja e garanta um cardápio festivo incrível:

Confira 12 deliciosas receitas para Ceia de Natal

1- Peru recheado com farofa

imagem22-12-2020-12-12-48

No Natal, surpreenda a família com uma receita de peru recheado com farofa que é, ao mesmo tempo, deliciosa e muito prática de preparar!

Tempo: 2h (+12h de descanso)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Farofa

Modo de preparo

Em um saco plástico grosso próprio para alimentos, coloque o peru e tempere com o vinho, o mel, a cebola, o alho, o caldo de galinha, a manteiga, o louro, sal e pimenta. Feche e deixe descansar na geladeira por 12 horas.

Para a farofa, em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue e cebola e a linguiça por 3 minutos. Adicione a passa, a ameixa, o abacaxi, a azeitona e refogue por 3 minutos. Desligue, misture a farinha e tempere com sal. Retire o peru do tempero e recheie com metade da farofa.

Amarre as pernas com barbante culinário, coloque em uma fôrma, regue com o tempero coado, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel, volte ao forno e asse por mais 1 hora ou até dourar. Retire do forno, transfira para uma travessa com a farofa restante e sirva.

2- Peru de Natal

imagem22-12-2020-12-12-49

Outra dica entre as receitas para Ceia de Natal que com certeza vai arrasar na hora de se reunir com a família, é esse peru de Natal decorado com tomilho e frutas em calda!

Tempo: 2h30 (+6h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador, bata o vinho, a água, a cebola, o alho, sal e tomilho. Reserve. Coloque o peru em uma tigela e besunte com o manjericão misturado com a manteiga. Regue com o líquido reservado e deixe descansar na geladeira por 6 horas.

Transfira o peru e o líquido para uma fôrma grande, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel e asse por 30 minutos, regando com o líquido da fôrma.

Transfira o peru para uma travessa e o líquido da fôrma para uma panela. Junte a maisena e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar. Regue sobre o peru e sirva decorado com tomilho e frutas em calda escorridas.

3- Tender na cachaça e mel

imagem22-12-2020-12-12-51

Você sabia que a cachaça e o mel podem ser ótimos acompanhamentos para a ceia de Natal? No Tender , eles prometem deixar um gosto adocicado e amaciar a carne, garantindo o prato mais delicioso da noite. Além disso, essa receita é superprática de ser feita e você pode economizar tempo para se arrumar com mais calma para a festa natalina.

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Faça cortes superficiais sobre o tender, formando losangos, e tempere com sal, a manteiga e o alho misturados. Espete os cravos sobre a carne, coloque em uma fôrma, regue com o mel e com a cachaça misturados.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel e volte ao forno por 20 minutos ou até dourar. Transfira o tender para uma travessa.

Coe o caldo que ficou na fôrma em uma panela e leve ao fogo médio até reduzir e engrossar. Regue o tender, decore com frutas, fios de ovos e sirva fatiado.

4- Falso lombo recheado com farofa

imagem22-12-2020-12-12-52

Carne assada é outra opção que combina muito com a ceia natalina! Esta receita de falso lombo recheado com farofa é superprática e deliciosa!

Tempo: 1h20
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Para o recheio, em uma panela, frite o bacon na própria gordura, em fogo médio, até dourar. Junte a manteiga, a cebola e refogue por 3 minutos. Misture a farinha, os ovos, sal, cheiro-verde e reserve.

Em uma tigela, misture o frango, os ovos, o creme de cebola, a cebola, sal, pimenta e a farinha de rosca até formar uma massa homogênea. Em um pedaço de papel-alumínio untado, disponha a massa de frango, espalhe metade da farofa e enrole como rocambole. Aperte as pontas e modele.

Transfira para uma fôrma untada e cubra com as fatias de bacon na transversal. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Retire e transfira para uma travessa com a farofa restante e decorada com rúcula. Sirva.

5- Arroz natalino

imagem22-12-2020-12-12-52

É uma excelente opção de acompanhamento para você servir na sua ceia e, além de ser uma delícia, conta com ingredientes típicos dessa época do ano.

Tempo: 40min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Misture as amêndoas, as passas, as nozes e reserve. Em uma panela, frite a cebola e o alho no azeite, em fogo médio, por 5 minutos. Acrescente o tomate, a cenoura, o pimentão, sal e refogue por 5 minutos ou até amaciar. Adicione o arroz cozido, a mistura de passas reservada e mexa. Desligue e sirva em seguida.

6- Farofa agridoce

imagem22-12-2020-12-12-53

Se você quer fazer uma receita gostosa (e muito rápida) para levar para as festinhas de confraternização ou para a ceia de Natal, essa farofa agridoce feita com banana é a opção correta!

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, refogue o bacon na própria gordura até dourar. Adicione a cebola, a cenoura e refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente a manteiga, a banana e cozinhe até derreter a manteiga. Tempere com sal, pimenta e acrescente a farinha. Cozinhe por 2 minutos, misture salsa e sirva em seguida.

7- Salada de lentilha com bacalhau e legumes

ceia de natal

Lentilha e bacalhau são dois ingredientes muito tradicionais da festas de fim de ano. Então que tal inovar e servir esta salada de lentilha com bacalhau?

Tempo: 40min (+6h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Cubra a lentilha com água e deixe de molho por 6 horas. Escorra, coloque em uma panela com água, tempere com sal e cozinhe por 20 minutos em fogo médio ou até ficar macia.

Escorra, deixe esfriar e transfira para uma tigela. Misture com o bacalhau, o tomate, a cebola, a cenoura e tempere com sal, pimenta, cheiro-verde e azeite. Forre uma travessa com folhas de alface, arrume a salada sobre ela e sirva em seguida.

8- Cestinha prática de salpicão

ceia de natal

Com certeza esta receita maravilhosa de cestinha prática de salpicão vai chamar a atenção de todos os seus convidados na ceia de Natal!

Tempo: 1h
Rendimento: 10 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Modele as massas de pastel em forminhas de cupcake voltada para baixo untadas, formando cestinhas. Se necessário, prenda com palitos para prender e modelar.

Coloque em uma fôrma e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme com cuidado.

Em uma tigela, misture a maçã com o suco de limão. Junte o atum, a passa, o salsão, a cenoura, a maionese, sal, pimenta e cheiro-verde. Divida entre as cestinhas, decore com batata palha, salsa e sirva.

9- Pavê com morango e suspiro

ceia de natal

Para os dias quentes que estão chegando, nada melhor do que uma receita deliciosa e geladinha para a família toda aproveitar! No Natal, varie o tradicional pavê e experimente preparar este delicioso pavê com morango e suspiro, e torne sua próxima sobremesa da ceia natalina um momento ainda mais especial.

Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Despeje o leite condensado em uma panela, adicione a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo. Assim que começar a ferver, cozinhe por 2 minutos e tire do fogo. Misture o creme de leite.

Em um refratário médio, intercale camadas de biscoito, de creme e de morango, terminando em biscoito e creme. Espalhe o chantilly e o suspiro. Decore com morangos inteiros e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

10- Mousse de avelã

ceia de natal

Que tal uma receita refrescante, deliciosa e com uma decoração natalina? Pois este mousse de avelã reúne todos estes requisitos! É uma opção incrível para você servir de sobremesa na ceia!

Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, derreta o chocolate em banho-maria. Misture as gemas peneiradas ao chocolate ainda morno. Acrescente o creme de chocolate e avelã e o creme de leite e misture. Em uma panela, polvilhe a gelatina sobre o leite e deixe hidratar por 5 minutos. Leve ao fogo baixo para dissolver, sem deixar ferver. Na batedeira ou com batedor manual, bata as claras em ponto de neve, adicione o açúcar e continue a bater até formar um suspiro. Misture a gelatina e as claras em neve ao creme anterior, delicadamente com uma colher. Despeje em taças e leve à geladeira por 2 horas antes de servir. Se desejar, decore com raspas de chocolate ao leite e amêndoas ou avelãs.

11- Rabanada de chocotone

ceia de natal

Essa receita de rabanada de chocotone é divina! E não há nada mais natalino do que algo assim, não é? Faça para seus convidados e eles irão se surpreender .

Tempo: 30min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, bata os ovos, o açúcar e o leite até ficar levemente espumoso. Reserve. Corte o chocotone em fatias de 1cm. Passe um rolo sobre as fatias de panetone, deixando achatadas.

Divida o creme de avelã e o morango entre elas e enrole, formando rolinhos, apertando bem. Passe os rolinhos pela mistura de ovos e frite, aos poucos, em uma frigideira com óleo quente, em imersão, até dourar.

Escorra em papel absorvente, transfira para uma travessa, polvilhe com açúcar de confeiteiro, decore com morangos e sirva.

12- Pudim cremoso sem forno

ceia de natal

Para a sobremesa , você também pode servir esta receita superfácil, prática e econômica de pudim cremoso sem forno! Afinal, quem não gosta desta delícia ? É a receita perfeita para fechar sua sobremesa de Natal com chave de ouro!

Tempo: 40min (+4h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o chocolate branco e a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem até ficar homogêneo.

Despeje em uma fôrma com buraco no meio de 20cm de diâmetro untada e leve à geladeira por 4 horas ou até firmar.

Para a calda, leve uma panela ao fogo médio com o açúcar até dissolver.

Junte a água, a manteiga e cozinhe até formar uma calda não muito grossa. Deixe esfriar.

Desenforme o pudim, regue com a calda e sirva.

LEIA TAMBÉM:

The post Ceia de Natal: receitas incríveis para deixar toda a família satisfeita appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR