Pratos deliciosos com feijão tropeiro que você precisa experimentar

Guia de Cozinha

Pratos deliciosos com feijão tropeiro que você precisa experimentar Luana Ribeiro Pratos deliciosos com feijão tropeiro que você precisa experimentar

Nada melhor do que reunir a família no final de semana e preparar um almoço para lá de especial, não é mesmo? Que tal apostar em um delicioso prato típico da culinária brasileira ? O feijão tropeiro é feito tradicionalmente com feijão, farofa de mandioca, toucinho e carne-seca. Mas você pode substituir alguns desses ingredientes e tornar a receita ainda mais versátil e apetitosa. Dá para trocar a carne pela linguiça ou por outro tipo de carne. O lagarto é uma ótima opção, por exemplo.

Pensando em ajudar você a inovar e tornar essa receita ainda mais saborosa, o Guia da Cozinha fez uma lista com 5 opções de pratos com feijão tropeiro. Escolha o seu preferido e faça para o almoço de domingo ou para as refeições da semana!

Veja 5 pratos saborosos feitos com feijão tropeiro

Feijão tropeiro com couve

Tempo: 15min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o toucinho na própria gordura até dourar. Junte a calabresa e a manteiga e frite por 3 minutos. Acrescente a cebola e o alho e refogue por 3 minutos. Junte a couve e refogue até murchar. Adicione o feijão, a farinha de mandioca, os ovos, sal, pimenta e cheiro-verde e cozinhe por mais 2 minutos. Transfira para um recipiente e sirva em seguida.

Lagarto recheado com feijão tropeiro

alt

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 3h
Rendimento: 10
Dificuldade: médio

Ingredientes

Modo de preparo

Para o feijão tropeiro, em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Junte a linguiça e frite por 3 minutos. Adicione a manteiga, a cebola e o alho e refogue por 3 minutos. Adicione o feijão e a farinha de mandioca e misture. Tempere com sal, se necessário, pimenta e salsa picada. Reserve. Com ajuda de uma faca, corte a peça de lagarto pela lateral, formando uma manta.

Tempere com o alho, sal e pimenta a gosto. Espalhe o feijão tropeiro sobre a manta de carne e enrole como um rocambole. Amarre com barbante e coloque em uma fôrma. Regue com o caldo de carne dissolvido na água e com a cerveja cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel e asse por mais 1 hora ou até dourar. Transfira a carne para um refratário e o liquido que se formou na fôrma para uma panela. Leve ao fogo baixo até reduzir e engrossar levemente. Regue a carne e sirva.

Feijão tropeiro com linguiça na cachaça

pratos com feijão tropeiro

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Junte a calabresa, a cachaça e frite por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela, coloque a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Junte a couve e refogue até murchar.

Você viu?

Adicione a carne-seca, o feijão, a farinha de mandioca, os ovos, sal, pimenta, cheiro-verde e cozinhe por mais 2 minutos. Sirva em seguida.

Feijão tropeiro com banana frita

alt

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Banana frita

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Junte a linguiça e frite por 3 minutos. Adicione a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Acrescente o feijão, a farinha de mandioca, os ovos, sal, pimenta e cheiro verde. Misture e desligue o fogo.

Para a banana, passe-as por uma mistura feita com a farinha de trigo e a água. Empane na farinha de rosca misturada com o fubá e frite, aos poucos, em óleo quente até dourarem. Escorra em papel-toalha. Sirva com o feijão e, se desejar, com arroz e salada de alface.

Pernil à pururuca na cachaça com feijão tropeiro

pratos com feijão tropeiro

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 3h (+4h de descanso)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes

Feijão tropeiro

Modo de preparo

Para o feijão tropeiro, em uma panela, em fogo médio, frite o bacon e a calabresa na própria gordura até dourar. Acrescente a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Misture o feijão e a farinha até incorporar. Tempere com sal, pimenta, salsa, desligue e reserve.

No liquidificador, bata a cachaça, a água, o azeite, o alho, a cebola, o louro, sal e pimenta até homogeneizar. Coloque o pernil em uma tigela e regue com o tempero batido. Cubra e deixe descansar por 4 horas, virando na metade do tempo. Retire da marinada, disponha em uma fôrma grande e regue com metade da marinada coada.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel e asse por mais 30 minutos ou até dourar. Retire da fôrma e transfira para outra fôrma, deixando a pele para cima. Aqueça o óleo em uma panela, em fogo médio, até ficar bem quente. Regue sobre a pele do pernil, com cuidado, para pururucar. Em uma travessa, coloque o feijão tropeiro, disponha o pernil fatiado e sirva.

The post Pratos deliciosos com feijão tropeiro que você precisa experimentar appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR