Segunda sem carne: vaca atolada vegana para uma segunda-feira de frio

Vaca atolada Imagem de geraldo josé garcia por Pixabay Vaca atolada


Resumo

A vaca atolada é considerada um prato típico da culinária caipira. Mas é possível encontrar esta receita em diversas cidades do interior do Brasil, especialmente em Minas Gerais, Rio Grande do Sul. Para a  segunda sem carne e também chuvosaaqui está uma receita vegana de vaca atolada.

Ingredientes:

Como fazer:

Despeje a soja em uma bacia e cubra com um litro de água fervente. Espere até cinco minutos e despeje um escorredor. Lave com água fria ainda dentro do escorredor. Esprema a soja para que ela fique o mais seca possível e coloque novamente na bacia seca. Agora é hora de temperar: Coloque o shoyu, regue com um pouco de azeite, uma pitada de sal, uma pitada de açúcar, o suco de meio limão e os temperos que você escolheu. 

Deixe a soja marinando enquanto você coloca a mandioca para cozinhar em uma panela de pressão. Cubra com água e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e marque 20 minutos. Desligue o fogão e espere a pressão sair.

Em outra panela, refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente a soja marinada e vá refogando até perceber que ela está sequinha. Adicione o molho de tomate e a mandioca (não esqueça de verificar se a panela está totalmente sem pressão antes de abrir). Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando até sentir que a mandioca está desmanchando sozinha. Desligue e sirva.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR