Receitas de pirão para um acompanhamento delicioso e rápido

Receitas de pirão para um acompanhamento delicioso e rápido Flávia Gonçalves Receitas de pirão para um acompanhamento delicioso e rápido

Aprenda a fazer o acompanhamento que é a cara do Brasil: o saboroso e prático pirão!

Parte da culinária nordestina, o pirão é uma mistura de farinha de mandioca com algum caldo, geralmente utiliza-se caldo de peixe , e é um sucesso absoluto. Este prato, de origem indígena, não é apenas popular em Sergipe, onde é encontrado facilmente em bares e restaurantes, mas tornou-se marca registrada da gastronomia brasileira. Quer aprender a fazer o pirão mais gostoso que você já provou na vida? Confira as receitas abaixo e prepare-se para a explosão de sabor!

Pirão tradicional

alt

Tempo:  30min
Rendimento:  4
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Esfregue o limão nas postas e reserve. No liquidificador, bata o alho, a cebola , metade do coentro e sal. Em uma panela, aqueça o óleo com o azeite e frite este tempero. Adicione a cebola, o tomate e a pimenta e refogue por 5 minutos. Coloque o coentro restante e a água. Quando levantar fervura, coloque o peixe e ferva por 20 minutos em fogo baixo. Retire o peixe, desfie a carne com um garfo e volte para a panela novamente com o caldo onde foi cozido. Verifique o sal e, aos poucos, vá jogando a farinha de mandioca, sem parar de mexer, com um garfo. Coloque em uma travessa e polvilhe com a cebolinha verde. Sirva acompanhado de arroz branco e moqueca.

Pirão prático

alt

Tempo:  40min
Rendimento:  8
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola por 3 minutos. Adicione o tomate, a pimenta, o pimentão e o colorau por 4 minutos. Junte o azeite de dendê e os cubos de caldo de camarão ou peixe. Acrescente os filés de peixe e deixe cozinhar até começar a desmanchar. Junte a água e deixe levantar fervura. Sem parar de mexer, adicione a farinha, aos poucos, até engrossar. Tempere com sal, transfira para uma cumbuca, polvilhe com cheiro-verde e sirva acompanhando peixes.

Você viu?

Pirão incrementado

pirao

Tempo:  30min
Rendimento:  8
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça uma panela com o azeite e frite o peixe e a cebola até dourar. Adicione o tomate, o extrato e refogue rapidamente. Acrescente o palmito, a água, sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos. Acrescente a farinha, aos poucos, mexendo bem até formar o pirão, se necessário adicione mais. Adicione o creme de leite, misture e desligue o fogo. Sirva em seguida.

Pirão de batata e pintado

pirao

Tempo:  50min
Rendimento:  4
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola e o alho, e acrescente o peixe, o Mais Sabor, a salsa e a cebolinha verde. Após refogar, adicione o tomate e o pimentão, refogue novamente e adicione a água. Cozinhe por 40 minutos. Peneire e volte o líquido na panela. Quando iniciar fervura, adicione os flocos de batata, mexendo sempre até ficar homogêneo. Transfira para um refratário e sirva quente.

The post Receitas de pirão para um acompanhamento delicioso e rápido appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR