Empadão sem erros: confira as dicas do chef e arrase no preparo desta delícia

Empadão sem erros: confira as dicas do chef e arrase no preparo desta delícia

Empadão de frango tradicional Guia da Cozinha Empadão de frango tradicional

Resumo

O empadão é mais uma receita portuguesa  que faz muito sucesso aqui no Brasil. Seja com salada, para o café da tarde ou para o jantar, o prato é uma delícia e bem mais fácil do que aparenta! 

O chef Melchior Neto explica que a massa da receita é, tradicionalmente, a massa podre. “Ela é feita com farinha, manteiga, azeite e sal. Para acertar nessa massa é preciso utilizar uma manteiga ou margarina de qualidade e em temperatura ambiente, é preciso também se atentar a farinha e utilizar a tradicional sem fermento”, diz. 

O chef conta que a quantidade de farinha depende do tamanho da receita, mas que a proporção média é uma parte de manteiga para três de farinha. Essa massa é muito delicada e fica pronta rápido, como ele conta. “Basta incorporar os ingredientes e ela está pronta. Deixar alguns pedacinhos de manteiga vai deixar a massa ainda mais crocante e saborosa”, dá a dica.

Diferente das outras massas, a do empadão não se deve sovar, porque o objetivo dessa receita não é desenvolver o glúten da mistura. “Então assim que os ingredientes se misturarem a massa está pronta, se mexer demais ela vai desandar”, diz. A massa é maleável e não muito úmida, basta seguir as quantidades da receita para garantir o sucesso do empadão! Caso passe da quantidade ideal de farinha, acrescente um pouco mais de manteiga com cuidado para não desandar completamente.

Para quem não gosta de colocar os dedos na massa, o chef explica que é possível mexê-la com uma espátula, mas com as mãos ela se desenvolve melhor, já que o calor ajuda a incorporar os ingredientes. O processo é rápido, mas é importante deixar a massa descansar depois de pronta. “Deixe descansar por, pelo menos, uns vinte minutos, depois é só abrir e montar o empadão.”

Chegou a hora do recheio!

Um ingrediente que não pode ficar de fora para quem deseja ter um recheio cremoso no empadão é o requeijão. Uma dica de ouro de Melchior para deixar uniforme e saboroso é misturar o requeijão com o restante do recheio, e não somente colocá-lo por cima. 

O recheio mais tradicional é o de frango, e a dica do chef é cozinhar a carne em um caldo de legumes. “Um ingrediente que não pode ficar de fora para quem deseja ter um recheio cremoso no empadão é o requeijão normal ou cremoso”, conta. Usar a criatividade para rechear o empadão é uma ótima opção . Carne de panela, carne de sol, camarão ou atum também ficam incríveis com o prato. Anotou todas as dicas? Confira a receita do chef e mão na massa!

Empadão de Frango  

A receita de Melchior Neto leva até 1h30 para ficar pronta e serve até seis porções. 

INGREDIENTES 

Massa 

Você viu?

Recheio 

MODO DE PREPARO 

Massa 

Em uma travessa misture todos os ingredientes até formar a massa, e deixe descansar por pelo menos 20 minutos. 

Recheio 

Em uma panela coloque o azeite com a manteiga e refogue o frango misturado com a cebola e o alho, e tempere com o chimichurri, sal e pimenta. Acrescente o tomate e deixe cozinhar por 2 minutos.  Desligue o fogo e misture o requeijão até ficar bem cremoso e reserve até esfriar. 

Montagem 

Em uma forma distribua a massa forrando todo o fundo e as laterais, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até dourar. 

Depois de sair do forno espere alguns minutos antes de cortar. 

Série “Não Erre”

As dicas e receitas para o preparo do empadão fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a “Não Erre”. A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR