Cardápio sem lactose: opções de entrada, prato principal e sobremesa

Guia de Cozinha

Cardápio sem lactose: opções de entrada, prato principal e sobremesa Mayara Rozario Cardápio sem lactose: opções de entrada, prato principal e sobremesa

A intolerância à  lactose é a incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar presente no leite e em seus derivados. Isso acontece pela falta de produção ou pela produção insuficiente da lactose, uma enzima digestiva responsável pela decomposição do açúcar do leite. Quando essa substância chega ao intestino grosso, ela se acumula e é fermentada, o que causa a produção de ácido lático e gases, e é daí que surge a sensação de mal-estar.

É importante frisar que intolerância à lactose não é uma alergia ao leite, uma vez que a alergia é uma reação imunológica às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão do mesmo. Enquanto a intolerância é classificada como um distúrbio digestivo associado a falta de produção de lactose, o que ocasiona diarreias, náuseas e flatulência.

Muitas pessoas que sofrem com essa condição e evitam o consumo de queijos, manteiga, creme de leite, requeijão, leite condensado e pratos como bolos, tortas, sorvetes, entre outros, adaptaram as suas refeições, mas com muitas opções interessantes e criativas. Quer inspiração para montar um cardápio sem lactose completo? Veja as nossas receitas e se delicie!


Cardápio sem lactose completo e saboroso

Entradas

Guacamole original

jantar com receitas sem lactose

Tempo:  15min
Rendimento:  8 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Retire a polpa dos avocados e, em uma tigela, amasse com um garfo até formar uma pasta. Adicione a cebola ralada, o tomate picado, a pimenta dedo-de-moça sem sementes e mexa. Adicione o suco de limão e tempere com sal. Misture até ficar homogêneo. Coloque em um refratário pequeno e sirva com os salgadinhos tipo Doritos® ao redor.

Pão com peito de peru sem glúten e sem lactose

Pão com peito de peru sem glúten e sem lactose

Tempo:  1h (+30min de descanso)
Rendimento:  8 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo 

Em uma vasilha, misture o fermento, o açúcar e 1/2 xícara (chá) da água. Reserve. Em uma vasilha grande, misture a farinha de arroz, a maisena, o polvilho doce e a goma xantana. Adicione o azeite, o sal e os ovos e continue misturando com um batedor de arame. Acrescente a mistura de fermento reservada e misture. Junte a água restante, aos poucos, mexendo até formar uma massa homogênea e mole. Se necessário, adicione mais água. Junte o peito de peru e misture. Despeje em uma fôrma de bolo inglês grande untada e polvilhada com farinha de arroz, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até firmar e dourar levemente. Retire, deixe amornar, desenforme e sirva em seguida.

Prato principal

Torta de tapioca com legumes sem glúten e sem lactose

imagem21-02-2021-10-02-58

Tempo:  40min
Rendimento:  6 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma panela, em fogo médio, e frite a cebola e o alho por 3 minutos. Junte os legumes, o presunto e refogue por 4 minutos, mexendo. Deixe esfriar. No liquidificador, bata os ovos com a goma de tapioca e o fermento até homogeneizar. Junte o refogado, sal, pimenta, cheiro-verde e misture com uma colher. Transfira para um refratário médio untado e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 25 minutos ou até assar e dourar. Retire e sirva.

Torta de liquidificador sem lactose

imagem21-02-2021-10-02-59

Tempo:  1h
Rendimento:  12
Dificuldade:  fácil

Você viu?

Ingredientes

3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de água ou leite de soja sem sabor
1/3 de xícara (chá) de óleo
1/3 xícara (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó químico
Óleo e farinha de trigo para untar

Recheio

1 lata de atum light escorrido
1/2 lata de ervilha escorrida
1/2 lata de milho escorrido
1 cebola em cubos
1 tomate sem pele e sementes em cubos
5 colheres (sopa) de azeitona verde picada
Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Para o recheio, em uma vasilha, misture o atum, a ervilha, o milho, a cebola, o tomate e a azeitona. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Para a massa, bata no liquidificador os ovos, a água ou leite, o óleo, o azeite, o sal e a farinha até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e misture com uma colher. Despeje metade da massa em uma fôrma de 20cm de diâmetro untada e enfarinhada. Espalhe o recheio e cubra com a massa restante. Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Deixe amornar e sirva.

Salada de bacalhau e ovos

saladas quentes

Tempo:  30min
Rendimento:  5 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

Junte em uma tigela o bacalhau, a batata, o pimentão, o tomate, a azeitona e a cebola. Para o molho, misture o azeite, o vinagre, o alho, a cebolinha e regue a salada. Disponha a salada em uma travessa e decore a lateral com alface e os ovos. Sirva em seguida ou mantenha na geladeira até o momento de servir.

Sobremesa

Sorbet de morango

sobremesas sem lactose

Tempo: 15min (+12h de congelador)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Limpe, lave e pique os morangos. Bata no liquidificador 2 bandejas de morangos e 1/2 xícara (100ml) de amêndoas. Reserve. Em uma panela, leve ao fogo o açúcar e o restante do leite e ferva até formar uma calda fina. Transfira o creme de morangos para uma batedeira e, na velocidade baixa, acrescente a calda, aos poucos, batendo. Bata até resfriar bem. Leve ao congelador por 4 horas ou até endurecer. Bata novamente até formar um creme gelado. Volte ao congelador mais uma vez e, ao endurecer, bata novamente. Repita por mais 3 vezes, sendo que, na última vez, acrescente os pedaços de morango reservados. Sirva em seguida em taças para sorvete.

Bolo de chocolate sem glúten e sem lactose

sobremesas sem lactose

Tempo: 1h20
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, a margarina, o leite de soja e a essência até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e, com um batedor de arame, misture o chocolate, as farinhas e o fermento. Despeje em uma fôrma de 22cm x 30cm, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Para a calda, misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até derreter por completo e levantar fervura. Espalhe sobre o bolo, deixe esfriar e sirva em pedaços.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR