Varie o cardápio do dia a dia com essas cinco receitas com arroz

Bolinho de arroz com queijo Guia da Cozinha Bolinho de arroz com queijo

Resumo

Arroz, feijão, carne e salada: esse é o famoso PF brasileiro! Cultivado no país desde 1530, o  arroz se tornou quase que unanimidade nos pratos da população e um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. O arroz branco é o mais consumido no Brasil, mas o integral, negro e vermelho também ocupam os espaços dos restaurantes e casas dos brasileiros.

Está com arroz sobrando ou quer inovar nas receitas com o cereal? Confira cinco receitas! 

Bolinho de arroz com purê de batata recheado de salsicha e queijo

Esta receita do Sal de Flor é perfeita para o café da tarde. O bolinho recheado fica delicioso! A receita leva 30 minutos para ficar pronta e rende 9 bolinhos.

Ingredientes

Modo de preparo 

Misture em uma tigela o arroz, ovo, purê de batata, parmesão, farinha de trigo, cheiro verde e o fermento. Corte as salsichas em 3 partes iguais. Corte cada fatia de muçarela em 3 partes também. Enrole um pedaço da salsinha em um pedaço da muçarela. Abra uma porção de massa nas mãos e recheie com o rolinho de salsinha. Feche bem, formando um bolinho. Passe na farinha de rosca, nas claras e finalize na farinha de rosca. Leve à geladeira por 15 (serve para qualquer fritura. Ficam mais crocantes! Mas, é opcional). Frite em óleo quente. Delicioso!

Bolinhos assados de arroz com brócolis

Para os vegetarianos, a receita do Fungos e Fighis é perfeita. O tempo de preparo é de 30 minutos e rende 6 bolinhos grandes ou 12 pequenos. 

Ingredientes

Modo de preparo 

Pré-aqueça o forno a 180º. Numa tigela, misture todos os ingredientes e mexa bastante com uma colher até formar uma massa com liga. Transfira as porções de massa para uma forma de muffins ou use forminhas de papel, ou asse em forma retangular e depois corte em quadradinhos para servir. Asse os bolinhos por 20 minutos e sirva com molho de pimenta da sua preferência.

Arroz de forno cremoso

Esta receita do Sal de Flor é uma ótima opção para o almoço. O tempo de preparo é de 70 minutos. 

Ingredientes

Modo de preparo

Em um refratário, coloque o arroz, a cebola, o alho, o peito de peru, a cebola ralada, a azeitona verde, mussarela picada. Mexa. 

Misture em 3 1/2 xícara de água fervente, o creme de leite, o molho tomate, a manteiga, azeite,  caldo de galinha. Se achar necessário, coloque sal. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos. Tire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos no forno para dourar. Está pronto! 

Você viu?

Panqueca com massa de arroz

Esta receita do CyberBook leva 18 minutos e rende 10 panquecas, fica uma delícia.

Ingredientes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador ou no mixer. Certifique-se de bater bem para os grãos de arroz ficarem bem quebradinhos. Em fogo médio, aqueça uma frigideira antiaderente e não se esqueça de untar a frigideira entre cada panqueca que fritar. Coloque uma concha cheia de massa e espalhe por toda a frigideira. 

Essa massa é muito mais delicada que a comum, pois o arroz não possui glúten, que é o que dá elasticidade à massa. Por isso, muita delicadeza ao manusear essa massa na hora de virá-la. Com uma espátula, vá soltando o fundo devagar e só depois vire a massa para dourar o outro lado.

Pegue cada massa e recheie como preferir. Enrole todas e preaqueça o forno. Disponha suas panquecas em um refrátário (coloquei um pouco de molho pronto embaixo para não grudar), espalhe o molho por cima e salpique parmesão ralado. Leve ao forno até dar uma leve gratinada e para o queijo derreter. Sirva em seguida!

Arroz doce

A receita da Nestlé leva 30 minutos e rende 6 porções ótimas para servir na sobremesa. 

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela grande, misture o arroz com 1 litro de água fria e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que fique macio. Junte o Leite MOÇA, mexa bem e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até engrossar. Sirva polvilhado com a canela em pó.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR