Cardápio flexitariano para o Dia das Mães

Guia de Cozinha

Cardápio flexitariano para o Dia das Mães Guia da Cozinha Cardápio flexitariano para o Dia das Mães

O Dia das Mães é a segunda data mais importante depois do Natal no Brasil. Em geral, é um dia que as famílias costumam preparar refeições especiais com um bom almoço ou café da manhã. E como a mãe é a homenageada especial, a ideia é mostrar que uma refeição flexitariana pode ser uma boa opção para sair da rotina e de quebra apresentar algo novo no almoço dominical.

O termo “flexitarianismo” deriva da combinação das palavras flexível e vegetariano. É um estilo de vida que prioriza o maior consumo de alimentos ou bebidas à base de proteína vegetal. Não se trata de excluir alimentos do dia a dia, mas sim de incluir novos itens de origem vegetal como grãos integrais, castanhas e feijões.

Uma pesquisa realizada pela ADM, empresa especializada em nutrição, revela que entre duas mil pessoas 52% dos consumidores se identificam com o estilo de vida flexitariano, e 5 em cada 10 entrevistados já consumiram produtos plant-based – dieta à base de vegetais . Desses mesmos entrevistados, 32% assumem que consumiriam os produtos novamente.

E aí, você já se autonomeia como flexitariano ou está pensando em entrar para o grupo e aumentar o consumo de alimentos à base de proteína vegetal? A nutricionista Andresa Mattos preparou um delicioso cardápio em homenagem ao Dia das Mães e a todos que aderem esse estilo de vida. Confira!

Café da manhã

Pão sem glúten e sem lactose com linhaça

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho, a maisena, o fubá, a linhaça, a goma, o açúcar, sal, o óleo, o vinagre, o fermento e, ao final, adicione a água, aos poucos. Bata na batedeira por 5 minutos ou com uma batedor manual. Deixe a massa na vasilha e coloque em lugar abafado por 30 minutos ou até que a massa dobre de tamanho. Bata na batedeira ou com o batedor manual novamente por mais 3 minutos. Nesse processo, a massa vai diminuir, mas é normal. Divida a massa entre duas fôrmas de pão, untadas com óleo e leve ao forno médio, preaquecido, por 90 minutos. Retire, espere esfriar, embale e venda a sua encomenda.

Suco verde

Ingredientes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes e sirva.

Hommus de beterraba

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o grão de bico cozido no multiprocessador e bata até obter uma pasta fina e homogênea. Se ainda estiver grossa, acrescente um pouco de água do cozimento. Adicione os outros ingredientes e bata novamente.

Lanche da manhã

Palitos de pera e maçã verde com pasta de amendoim

Ingredientes

Modo de preparo

Espremer o limão sobre as frutas para evitar a oxidação. Misturar a água, a canela em pó e o melado de cana na pasta de amendoim integral e mexer bem até ficar um creme liso. Colocar em um ramequim e servir.

Almoço

Salada caesar de kale com parmesão

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

Para o molho, bata todos os ingredientes no liquidificador. Misture o molho com as folhas lavadas e picadas. Polvilhe por cima as amêndoas picadas grosseiramente, o abacate picado e os tomatinhos. Finalize com o parmesão.

Burguer de soja à parmegiana

Ingredientes

Modo de preparo

Com um fio de azeite na frigideira, frite os hambúrgueres, um a um, vire para fritar o outro lado. Arrume os hambúrgueres já fritos em uma travessa. Sobre cada um, coloque um pedaço de queijo e cubra tudo com o molho de tomate. Decore com folhas de manjericão e leve ao forno para gratinar.

Arroz de ervilha com quinoa e castanha

flexitariano

Foto: Shutterstock

Ingredientes

Modo de preparo

Refogue o arroz integral com azeite e cebola roxa picadinha. Adicione 2 xícaras de água. Tampe e cozinhe em fogo baixo.

Após 10 minutos, adicione os grãos de quinoa, as ervilhas e os temperos. Deixe cozinhar até secar toda a água. Depois de pronto, adicione as castanhas picadas e sirva.

Você viu?

Abacaxi com raspas de limão siciliano

Ingredientes

Modo de preparo

Sirva as rodelas de abacaxi sobrepostas e polvilhe sobre elas as raspas de limão.

Lanche da tarde

Cuca de goiabada vegana

Ingredientes

Massa

Farofa

Extra

Modo de preparo

Inicialmente, bata manualmente a massa sem adicionar o fermento. Depois de bater bem, adicione o fermento e bata mais um pouco. Coloque a massa numa forma untada e reserve.

Em outro refratário, misture os ingredientes da farofa e mexa bem até ela ficar no ponto. Despeje a farofa sobre a massa e os cubos de goiabada. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.

Jantar

Quibe vegano

ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente grande, coloque o trigo para quibe e cubra com água morna. Deixe hidratar por 1 hora. Depois desse tempo, esprema a água do trigo usando uma peneira fina ou oval. Reserve.

Bata no liquidificador a cebola, o alho, o sal, a pimenta do reino, a salsa e o azeite. No recipiente do trigo já hidratado, colocar os temperos batidos e a proteína de ervilha (usei algo semelhante a textura da carne moída vegetal do Futuro). Amasse e misture muito bem com as mãos até formar uma massa homogênea.

Em uma assadeira retangular média (22×15 mais ou menos), espalhar a massa de forma a ficar uniformemente distribuída. Cortar com uma faca as porções em quadradinhos para cozinhar mais rápido. Em um forno pré aquecido a 180 º C, assar o quibe coberto com papel alumínio por 30 minutos. Retirar o papel e assar por mais 20 minutos ou até dourar.

Suco de melancia, gengibre e linhaça

alt

Foto: Shutterstock

Ingredientes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Tabule de soja

Ingredientes

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e sirva a salada fria.

Molho de iogurte e hortelã

Ingredientes

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e sirva junto com o quibe vegetal.

The post Cardápio flexitariano para o Dia das Mães appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR