Segunda sem carne: aprenda como usar tofu nas suas receitas

shutterstock O tofu é base para diversas receitas e substitui diversas proteínas animais

O tofu é um excelente fonte vegetal de proteínas. Feito à base de soja e muito usado na culinária oriental, esse ingrediente é muito versátil e pode ser consumido puro ou usado em receitas variadas. 

Que tal grelhar?

“Compre um Tofu firme, deixe escorrer de um dia para o outro na geladeira. Corte em fatias grossas, em média 1cm e meio. Tempere com especiarias e grelhe no azeite”, diz a nutricionista Adriana Stavro. Outra opção é comprar o tofu defumado, que tem um sabor mais acentuado e também pode ser preparado na grelha. 

Com shoyu vai muito bem

Uma boa forma de temperar o tofu é fazer uma marinada com shoyu. Deixe por algumas horas com outros temperos, como mostarda, limão e especiarias secas. Você pode servir como entrada ou colocar na salada, deixando-a mais nutritiva.

O tofu macio pode ser base de molhos

Você pode bater o tofu macio no liquidificador com temperos da sua preferência, transformando em um molho para saladas ou patês para servir com pães e torradas. Fica muito bom se batido com palmito, tomate seco ou manjericão.

Se quiser uma opção doce, vale bater com frutas de sua preferência. Quanto menos água for usada na hora de bater, mais firme será a consistência do molho ou pasta. 

Receitas com tofu

Anotou as dicas? Então confira estas receitas deliciosas utilizando tofu!

Você viu?

Arroz frito com vegetais e amendoim

O arroz frito já é gostoso, mas esta receita eleva o prato Reprodução O arroz frito já é gostoso, mas esta receita eleva o prato

Esta receita da Freeletics Nutricion leva ingredientes variados e sabores bem fortes, como o do gengibre e pimenta.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferva água em uma panela e cozinhe o arroz e uma pitada de sal. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos até que os líquidos tenham evaporado.

Corte o tofu em cubos. Aqueça o óleo em uma panela. Refogue o gengibre, o tofu, a pimenta em cubos e as fatias de abobrinha por cerca de 10 minutos até dourar.

Adicione o arroz cozido, quebre os ovos sobre a mistura, depois adicione molho de soja e tempere com suco de limão à gosto. Refogue por mais 5 minutos e polvilhe com nozes.

Batatas assadas com molho de tofu

A batata rústica é perfeita para o almoço Reprodução A batata rústica é perfeita para o almoço

Que tal uma batatinha rústica com um molho de tofu para o almoço? Esta receita da Freeletics Nutricion pode ser servida como entrada, acompanhamento ou petisco e serve até seis pessoas.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 160º e cubra uma assadeira com papel alumínio. Lave as batatas e corte-as em canoas de 1 cm. Salpique alecrim e folhas de tomilho. Em uma tigela, misture as ervas com as batatas e com o azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Coloque as canoas de batata na assadeira e asse por cerca de 45 minutos até que elas estejam douradas e crocantes. Retire os ramos maiores de alecrim e as folhas maiores de tomilho. Bata tofu, alho, raspas de limão, suco de limão e óleo de linhaça até que tudo esteja homogêneo. Sirva com as batatas.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR