Bacalhau está muito caro? Confira opções baratas de peixes para a Semana Santa

A tilápia é uma ótima opção para a Semana Santa

Freepik/topntp26 A tilápia é uma ótima opção para a Semana Santa

Resumo

A sexta-feira Santa está chegando e o clássico nas mesas do almoço e jantar é o bacalhau . Mais caro por ser um  peixe bem procurado nesta data, ele pode ser substituído por opções mais econômicas, que são igualmente deliciosas, como cação, merluza e tilápia.

Segundo o chef Melchior Neto, a tilápia  é um dos peixes com o melhor custo-benefício, além de ser versátil e saborosa. “É possível usar na substituição do bacalhau em diversas receitas. Merluza, pescada (branca ou amarela) também são ótimas opções com preços acessíveis e muito sabor”, diz.

Se quiser ficar entre os valores intermediários, Melchior indica o filé de Saint-Peter. “Ele tem um preço médio e é muito saboroso e de preparo simples. Também é versátil e vai bem variadas receitas”, conta. Cação e tilápia são ótimas opções para quem quer evitar espinhas e são perfeitos para servir as crianças. O quilo de ambos custa em torno de R$ 40. 

NÃO DESCARTE OS ENLATADOS 

Não podemos esquecer das sardinhas e do atum enlatados, que agregam muito valor e sabor nas refeições. Melchior ressalta que as latas com os peixes tem um valor bem econômico e você pode aproveitá-las em saladas e massas, acompanhado do molho de sua preferência. 

Veja a seguir algumas receitas com peixes mais baratos para a Semana Santa e aproveite!

Filé de Tilápia grelhada ao molho de cúrcuma com purê de couve-flor e brócolis

A receita de Melchior Neto vai fazer o seu feriado muito mais gostoso e barato! 

INGREDIENTES 

PURÊ  

MODO DE PREPARO

Você viu?

Purê 

Triture a couve-flor, o brócolis e as castanhas com uma xícara de água e reserve. Em uma panela refogue a cebola no azeite até ficar transparente, coloque a mistura triturada e deixe refogar por 15 minutos. Acerte o sal e pimenta. Está feito o acompanhamento ideal para substituir o arroz.  

Tilápia 

Tempere os filés descongelados e frite com a pele para baixo em uma frigideira antiaderente com tampa para cozinhar bem o peixe e reserve. 

Na mesma frigideira, coloque a manteiga e a cúrcuma deixe derreter. Em seguida coloque o leite misturado com amido, o suco do limão e mexa até virar um creme. Sirva acompanhado do purê e regado com o molho. 

Sardinhas no forno com recheio de requeijão

A receita do Cinco Quartos de Laranja é muito prática e deliciosa.

Ingredientes

Modo de preparo

Enxágue as sardinhas e tempere com sal e pimenta. Cozinhe os espinafres em água temperada com sal durante 3 minutos, depois de cozidos, escorra e pique-os. Coloque uma colher de sopa de azeite numa frigideira antiaderente e deixar aquecer. Adicione a cebola e deixar alourar, mexendo sempre. Junte o alho e a cebola e deixar cozinhar mais um pouco. Numa tigela, bata o ovo, junte o requeijão e esmague-o com um garfo. Misture os espinafres, a salsa, o alho e a cebola alourados e metade do pão ralado. 

Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, mexendo sempre. Aqueça o forno a 230 °C. Unte um tabuleiro de forno grande com um pouco de azeite e coloque metade das sardinhas numa camada única, com a pele virada para baixo. Cubra cada uma delas com o preparado de requeijão e cubra cada uma com outra sardinha, deixando a pele virada para cima. Regue as sardinhas com o restante azeite, polvilhe com pão ralado e levar ao forno durante 20 minutos. Sirva no mesmo tabuleiro que foi ao forno. Fica uma delícia acompanhada de salada!

Filé de merluza gratinado

Esta receita do Aqui na Cozinha é uma ótima opção para a Sexta-feira Santa ou domingo de Páscoa.

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe o peixe descongelar, lave, escorra e dê uma leve espremida para tirar o excesso de água. Tempere com o alho, o sal e o limão e deixe descansar neste tempero por meia hora (se quiser, deixe de um dia para o outro tampado na geladeira). Unte um refratário com óleo e arrume as rodelas de batata. Por cima coloque os filés de peixe e leve ao forno.

O forno deve estar alto para secar o excesso de água. Deixe-o no forno por cerca de 10 minutos. Ele vai soltar muita água, então, quando tiver com apenas um pouco do líquido, retire do forno para colocar o molho de sua preferência. Não deixe dourar. Quando tirar do forno, espalhe o molho por cima e polvilhe o queijo ralado. Volte ao forno apenas para gratinar e está pronto. Delicioso! 

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR