Receitas com cuscuz que são de dar água na boca

Receitas com cuscuz que são de dar água na boca

Guia de Cozinha

Receitas com cuscuz que são de dar água na boca Luana Ribeiro Receitas com cuscuz que são de dar água na boca

Não se sabe ao certo como o cuscuz chegou ao Brasil. Mas, que se tornou um prato típico de muitas famílias, não é novidade. Estamos falando de um cereal muito nutritivo que é feito à base de milho e pode ser o item indispensável de diversos pratos. Então, se você é daqueles que adora usar o cuscuz como um acompanhamento para fazer refeições saborosas, esta lista que o Guia da Cozinha fez de 5 receitas com cuscuz é perfeita! E, claro, vai fazer muito sucesso por aí!

As nossas receitas vão surpreender a todos que estão acostumados com aquele cuscuz cozido no vapor . É o momento de experimentar novos pratos! Tem receitas com cuscuz incríveis e saborosas como torta, bolinho de cuscuz com queijo muçarela, cuscuz gratinado e muito mais! Se eu fosse você não perderia tempo e faria hoje mesmo!

Confira 5 receitas com cuscuz para provar

Bolinho de cuscuz

Tempo: 25min
Rendimento: 15 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Cuscuz de frango

Modo de preparo

Para o cuscuz, em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite a cebola e o pimentão até murchar. Adicione o palmito, o milho, a ervilha, o frango, a azeitona, o tomate e refogue por 3 minutos, mexendo. Acrescente o molho de tomate, o caldo de galinha ou de legumes dissolvido na água e cozinhe por mais 3 minutos ou até começar a ferver.

Adicione a farinha de milho, tempere com sal e cozinhe por 5 minutos, mexendo sempre. Despeje esse cuscuz em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro untada e decorada como desejar, apertando com uma colher.

Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Desenforme, corte porções do cuscuz e abra na mão umedecida. Coloque um cubo de muçarela no centro de cada porção do cuscuz e feche, modelando bolinhas. Frite, aos poucos, em óleo quente, até dourarem. Escorra sobre papel-toalha e sirva em seguida.

Carne recheada com cuscuz

receitas com cuscuz

Foto: Guia da Cozinha

Rendimento: 8 porções
Tempo: 2h20 (+1h de descanso)
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Cuscuz

Modo de preparo

Para o cuscuz, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite o bacon, a cebola e o pimentão até dourar. Adicione o palmito, o milho, a ervilha, a azeitona, a cenoura, o tomate e refogue por 3 minutos. Acrescente o molho de tomate, o caldo de legumes dissolvido na água e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione a farinha de milho, tempere com sal a gosto e misture por 5 minutos, mexendo. Reserve.

Com uma faca afiada, abra a peça de lagarto pela lateral, formando uma manta. Coloque em uma vasilha e adicione o alho, a cerveja, a água, o óleo, sal, pimenta e deixe descansar por 1 hora. Retire da marinada e reserve o líquido.

Você viu?

Coloque a carne em uma tábua e espalhe o cuscuz sobre a carne. Enrole como rocambole e amarre com barbante culinário para que fique firme. Coloque em uma fôrma e regue com o líquido do tempero reservado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 1 hora.

Retire o papel e asse por mais 40 minutos ou até dourar. Retire o barbante e transfira a carne para uma travessa forrada com folhas de alface, regue com o caldo que se formou na fôrma e sirva.

Receita de torta-cuscuz de frango

alt

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+30min de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Para fazer a torta-cuscuz de frango, primeiro, em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho por 4 minutos. Junte os tomates, o caldo de galinha e refogue por 2 minutos. Adicione o frango, o milho, a ervilha e refogue por 2 minutos. Junte a água, tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Assim que levantar fervura, adicione as farinhas, mexendo até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Transfira para uma fôrma de 25cm x 35cm untada. Regue com azeite e alise com uma colher. Deixe descansar por 30 minutos, corte em quadrados e sirva polvilhado com parmesão.

Cuscuz gratinado

alt

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça uma panela grande com o óleo, em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o pimentão, o frango, o palmito, o milho, o tomate e cozinhe por 5 minutos. Despeje a água quente, sal e pimenta. Polvilhe as farinhas, aos poucos, mexendo até engrossar. Adicione o ovo, cheiro-verde e misture. Despeje em um refratário grande e alise com uma colher. Polvilhe os queijos e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos para gratinar.

Cuscuz marroquino com filé suíno

receitas com cuscuz

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+30min de descanso)
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Para o cuscuz, dissolva o caldo de legumes na água quente e despeje sobre o cuscuz. Misture e deixe descansar por 30 minutos ou até o cuscuz absorver o líquido. Solte com um garfo e reserve. Aqueça uma frigideira grande com metade do azeite, em fogo alto, e frite o filé temperado com sal e pimenta até dourar. Junte o azeite restante, a cebola, o alho, a pimenta e refogue por 2 minutos. Acrescente a cenoura, a vagem, o manjericão, sal, pimenta e refogue por mais 3 minutos. Misture o cuscuz hidratado ao refogado, arrume em uma travessa e sirva em seguida decorado como desejar.

The post Receitas com cuscuz que são de dar água na boca appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR