Feijoada: 7 versões incríveis para experimentar ainda hoje

Feijoada: 7 versões incríveis para experimentar ainda hoje Raphaela Ribeiro Feijoada: 7 versões incríveis para experimentar ainda hoje

Além da feijoada tradicional, conheça variações inusitadas desse prato maravilhoso!

Composta basicamente por feijão preto e diversas partes do porco, a feijoada é o prato queridinho dos brasileiros. A sua história é cheia de contradições, por isso, não se sabe ao certo quando e onde surgiu essa receita. Há quem diga que a feijoada foi inventada pelos escravos do Brasil Colônia, que aproveitavam as sobras da comida da Casa Grande. Já para outros, ela é uma adaptação local de um cozido típico português. Independente de quem criou esse prato divino, o fato é que ele enriquece a nossa culinária e torna as refeições ainda mais especiais. Sem a feijoada, as quartas-feiras e os sábados não teriam o mesmo sabor! E para homenageá-la, o Guia da Cozinha selecionou sete versões do prato para você inovar e se deliciar. Confira!

Receitas diferentes de feijoada

Feijoada do mar

alt

Tempo: 1h (+4h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe o feijão-branco de molho em água por 4 horas. Aqueça uma panela grande com o azeite, em fogo médio, refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o salsão, a cenoura e refogue por 3 minutos. Junte o extrato e frite por 2 minutos. Acrescente o feijão escorrido, o louro, cubra com água fervente até dois dedos acima do feijão e cozinhe por 30 minutos ou até amaciar. Tempere com sal e pimenta. Adicione o peixe, o camarão, a lula, o tomate e cozinhe por 5 minutos. Transfira para uma cumbuca, polvilhe com cheiro-verde e sirva.

Feijoada tradicional

alt

Tempo: 2h20 (+24h de molho)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o rabo suíno e a orelha suína em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, trocando a água 4 vezes. Escorra, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe por 30 minutos, em fogo médio. Escorra, deixe esfriar e corte em pedaços. Em uma panela de pressão, coloque o rabo e a orelha, a costelinha, o lombo, o acém, o feijão e o louro, cubra com água e cozinhe por 20 minutos com a panela aberta, sem pressão, em fogo baixo. À parte, aqueça uma panela, em fogo médio, com o óleo e frite a calabresa, o paio, o bacon e o alho por 5 minutos ou até dourar. Transfira para a panela de pressão, cubra com mais água, tampe e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Volte a panela ao fogo médio, tempere com sal, molho de pimenta e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios, mas sem desmanchar. Retire do fogo e sirva acompanhada de couve refogada e torresmo.

Feijoada de legumes com calabresa

alt

Tempo: 1h (+2h de molho)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho por 2 horas. Escorra e cozinhe com a água do molho em uma panela de pressão por 20 minutos, em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela e reserve. Em outra panela, em fogo médio, aqueça o azeite e frite o alho, a cebola, o salsão e a calabresa por 3 minutos. Adicione a mandioquinha, a batata-doce, a cenoura, o chuchu, o milho, a abóbora, a vagem, o louro, o cominho, o cheiro-verde, sal, pimenta, o feijão cozido com o caldo, cubra com mais água, se necessário, e cozinhe por 15 minutos ou até os legumes amaciarem. Transfira para uma travessa e sirva.

Feijoada light

alt

Tempo: 2h (+24h de molho) (+6h de geladeira)
Rendimento: 8
Dificuldade: médio

Você viu?

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe a carne-seca de molho em água por 24 horas na geladeira, trocando a água por 4 vezes. Deixe o feijão de molho em água por 6 horas. Coloque a carne-seca e o lombo em uma panela e cubra com água. Deixe levantar fervura e escorra. Repita o processo mais 3 vezes e na última vez, deixe esfriar dentro da água. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas ou até a gordura solidificar. Limpe toda a gordura da carne. Aqueça uma panela grande antiaderente e refogue a carne por alguns minutos. Adicione a cebola e o alho e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o feijão escorrido a água até cobrir as carnes. Adicione a cachaça, o louro, a cebola espetada com os cravos e as laranjas inteiras bem lavadas e furadas com uma faca. Cozinhe por 30 minutos. Retire constantemente a gordura que se forma na superfície com uma colher. Junte a linguiça e cozinhe por mais 30 minutos ou até o feijão e as carnes estarem todos macios e o caldo grosso. Tempere com sal e pimenta. Retire as laranjas e a cebola espetada. Sirva acompanhada de arroz branco, farofa, couve e laranja.

Feijoada vegetariana

alt

Tempo: 1h (+12h de molho)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o feijão, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Escorra e reserve. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate, a cenoura e o salsão e refogue por 2 minutos. Acrescente o feijão escorrido, o caldo de legumes e a água e cozinhe em fogo baixo por 45 minutos ou até o feijão amaciar. Junte o brócolis, a azeitona e o milho. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Sirva em seguida acompanhada de arroz branco.

Feijoada de grão-de-bico

alt

Tempo: 1h30
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque o grão-de-bico, a linguiça, o bacon, o lombo, a água, o tomate e o caldo de legumes. Tampe a panela, leve ao fogo médio e cozinhe por 45 minutos após iniciada a pressão pressão. Desligue o fogo, deixe sair a pressão, abra a panela, acrescente a cenoura, a vagem e a couve, leve ao fogo médio e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até os legumes ficarem macios. Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cebola e o louro, leve ao fogo médio e deixe fritar, mexendo de vez em quando, até dourar. Transfira para a panela com o grão-de-bico, tempere com sal, misture bem e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e sirva.

Feijoada de frango

alt

Tempo: 1h20 (+6h de molho)
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe o feijão-branco de molho em água por 6 horas. Aqueça uma panela grande com o óleo e refogue o frango até dourar. Adicione a cebola, o alho e a cenoura e refogue por 5 minutos. Acrescente o tomate e o feijão, acrescente a água. Cozinhe em fogo baixo com a panela tampada por 45 minutos ou até amaciar e o caldo engrossar. Se necessário, acrescente mais água. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe com cheiro-verde e sirva acompanhado de arroz branco com espinafre e farinha de milho temperada.

The post Feijoada: 7 versões incríveis para experimentar ainda hoje appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR